Friday, September 19, 2014

Os Cinco na Ilha do Tesouro - Enid Blyton

Linked by...
Este livro surge aqui de uma forma um pouco mais complexa do que habitual. Aconteceu que Stieg Larsson, no livro "Os Homens que Odeiam as Mulheres" fez referência às " aventuras dos cinco". Essa menção levou-nos em primeiro lugar à leitura do livro "A Aventura na Ilha" , de Enyd Blyton. No entanto, após essa leitura, verificámos que não seria totalmente representativo da menção de Stieg Larsson, pois é um livro da "Série Aventura", e não da série "Os Cinco". Desta forma, e para colmatar essa anterior falha, escolhemos para leitura este título, o primeiro desta série da autora.

Foi comprado na feira da Vandoma (Fontaínhas, Porto) no dia 14 de Julho de 2014 por apenas 0,50 cêntimos. Não consigo resistir quando vejo livros usados (ainda por cima a este preço e nestas condições). Acho que por si só já contam uma história e tenho de os comprar. Trata-se do nº1 da Colecção Juvenil da Empresa Nacional de Publicidade, chancela da Editorial Notícias que, até à data desta edição, contava com 16 publicações, sendo o primeiro volume da colecção "Os Cinco...".

Linked synopsis...
"Nesta nova aventura, os Cinco fogem para a ilha de Kirrin. Mas quem é que já lá esteve? E o que estará escondido no baú misterioso que encontraram? Quando os Cinco acham que estão no encalço de um bando de contrabandistas, escutam um grito arrepiante. O mistério parece cada vez mais difícil de desvendar... Mas, apesar das dificuldades, eles estão dispostos a lutar para fazer descobertas impressionantes! Nesta nova aventura, os Cinco fogem para a ilha de Kirrin. Mas quem é que já lá esteve? E o que estará escondido no baú misterioso que encontraram? Quando os Cinco acham que estão no encalço de um bando de contrabandistas, escutam um grito arrepiante. O mistério parece cada vez mais difícil de desvendar... Mas, apesar das dificuldades, eles estão dispostos a lutar para fazer descobertas impressionantes!"
fonte: WOOK

Linked opinion by other bloggers...
opinião no blogue "Livros que eu adoro ler"

Linked opinion...
Já conhecia, indirectamente, o trabalho desta autora. Penso que serão poucos, os da minha geração (1975), que não assistiram à série dos Cinco, quando ainda só existiam dois canais: a RTP1 e a RTP2, série esta que era baseada precisamente nas obras de Enid Blyton.

A ignorância, como muitas outras coisas, alimenta-se de desculpas, e eu ainda não tinha lido nada deste género por achar que são obras para os mais novos. Assim, fui dizendo a mim mesmo que tinha outras coisas para ler e rodeava-me de desculpas para não ter de o fazer. No entanto, colaborar num blogue destes permite-me contactar com todo o tipo de livros, independentemente dos meus gostos, e isso faz com que tenha muitas surpresas agradáveis. Dei por mim, ao terminar este livro, a pensar "a minha infância teria tido  mais momentos felizes se tivesse lido histórias como estas".

Durante a leitura desta obra fiquei sensibilizado com o conteúdo da mensagem que a autora tenciona transmitir. De facto, a escritora apela à importância de se dizer a verdade aos pais, de se ser honesto, sincero, de se ajudar o próximo... tudo de forma bonita e divertida, moldando e incutindo bons princípios nos mais novos. Apesar disso, sinto que esta leitura teria tido um impacto completamente diferente em mim, se o tivesse lido há anos atrás. Gostava imenso de os ter lido em miúdo. Na impossibilidade de voltar atrás no tempo, vou de certo ler outros livros desta colecção, e sentir-me de novo criança por algumas horas!

O livro relata-nos uma aventura que decorre durante as férias de verão, e dá-nos a conhecer Ana, Júlio e David, três irmãos que vão passar a época balnear a casa de uma prima, a Zé (Maria José). Como já repararam falta um integrante no grupo. O 5º elemento é o cão da Zé, o Tim, um parceiro meigo, fiel e que ostenta uma inteligência invulgar. Juntos, vão ter a experiência mais marcante das suas vidas, quando numa das suas expedições veraneantes encontram uma caixa com um mapa que os poderão levar a um tesouro e, sem dúvida, a uma grande aventura.

