Thursday, January 15, 2015

A Esfinge Sem Segredos - Oscar Wilde

Linked by...

Nesta edição de O Crime de Lorde Savile (na foto), que foi lida anteriormente, fomos surpreendidos pela presença deste conto. Nada o previa pelo seu título, mas ficámos bastante agradados com essa ocorrência. Ficou assim este conto, inevitavelmente ligado ao que consigo partilha esta publicação: O Crime de Lorde Arthur Savile, também de Oscar Wilde.

Este será o terceiro título de Oscar Wilde que o Linked Books irá ler. As experiências anteriores, com O Retrato de Dorian Gray e O Crime de Lorde Arthur Savile, não foram marcantes, como eu esperava que fossem. Tratando-se de Oscar Wilde, a expectativa era grande. 

Contudo, não questiono a genialidade atribuída a este autor. Na esperança de que seja este o título que venha fundamentar tudo o que já ouvi dizer sobre o mesmo, aceitei este novo conto com interesse e entusiasmo, apesar das minhas experiências anteriores terem sido apenas medianas.

Linked synopsis...

"No livro A Esfinge sem Segredo, Wilde cria uma obra cheia de mistérios. No enredo, dois amigos que não se viam há muito tempo resolvem colocar a conversa em dia. Um deles começa a relatar sua história, focando em uma mulher a qual se apaixonou. Porém essa mesma mulher possuia um ar enigmático e cheia de mistérios."
Linked opinion...
Infelizmente, ainda não foi com este conto, que Oscar Wilde me arrebatou. Apesar da escrita ser irrepreensível e de agradável leitura, não gostei particularmente da história.

É uma história com algum interesse, mas muito pouco credível, e com um desfecho que não me agradou de todo. Nesta minha experiência de leitura, o único aspecto positivo foi a pequena reflexão que o conto promove, sobre o comportamento humano. Os comportamentos impulsivos, sem fundamentos reais e alicerçados na desconfiança e nas aparências, constituem um temática central na parte final deste conto, e vão ser decisivos para o seu desfecho.

Não me quero alongar sobre a história, para não prejudicar futuras leituras por parte dos nossos seguidores, mas devo dizer que não é um conto que recomende. No entanto, sendo de tão célere leitura e tratando-se de um autor consagrado, se o tiverem por aí na estante, porque não dar-lhe uma oportunidade? Talvez a vossa experiência se venha a revelar mais positiva que a minha...Seria muito interessante "ouvir" as vossas opiniões. Continuo pois "à procura" de Oscar Wilde no seu melhor, e espero que os links futuros me venham a proporcionar a leitura de outros títulos do autor.

Linked opinion by other bloggers...
Last link...
Neste conto, não encontrámos qualquer referência a outros livros, pelo que se assume como um Last Link. Chegámos desta forma, ao final de um caminho que se iniciou com o livro O Retrato de Dorian Gray, também deste autor.

Apresentamos em seguida o esquema completo desta nossa viagem, que contemplou apenas livros de Oscar Wilde:

  • Iniciámos esta pequena viagem, lendo  O Retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde, sugestão feita pelas estimadas seguidoras deste blogue Dália Antunes e Carina Portugal. Constituiu este um "First Link", e foi a estreia de Oscar Wilde neste blogue.
  • Seguimos depois para um outro título do autor: O Crime de Lorde Arthur Savile, que surgiu mencionado na nota biográfica, no exemplar que lemos de O Retrato de Dorian Gray.
  • Por fim surge este título, A Esfinge Sem Segredos, pois estava contido na edição a que tivemos acesso de O Crime de Lorde Arthur Savile, ficando pois irremediavelmente "linkado" a esse. Não havendo neste conto referências a outros livros, ficamos pois por aqui. Uma curta mas agradável viagem por títulos deste bem conhecido escritor Oscar Wilde.
Linked places...

1 comment:

  1. Olá!

    Tenho este livro há imenso tempo na estante para ler. Apesar de ser pequeno nunca senti vontade de o ler.
    Agora fiquei com mais vontade de o ler para saber o que penso dele.

    Boas leituras!

    ReplyDelete