Monday, March 18, 2019

Fundação - Isaac Asimov

Ligações anteriores...


Foi no livro ""Fahrenheit 451" de Ray Bradbury que encontrei a referência que me levou a ler "Fundação" de Isaac Asimov, mas... não foi uma ligação directa! 

A referência encontrada na badana da contracapa de Fahrenheit 451 era de cariz publicitário: a editora (Edições Livros do Brasil - Lisboa) chamava a atenção para o título Fundação e Império de Isaac Asimov publicada na mesma colecção "Argonauta Gigante". Entrou assim para a lista do Linked Books mas quando trouxe da biblioteca esse título para ler, percebi que se tratava do 2º volume da trilogia original "Fundação" do autor, pelo que optei por começar pelo 1º título: Fundação, o título do qual vou falar neste post. 

Sinopse...


"Há muitos milhares de anos que o Império Galáctico reina absoluto sobre todos os mundos habitados. Mas agora está em decadência.

Apenas Hari Seldon, o criador de uma nova e revolucionária ciência, prevê a inevitável chegada de uma era de trevas jamais vista. Para preservar o conhecimento e salvar a Humanidade, Seldon reúne os melhores cientistas e eruditos do império num planeta sombrio para servirem de guia e darem esperança às futuras gerações. Dá a este santuário o nome de Fundação.

Mas a jovem Fundação rapidamente fica à mercê dos corruptos senhores da guerra que se erguem do decadente império. E esta última esperança da Humanidade tem de enfrentar uma escolha dolorosa: submeter-se aos bárbaros e viver em escravatura ou lutar pela liberdade e arriscar a destruição total."


Opinião...


Esta foi uma leitura excelente! Não estava mesmo nada à espera do que aqui encontrei!

Uma história muito bem construida, incrivelmente inteligente, que promove uma reflexão muito válida sobre a evolução da humanidade e o papel das suas instituições ao longo dos tempos. No futuro intergaláctico de Asimov, a História "repete-se"... 

Haveria tanto a dizer sobre esta obra genial, mas é mesmo por isso que não falo mais sobre ela, por não querer "spoilar" esta leitura a ninguém :D. Mas atenção, não esperem aventuras e batalhas intergalácticas no espaço, a narrativa desta obra é muito "mental" e centrada nas histórias individuais de personagens chave. 

Considero-o um livro perfeito para promover o debate e discussão conjunta sobre os mais variados temas...! Foi sem dúvida um dos melhores livros de ficcção científica que já li e mal posso esperar por ler a continuação desta série.

Adorei o livro e aconselho-vos vivamente esta leitura!



CINCO ESTRELAS!
Um dos melhores livros de ficção científica que eu já li! Aconselho-vos muito muito 
MUITO esta leitura!


Linked Books...


Declínio e Queda do Império Romano - Edward Gibbon

Fundação e Império - Isaac Asimov (por se tratar do 2º volume desta trilogia)

O Mundo Marciano - Ray Bradbury (publicidade na badana da contracapa da edição Livros do Brasil)

No comments:

Post a Comment