Aconselho miúdos e graúdos a acompanhar os Cinco até à ilha de Kirin. Enid Blyton tem uma escrita que nos seduz em dois tempos, transmitindo uma sensação de nostalgia, que nos faz querer voltar a ser criança.

Linked books...
Com este livro chegamos ao final de mais uma das nossas "correntes", o que quer dizer que este será  um "Last link". Aqui ficam os links que a formaram:
Série "The Famouse Five" (1978/1979)
O 1º episódio da série produzida pela Southern Television Nome, baseava-se precisamente neste primeiro livro e chamava-se "Os cinco na ilha Kirin.


Série "The Famouse Five" (1995-1997)
Em cima encontra-se o menu do DVD comercializado em 1995-1997 da série com o mesmo nome que a de 1978/1979.


Desenho animado "Os Cinco em Acção"
Esta série é mais recente e foi também inspirada nos livros de Enid Blyton, apesar de mudarem os nomes às personagens. Em cima, podem ver o trailer. 

Tuesday, September 16, 2014

Caminho da Vida - Samuel Butler

Linked by...
Foi em "A Abadia do Pesadelo" que Thomas Love Peacock mencionou esta obra, referindo-se ao seu título original: Way Of All Flesh.

Confesso que não foi fácil encontrar uma edição em português desta obra, e não fossem as edições Romano Torres e esta excelente colecção, a única opção teria sido ler a edição inglesa. Não encontrei mesmo mais nenhuma edição em português desta história, o que à partida não me pareceu um bom indicador. No entanto, trata-se de um clássico da literatura inglesa, com bastantes edições nesse idioma, pelo que fiquei um pouco dividida e sem saber o que antecipar desta leitura.

O autor é também um novidade neste blog, pelo que foi assim com bastante curiosidade sobre a obra e o autor que iniciei esta leitura.

O exemplar obtido está em muito mau estado, mas ainda assim é sempre um prazer ler uma destas edições.

Linked synopsis...
"The Way of All Flesh' 'exploded like a bomb' in Edwardian England. Based on Samuel Butler's own life & published posthumously, it indicts Victorian bourgeois values as personified in five generations of the Pontifex family."
fonte: Goodreads

"Ernest Pontifex is the awkward but likeable son of a remote and tyrannical clergyman father and a priggish mother. Destined to follow his father into the church, Ernest ends his career as a curate in disaster, and in the gleeful rejection of his parents' respectability and sense of duty."
fonte: Wook

"Throws a subversive brick at the smug face of Victorian domesticity. Published in 1903, a year after Butler's death, this novel is a thinly disguised account of his own childhood and youth 'in the bosom of a Christian family"
fonte: Wook

Linked opinion...

Foi um enorme prazer ler este livro. É sempre maravilhoso quando algo assim acontece. Peguei neste exemplar, praticamente a desfazer-se e que desencantei já nem sei onde, e eis que as suas páginas velhas, amarelas e gastas, me reservavam uma das melhores obras que li ultimamente.

O ritmo de leitura é magnífico, e foi um dos aspectos que mais me impressionou. Os capítulos são muito breves, e fazem-nos avançar na história de várias gerações de uma família, sempre com um renovado interesse. É um daqueles livros que "se devoram" em muito pouco tempo, num virar de páginas em que o "apetite" do leitor nunca diminui, bem pelo contrário.

Mas se o enredo é interessante do princípio ao fim, mantendo o leitor "agarrado", não esperem encontrar nesta história algo de notável ou excepcional. O que se conta é exactamente o que o título promete: caminhos de vida, os percursos destas gerações da família Pontifex.  Estes percursos são relatados em linguagem simples e de forma irrepreensível pelo autor.

A história destas vidas está longe de ser invulgar ou peculiar, e promove uma séria reflexão sobre a sociedade daquele tempo, com especial ênfase para os aspectos da educação e da relação entre pais e filhos. A religião é também um aspecto central, e alvo também de sérias ironias.

