Monday, January 22, 2018

"B" de Busca - Sue Grafton

Linked by... 

"B" is For Burglar foi o título mencionado e escolhido por nós, de entre as obras de Sue Grafton, mencionadas no  livro "C" de Cadáver. Essa anterior leitura que nos traz hoje até este livro,  não foi do meu agrado, como podem ler no post referente a esse livro. À excepção de ter como protagonista uma investigadora (aspecto que considerei um aspecto original e refrescante neste tipo de literatura), nada mais guardei na minha memória em relação a essa história.

Este livro já estava na nossa lista de livros a serem lidos há algum tempo e na minha estante também, pois foi adquirido na Feira da Ladra em Outubro de 2014. Proporcionou-se a sua leitura agora, pois para além de seguirmos o link deixado pelo livro anterior da autora ("C" de Cadáver),serviu simultaneamente para cumprir um desafio da Maratona Literária Outono/Inverno 2018, da qual participei, desafio esse que era precisamente "ler um policial".

Apesar do primeiro contacto com Sue Grafton não ter sido o mais positivo, encaro sempre com expectativa a leitura de um policial, género literário que foi durante alguns anos o meu predilecto e que continuo a apreciar. Um bom poilicial é para mim, sempre uma leitura agradável. Foi pois com essa esperança que iniciei esta leitura.


Linked synopsis...

"Embora o negócio esteja fraco para a detective privada Kinsey Millhone, esta mostra-se relutante quando Beverly Danziger lhe pede para localizar a sua irmã Elaine. Beverly alega que necessita da assinatura da irmã para poder receber uma pequena herança, mas para Kinsey, o caso cheira-lhe a esturro. E quanto mais ela investiga, mais se convence disso. Estará o desaparecimento de Elaine relacionado com o homicídio brutal de um dos seus parceiros de brídege? Quando os vizinhos de Elaine começam a ser atacados e um deles é assassinado, e o gato da vítima se evapora misteriosamente, Kinsey percebe que não está apenas a tentar encontrar uma mulher desaparecida, mas sim a lutar pela sua reputação… e pela própria vida."

 fonte: Bertrand

Linked opinion...

Apesar de considerar este livro melhor que o título anteriormente lido da autora ("C" de Cadáver), ainda não foi desta que Sue Grafton me conquistou, e nesta altura duvido mesmo que isso venha a acontecer. Não é um mau livro, mas é um policial mediano, daqueles que não marcam nem deixam memória.

A história é boa, está bem escrita e proporciona uma leitura interessante. Tem alguns dos "truques" de um bom policial e penso que quem se decidir pela sua leitura não o irá achar entediante ouaborrecido. Mas para mim falta aquele factor "uau" dos policiais, o factor (ou factores) que nos surpreendem de tal forma que a história nos fica gravada na memoria, e nos dá vontade de ler tudo o que aquele autor ou autora alguma vez escreveu. Isso realmente não aconteceu aqui. Se Sue Grafton não voltar a ser mencionada neste blogue, não ficarei com pena e decerto não farei leituras "extra blogue" para a descobrir melhor.

Não há muito realmente para dizer. A protagonista do livro é uma mulher (a investigadora Kinsey Millhouse) aspecto que traduz sem dúvida uma mais valia e uma quebra salutar à norma do género policial, mas terá que haver mais para que eu possa recomendar este livro aos leitores deste blogue.

Com tanto livro bom por aí por ler e tão pouco tempo para o fazer, não posso recomendar esta leitura "de Verão" , de mediano entretenimento e tão pouco marcante. A não ser que seja isso mesmo que procurem (às vezes também apetece), mas mesmo assim encontrarão por certo melhor.

Apesar de este livro não ser da chamada "época dourada" dos policiais, já é bastante antigo. A primeira publicação data de 1985 e tenho a certeza que se o tivesse lido "na altura correcta" a minha opinião seria bem diferente da que hoje escrevo. Note-se que este livro foi vencedor dos prémios "Shamus Award" e "Anthony Award" em 1986. 

