Sunday, January 14, 2018

Contos Exemplares - Sophia de Mello Breyner Andresen

Linked by...

Foi a autora Olinda P. Gil, que nos encaminhou para esta leitura. No seu livro "Contos Breves", um dos seus contos ("Sophia") é totalmente dedicado à autora Sophia de Mello Breyner Andresen. Na altura a escolha deste título "Contos Exemplares" de entre os restantes da autora, pareceu-nos a melhor para representar esta ligação ao livro de Olinda P. Gil, por dois motivos: porque são ambos livros de contos e por "Os Contos Exemplares" ser um livro recomendado no Programa de Português para o 3º ciclo (a autora Olinda P. Gil ser professora de português). 

Todos os motivos seriam válidos para escolher esta obra em particular, e condesso que também já há muito tempo desejava ler este livro. A escrita de Sophia de Mello Breyner Andreson sempre me cativou e nutro um enorme respeito e admiração pela autora. Este é no entanto o primeiro título da autora lido para este blogue e devo dizer que fiquei muito feliz por "ela finalmente ter chegado" ao nosso blogue.

Esta edição, de 2014 e com prefácio de Frederico Bertolazzi, foi me oferecida no Natal. Paral além de ser uma leitura específica para este blogue, serviu também para completar um desafio da Maratona Literária Outono/Inverno 2017 (maratona essa já aqui várias vezes mencionada), que era exactamente: Ler um livro que tivessem oferecido (ou que gostaria que te tivessem oferecido) no Natal.

Linked synopsis...

"Esta coletânea de contos foi pela primeira vez publicada em 1962 e o título faz uma referência explícita a uma citação presente no início do livro, às Novelas Exemplares de Cervantes. Inclui os contos «O Jantar do Bispo», «A Viagem», «Retrato de Mónica», «Praia», «Homero», «O Homem» e «Os Três Reis do Oriente». Como nos diz Federico Bertolazzi no seu prefácio, «"Não aceitar o escândalo", não "ceder ao desastre", é esta a lição de Sophia. A sua clara integridade atravessou as turbulências políticas e sociais com a firmeza de quem procura a verdade e quer desmascarar a mentira. Num tempo em que a palavra tinha sido profanada, Sophia reagiu para lhe restituir a sua sacralidade e o seu condão: revelar ao homem o seu próprio rosto.». Nesta edição é mantida a grafia antiga."
fonte: fnac
Linked opinion...

Este livro revelou-se ser (quase) tudo aquilo que eu esperava que fosse. Foi para mim uma leitura maravilhosa, pois estes contos são quase como pequenas obras de arte. A escrita, irrepreensível, é marcadamente única, num estilo que combina simplicidade e beleza de uma forma rara. Os textos são construídos na sua maioria por frases curtas e simples, mas onde as palavras brincam e se arranjam de uma forma melódica e poética. Apesar da aparente simplicidade, os temas não são de todo simples ou directamente acessíveis ao leitor. Por vezes é necessário alguma reflexão ou contextualização, e confesso que em alguns caso foi já depois de ler o prefácio (que nestes casos deixo para ler no fim da leitura dos textos), que entendi algumas das particularidades dos contos.

Esta edição dos Contos Exemplares, contém sete contos. Começa pelo conto "Jantar do Bispo", um conto de entendimento fácil mas de reflexão prolongada. O tema é o clássico do "bem e do mal" com figuras também clássicas para o estereotipar, como "o rico e o pobre", ou "Deus e o Diabo". Não é um conto supreendente, mas é muito bonito.

O conto "A Viagem" é um dos contos "desconcertantes" deste conjunto e um dos meus preferidos. A reflexão que este conto proporciona irá depender do leitor. Pessoalmente fez-me reflectir sobre o dar valor ao que se tem e sobre a ambição de ter sempre mais. É também um conto de enorme beleza, como o são todos.

"Retrato de Mónica" é uma sátira muito bem conseguida ao "sucesso social". Fez-me rir e reflectir como estes contos, apesar de terem sido escritos enquanto "crítica" ao Estado Novo, numa altura em que as pessoas não tinham voz, conseguem ser como no caso deste, tão actuais como nessa altura.

"Praia" é um conto denso, pesado. Belo ainda, é talvez aquele que mais dúvidas suscitará no leitor sobre o seu significado. Eu tentei contextualizá-lo na época do Estado Novo, entendendo no texto os medo, receios e esperanças de uma geração que espera a mudança, que espera qualquer coisa. Ainda assim julguei ser fácil colocá-lo nos nossos dias, parecendo-me um óptimo espelho para reflectir sobre as dificuldades das gerações mais novas. Surge aqui finalmente o mar, um tema e uma paixão recorrentes na escrita de Sophia de Mello Breyner Andresen, mas é no conto seguinte: "Homero" que o mar aparece em tua a sua força. 