Apenas retiraria do texto as considerações do narrador, apesar de não serem assim tão frequentes nem estarem mal conseguidas. Estas opiniões evidenciando a sátira e a ironia dos acontecimentos, são a meu ver , supérfluas e redundantes. Penso que o leitor é por si mesmo capaz de as inferir, uma vez que são bastante evidentes, sem que seja necessário que a sua atenção seja direccionada nesse sentido.

Em resumo, um excelente livro, e uma magnífica surpresa. Recomendo-o sem nenhuma reserva, e confesso que fiquei bastante desconcertada pela raridade de edições portuguesa desta magnífica obra.

Linked opinion by other bloggers...

Dada a inexistência de opiniões sobre este livro pelos blogues nacionais, resolvi incluir algumas opiniões em inglês, idioma original da obra:
por Joseph S. Salemi, em penreview.com
opinião em Expressions - Bhagwad Jal Park

Linked books...
Rómula - George Eliot (surgiu referido enquanto publicidade da editora)

Erewhon - Samuel Butler (foi mencionado no "Ensaio sobre a Vida e Obra" do autor, que antecede o texto, escrito por Gentil Marques)

Odisseia - Homero (para além de ter sido mencionada no texto, esta obra foi referida no "Ensaio sobre a Vida e Obra" do autor que antecede o texto, por Gentil Marques, onde também se mencionou a personagem Nausikaa)

O Fantasma de Canterville - Oscar Wilde (o autor foi mencionado no "Ensaio sobre a Vida e Obra" do autor que antecede o texto, por Gentil Marques, tendo sido este o título escolhido para representar essa referência por existirem exemplares disponíveis na Winking Books)

Childe Harold´s Pilgrimage - Lord Byron (o autor foi mencionado no "Ensaio sobre a Vida e Obra" do autor que antecede o texto, por Gentil Marques, tendo sido este o título escolhido por já se encontrar na nossa lista de livros a serem lidos)

Frankenstein - Mary Shelley (a autora foi mencionada no "Ensaio sobre a Vida e Obra" do autor que antecede o texto, por Gentil Marques, tendo sido este o título escolhido por já se encontrar na nossa lista de livros a serem lidos)

Erewhon Revisited - Samuel Butler (foi mencionado no "Ensaio sobre a Vida e Obra" do autor, que antecede o texto, escrito por Gentil Marques)

As Viagens de Gulliver - Jonathan Swift (o autor foi mencionado no "Ensaio sobre a Vida e Obra" do autor que antecede o texto, por Gentil Marques, tendo sido este o título escolhido por já se encontrar na nossa lista de livros a serem lidos)

A Origem das Espécies - Charles Darwin (o autor foi mencionado no "Ensaio sobre a Vida e Obra" do autor que antecede o texto, por Gentil Marques, tendo sido este o título escolhido para representar essa referência por existirem exemplares disponíveis na Winking Books)

Alps and Sanctuaries of Piedmont  - Samuel Butler (foi mencionado no "Ensaio sobre a Vida e Obra" do autor, que antecede o texto, escrito por Gentil Marques)

A Doutrina e a Disciplina do Divórcio - John Milton (foram mencionadas "as obras em prosa de Milton e o opúsculo sobre o divórcio)

Ivanhoe - Walter Scott (obra indicada em publicidade da editora, na badana deste exemplar)

Duas Cidades, Um Amor - Charles Dickens (obra indicada em publicidade da editora, na badana deste exemplar)

Jack, The Giant Killer - (foi mencionado o "Joãozinho e o gigante que reservava crianças para o jantar)

MacBeth - William Shakespeare (surgiu mencionada na frase "Robson no Olímpia apresentava uma paródia ao Macbeth)

O Estupro de Lucrécia - William Shakespeare (foi citada a seguinte frase de Shakespeare: "Ó ocasião, quando é tua a culpa!")

Coningsby - Benjamin Disraeli

Ensaios de Francis Bacon - Francis Bacon (o autor foi mencionado, tendo sido este o título escolhido por já se encontrar na nossa lista de livros a serem lidos)

A Eneida - Virgílio (o autor foi mencionado, tendo sido este o título escolhido, por já se encontrar na nossa estante de livros a serem lidos)

Ab Urbe Condita Libri - Tito Lívio  (o autor foi mencionado, tendo sido este o título escolhido para representar esta referência, por já se encontrar na nossa lista de livros a serem lidos)

Orgulho e Preconceito - Jane Austen (foi mencionada uma citação da autora: "Le pére de famille est capable de tout", referindo-se a um dos seus livros. Infelizmente não fomos capazes de identificar a que livro pertence esta citação, pelo que escolhemos este título por já se encontrar na nossa estante de livros a serem lidos).

