Monday, June 22, 2020

As Viagens de Gulliver - Jonathan Swift

Linked books...



Foram vários os livros que me conduziram à (re)leitura de "As Viagens de Gulliver", este conhecidíssimo clássico de Jonathan Swift:




Linked synopsis...


"Gulliver é um médico aventureiro que abandona sua família na Inglaterra para desbravar novas terras. Por causa de um naufrágio, chega a Lilliput, terra de homenzinhos que o consideram um gigante. Depois, vai a Brobdingnag, onde ocorre o contrário: todos são enormes. Em Laputa, conhece um povo que só pensa em música e matemática. E, na Terra dos Houyhnhnms, nova surpresa: encontra homens irracionais e cavalos inteligentes e delicados. Além de propiciar uma reflexão sobre justiça social, este livro permite discutir a importância do respeito às diferenças."
fonte: goodreads


Linked opinion...


Esta foi talvez a minha releitura mais surpreendente até hoje!... De criança relembrava uma história recheada de fantasia e de imaginação que me fez sonhar e andar à procura de pequenos seres como os liliputianos por todo o lado. Não duvido que terei até "visto" alguns destes fantásticos seres ! :D 

Mas se o impacto que este livro teve na minha imaginação de criança (já de si bastante fértil) foi bastante forte, a recente releitura teve também um forte efeito em mim, apesar de ser de natureza bem diversa... Parecia até que teria lido um outro livro e não feito uma releitura!

A mesma história que em criança me tocou quase como se de um conto de fadas se tratasse, apercebi-me ao relê-la que afinal (ou também) é uma sátira impiedosa à humanidade. Um livro mordaz e incisivo de crítica social que resvala quase num ódio à humanidade por parte do autor. 

Impressionante como estas duas características podem coexistir num mesmo livro! Notável mesmo esta construção.

O autor descreve neste seu livro as aventuras do Capitão Gulliver, que ao viajar por um mundo ainda bastante desconhecido vai encontrar quatro nações distintas com habitantes surpreendentes (o livro está dividido em quatro partes, uma para cada uma destas aventuras). A forma como cada uma destas sociedades está organizada, serve de ponto de partida para o autor elaborar uma crítica em forma de sátira, não só à sociedade inglesa do seu tempo, mas à humanidade em geral. 

É sem dúvida impressionante este trabalho do autor quer na sua vertente de fantasia, criatividade e imaginação, quer na sua sua vertente de crítica social a qual só tive capacidade de entender agora em adulta. Entendi pois só agora verdadeiramente o seu estatuto de "clássico incontornável" da literatura!

Só não dei as cinco estrelas por o estilo descritivo da narrativa tornar por vezes a leitura um pouco aborrecida.

Livro que recomendo vivamente!

Linked books...


Robinson Crusoe - Daniel Defoe - livro mencionado na "Nota Bibliográfica"

A Fábula de um Barril - Jonathan Swift - Na nota biográfica foi mencionada a obra do autor "Conto de Uma Banheira" que é este título "A Fábula de Uma Banheira", traduzida apenas com um título diferente.

Os Sonhos - Francisco de Quevedo - Francisco de Quevedo foi mencionado na "Nota Bibliográfica" e este foi o título escolhido para representar essa referência por já se encontrar na minhas lista de livros a serem lidos.

Pantagruel - François Rabelais - François Rabelais foi mencionado na "Nota Bibliográfica" e este foi o título escolhido para representar essa referência por já se encontrar na minhas lista de livros a serem lidos.

Macaco e Essência - Aldous Huxley - título e autor mencionados na "Nota Bibliográfica".

O Triunfo dos Porcos - George Orwell - livro mencionado na "Nota Bibliográfica"

A New Voyage Round The World - William Dampier - Na "Carta do Capitão Gulliver ao seu primo Simpson" é mencionado Dampier e o seu livro sobre a volta ao mundo. Citando o original:
" ...as my cousin Dampier did, by my advice, in his book called "A Voyage round the world."

Utopia - Thomas MoreNa "Carta do Capitão Gulliver ao seu primo Simpson" são mencionados os habitantes da Utopia que me parece tratar-se de uma alusão directa à Utopia de Thomas More. Citando no original:
"If the censure of the Yahoos could any way affect me, I should have great reason to complain, that some of them are so bold as to think my book of travels a mere fiction out of mine own brain, and have gone so far as to drop hints, that the Houyhnhnms and Yahoos have no more existence than the inhabitants of Utopia."
Sir Thomas More foi também mencionado por Jonathan Swift no texto propriamente dito.

Ética a Nicómaco - Aristóteles - Aristóteles foi mencionado por duas vezes no texto. Este foi o título escolhido para representar estas referências encontradas no texto, por ter encontrado na wook uma edição disponível em português.

Apologia de Sócrates - Platão - Sócrates foi mencionado no texto pelo que escolhi este título de Platão para representar a referência feita.encontrada.

Ilíada - Homero - Homero foi mencionado no texto. Uma vez que já aqui foi lida a Odisseia e a Ilíada ainda está na minha lista de livros a ler, foi Ilíada o título do autor escolhido para representar esta referência.

A Oração da Coroa - Demóstenes - Demóstenes foi mencionado no texto e este foi o título escolhido para representar essa referência, uma vez que já se encontra na lista de livros a serem lidos.

No comments:

Post a Comment