Lindíssimo o conto "Homero", este é um dos contos que mais me fez sentir. No homem que vagueia, mendigo, à parte de uma sociedade e que no mar encontra talvez a sua salvação, a sua companhia, a razão da sua vida. Se nos outros contos já me admirava com a beleza da escrita, neste fiquei esmagada pelas imagens que a autora me conseguiu passar. 

Outro conto que não perdeu a actualidade e que apela ao nossos sentimentos e reflexões mais profundas é o conto "O Homem". Um apontar do dedo à sociedade e a cada um de nós enquanto parte dela.

Por fim, temos no conto "Os Três Reis do Oriente" o conjunto de três histórias, "Gaspar", "Melchior" e "Baltazar". Foi curioso pois pensei que não ia gostar destes contos e acabei por gostar até bastante. Muito simples e directos, são contos que fazem reflectir sobre a vida e os seus significados.

Resumindo, não encontro nada de mal a dizer em relação a esta obra. Ela está magnífica, mas reconheço que cada leitor poderá ter entendimentos diferentes, e se uma leitura não nos "tocar" ao pensamento e ao coração, não deixará de ser uma obra de arte mas não terá em nós qualquer efeito. Eu tive a sorte de esta obra me ter atingido e permeado, ainda que eu ache que no futuro uma releitura pode ainda revelar-me alguns mistérios que desta vez não descortinei. Recomendo-a pois na esperança que possa ter em vós leitores deste blogue, um efeito similar.

Linked opinion by others...

Por incrível que possa parecer, tive muita dificuldade em encontrar opiniões sobre este livro, pelo que recorri às opiniões da plataforma Goodreads, que também não abundam...

Linked books...

Conto de Inverno - William Shakespeare (Shakespeare foi mencionado no texto do conto "O Jantar do Bispo". Já aqui foram lidas algumas obras de Shakespeare, nomeadamente:
Optei por por este título, o "Conto de Inverno" por ainda não ter sido por nós lido, e por conter a palavra "conto" no título, para representar a ligação feita a Shakespeare por Sohia de Mello Breyner Andresen)

Dinossauro Excelentíssimo  - José Cardoso Pires (livro mencionado no prefácio de autoria de Frederico Bertolazzi)

Filodemo - Luis Vaz de Camões (Camões foi mencionado no conto "O Jantar do Bispo" e este foi o título escolhido para representar essa referência, por já se encontrar na nossa lista de livros a serem lidos) 

Novelas Exemplares - Miguel de Cervantes

O Colar - Sophia de Mello Breyner Andresen (título escolhido de entre as obras mencionadas da autora, por ser um livro de teatro, género que muito gosto)

Vida Nova - Dante Alighieri (Dante foi mencionado no conto "O Jantar do Bispo" e este foi o título escolhido para representar essa referência, por já se encontrar na nossa lista de livros a serem lidos) 

Linked citations...

«Heles dado el nombre de ejemplares, y si bien lo niras no hay ninguna de quien no se pueda sacar un ejemplo»
Cervante, «prologo al lector», em Novelas Ejemplares 

«Dai a César o que é de César, e dai a Deus o que é de Deus»
frase atribuida a Jesus, Bíblia. 

Linked flowers and vegetation...

Buxo
("jardim de buxo" mencionado no conto "O Jantar do Bispo")
Camélias
(mencionadas no conto "O Jantar do Bispo")
Linked newspaper...


Diário de Notícias
(mencionado no conto "O Jantar do Bispo")

Linked historical figures...


D.Sebastião
(mencionado no conto "Praia")
Rommel
(mencionado no conto "Praia")
Alexandre, o Grande
(mencionado no conto "Os Três Reis Magos")

Linked religious figures...

Nossa Senhora da Esperança
(mencionada no 1º conto "O Jantar do Bispo")
Santa Bárbara
(mencionada no 1º conto "O Jantar do Bispo")

Linked prayer...


Rezar a "Magnífica"
oração que o povo costuma rezar quando há trovoadas

(mencionada no 1º conto "O Jantar do Bispo")

Linked looked up words...

estamenha - tecido grosseiro de lã (palavra utilizada no conto "Os Três Reis Magos").

melopeia - música que acompanha uma recitação; arte de fazer acompanhamentos musicais; [figurado] cadência, ritmo (palavra utilizada no conto "Homero").

2 comments:

  1. Um livro importante. Também gostei do texto do Blogue feito sobre este livro.

    ReplyDelete