Linked music...




Linked places...
Paternoster Row (Londres, Inglaterra)
Grande S. Bernardo (Suíça)
foi mencionado o "Grande S. Bernardo e o hospício"
Monte Branco (Alpes)
Montanvert (glaciar nos Alpes)
Emmanuel College (Cambridge, Inglaterra)
Woburn Square (Londres, Inglaterra)
Teatro de Drury-Lane
Newmarket (Suffolk, Inglaterra)
Winchester (Hampshire, Inglaterra)
Greenhithe (Kent, Inglaterra)
Saint John´s College (Cambridge, Inglaterra)
Coldbath Fields ( Inglaterra)
Holburn (Northumberland, Inglaterra)
Fetter Lane (Londres, Inglaterra)
Perugia (Itália)
Gravesend (Kent, Inglaterra)
Westminster (Londres, Inglaterra)
Cortona (Itália)
Orvieto (Itália)
West End (Londres, Inglaterra)
Linked people...
Gladstone
Cromwell
João de Gaunt
Linked religious figures...
Santo Antão
Linked mythological figure...
Dédalo
Linked biblical places...
piscina de Bethsaida
Linked historical events...
Batalha de Waterloo
Linked magazines and publications...
The Saturday Magazine

Linked animals...
Narceja
Linked companies...
London and North-Western
Linked clothing...
Ulster
Linked transportation...
Aranha
Linked looked up words...
coadjutor - diz-se da pessoa que ajuda outra; substituto de prior ou prelado no exercício das suas funções.
curato - residência do cura; cargo de cura de almas.
dilecto - que se estima ou de que se gosta muito; muito amado = preferido.
morgado - vínculo inalienável e indivisível que se transmitia numa família, de primogénito em primogénito; possuidor desse vínculo; [informal] filho único ou filho mais velho; [figurado] coisa de muitas rendas ou proventos.
opúsculo - livro pequeno sobre artes, ciência, etc.; folheto.
repetidor - explicador, leccionista.

Thursday, September 11, 2014

O Leopardo - Giuseppe Tomasi Di Lampedusa

Linked by...
Fomos conduzidos a esta leitura pela mão de Yann Martel. Martel, na sua obra "Beatriz e Virgílio", mencionou "Di Lampedusa e o seu leopardo", e foi assim que esta obra chegou ao Linked Books.

É a primeira vez que este autor é lido para o blog, e sobre ele e a sua obra muito pouco sabemos. Temos conhecimento de que este romance histórico passado na Itália é um clássico, e é considerado a obra-prima de Lampedusa.

De entre estas parcas informações, a que me fez ter maior vontade de o ler, foi o facto de se passar em Itália, país esse que "mexe" com o meu imaginário. Assim, apesar da capa que pessoalmente acho medonha, escolhi este livro para levar de férias e foi com muita curiosidade que iniciei a sua leitura.
 
Este exemplar foi obtido através da plataforma WinkingBooks.

Linked synopsis...
"Romance histórico situado na segunda metade do século XIX, "O Leopardo" conta a fascinante história de uma aristocracia siciliana decadente e moribunda, ameaçada pela aproximação da revolução e da democracia. O enredo dramático e a riqueza dos comentários, o contínuo entrelaçar de mundos públicos e privados e, sobretudo, a compreensão da fragilidade humana impregnam "O Leopardo" de uma particular beleza melancólica e de um raro poder lírico, fazendo dele uma das obrasprimas da literatura. Em 1959, foi-lhe atribuído o Prémio Strega e, em 1963, foi imortalizado no cinema por Luchino Visconti, com Burt Lancaster, Alain Delon e Claudia Cardinale nos principais papéis."
fonte: FNAC
Linked opinion...
Uma coisa é certa: esta não será a melhor leitura "para férias". Várias vezes me arrependi de ter sido este o único livro que escolhi para levar. Mas não me interpretem mal, não é um mau livro! De todo!