Gostaria também de aproveitar este post para lamentar a morte recente de Sue Grafton, que faleceu no passado dia 29 de Dezembro, aos 77 anos, vítima de cancro. A autora obteve grande sucesso internacional com estes seus livros, apelidados "a série do alfabeto" e com a criação da personagem Kinsey Millhouse.


Linked opinion by others...

Linked books...

A Vida e Opiniões de Tristam Shandy - Laurence Stern (Laurence Stern foi mencionado e este título foi o escolhido para representar essa referência, por já se encontrar na nossa lista de livros a serem lidos)

As Aventuras de Sherlock Holmes - Arthur Conan Doyle (Sherlock Holmes, esse personagem incontornável da literatura, foi mencionado. Este foi o título escolhido para representar essa referência, por já se encontrar na nossa lista de livros a serem lidos)


O Beijo Fatal - Mickey Spillane (Mickey Spillane foi mencionado - "ler o Mickey Spillane", e este título foi o escolhido para representar essa referência, por já se encontrar na nossa lista de livros a serem lidos)

Tom Jones - Henry Fielding (Henry Fielding foi mencionado e este título foi o escolhido para representar essa referência, por já se encontrar na nossa lista de livros a serem lidos)

Linked music...


Linked band...

Grateful Dead

Linked people...

Simone Signoret
Anna Magnani
Jeanne Moreau
Charlie Mingus
June Allyson
Marlene Dietrich
Linked places...

Columbus
(Ohio)
Boca Raton
(Flórida)
Fort Lauderdale
(Flórida)
Sarasota
(Flórida)
Palm Springs
(Califórnia)
Tallahassee
(Flórida)
Sacramento
(Califórnia)
San Diego
(Califórnia)
Cozumel
(México)
São Francisco
(Califórnia)
Pasadena
(Califórnia)
Atlanta
(Geórgia)
Camarillo
(Califórnia)

Linked university...

M.I.T.
(Massachusetts Institute of Technology)
Linked airport...

Aeroporto Internacional de Los Angeles
Linked volcano...

Monte St. Helens
(Washington)
Linked magazines...
Life Magazine
(exemplar da Life com a starlet Janice Rule na capa)
exemplares da "Road and Track"
Revista Cosmo
Gentleman´s Quarterly



Linked comic book characters...


Yogi Bear e Boo Boo

Linked clothing...

Caftan
Hot-Pants
Linked cars...

Oldsmobile Cutlass
1972 Buick

Linked flowers, plants and trees...

Jasmins
Pau-Rosa
Hortênsias
Buganvílias
Ciprestes
Hibiscos
Barbas-de-Velho
Bétulas
Salva
Liláses
Sumagre
Artemísia
Alteia
Mímulos
Dente-de-Leão



Linked organizations...


United Service Organizations
Exército de Salvação



Linked products, brands and companies ...


cigarros Camel
biberão Playtex
tinta para o cabelo Clairol
sabonete Ivory
Vicks Vaporub
camisa L.L.Bean
Saks
TWA
lata "9 Lives"
medicamentos Smith, Kline & French
Kotex
maionese "Best Foods"



Linked games...


Bridge
Copa



Linked weapons...


Colt Python
Trooper MK III
H&K calibre 45
Linked quilting methods...

Trapunto



Linked food...


Napoleão
Pastrami

Linked looked up words...

cinábrio - o mesmo que cinabre: sulfureto de mercúrio nativo; vermelhão.
lintel - peça geralmente de madeira ou de pedra, que se coloca horizontalemente sobre as ombreiras de portas ou janelas = padieira, verga; travessa em que se firma cada extremidade de uma prateleira, para sustentação.
massame - leito dos poços formado por pedras e argamassa; cordoalha de navio.
polé - rouldana, moutão.
popelina - tecido fino, próprio para camisa e vestuários femininos = popeline.

1 comment:

  1. Parece um livro interessante. Apreciei a opinião sobre o mesmo.

    ReplyDelete