Este é um romance sólido e robusto, escrito de forma magnífica. Entendo perfeitamente porque se terá tornado um clássico e sido considerado a obra-prima deste autor. Contudo, pessoalmente, a história não me marcou nem me interessou particularmente. Se bem que o facto de se passar em Itália, mais precisamente na Sicília tenha despertado o meu interesse, achei o enredo desinteressante.

A história revela a vida de uma família da aristocracia italiana, ou melhor, a sua decadência. Vítima de mudanças políticas e sociais, a família "luta" ingloriamente para continuar a deter o seu estatuto social e a sua riqueza. "Algo tem que mudar para que continue tudo exactamente como está" é a frase que marca este livro. 

Talvez por contar a história de um fim, transmite uma visão do mundo e da vida pesada e triste, com a qual não me consegui identificar. Mas não me interpretem mal, pois o que referi aqui como mau é apenas uma questão de gosto pessoal, pois de mal este livro não tem nada.

Um dos pontos fortes é a escrita brilhante do autor. Em especial nas passagens descritivas, existem algumas geniais. Marcou-me em especial uma descrição do jardim, tão intensa e tão vívida, que me pareceu  quase sentir os cheiros descritos.

Outro ponto forte são as personagens. Todas as personagens do livro são poderosas e bem demarcadas, sem no entanto haver estereótipos. São personagens densas, de personalidades diversas e muito fortes, e que sei que não se esquecerão facilmente.

Resumindo, apesar de não ter gostado muito da história em si, este é um livro a ter em conta, e julgo que será de "leitura obrigatória" para todos os apreciadores de romances históricos.

Linked opinion by other bloggers...
por Cláudia de Sousa Dias no blog "Há Sempre Um Livro...à nossa espera!"
por Armando Palavras no blog "Tempo Caminhado"
no blog "Tempo de Ler"

Linked books...
Berenice - Racine

O Dançarino Mundano - Paul Borguet (foram referidos os "livros de Bourget", e escolhido este título por ter sido o primeiro que encontrámos com edição portuguesa)

O Crime de Sylvestre Bonnard - Anatole France (foram referidos os "livros de France", e escolhido este título para representar esta referência por já se encontrar na nossa lista de livros a serem lidos)

Le Vergini Delle Roche - Gabriele D'Annunzio (foram referidos os livros deste autor sem particularizar o título, e escolhida esta obra por já se encontrar na nossa lista de livros a serem lidos)

A Última Fada - Matilde Serao (foram referidos os livros de Matilde Serao, e escolhido este título por ter sido o primeiro que encontrámos com edição portuguesa)

D.Quixote de La Mancha - Miguel de Cervantes (foram mencionados os personagens D. Quixote e Sancho Pancha)

Viagem ao Centro da Terra - Julio Verne (foram referidos os "livros de Verne", e este título foi o escolhido por já se encontrar na nossa lista de livros por ler)

A Noiva de Lammermoor - Walter Scott (foi mencionada a canção "Tu que para Deus abriste as asas" da ópera Lúcia de Lammermoor, ópera essa que é baseada neste título)

Romeu e Julieta - William Shakespeare

Madame Bovary - Gustave Flaubert (Flaubert foi mencionado, tendo este título sido o escolhido por já se encontrar na nossa estante de livros a serem lidos)

Poems of Giacomo Leopardi - Giacomo Leopardi  (foi referida a poesia deste autor: "La Ginestra o il fiore del deserto", e escolhido este título para representar essa menção)

O Inferno - Dante Alighieri

O Mistério de Edwin Drood - Charles Dickens (Dickens foi mencionado, e este título foi o escolhido para representar esta referência, por já se encontrar na nossa estante de livros a serem lidos)

A Vida era Assim em Middlemarch - George Eliot (Eliot foi mencionada, e este título foi o escolhido para representar esta referência, por já se encontrar na nossa estante de livros a serem lidos)

Ilusões Perdidas - Honoré de Balzac (Balzac foi mencionado, e este título foi o escolhido para representar esta referência, por já se encontrar na nossa lista de livros a serem lidos)

A Pequena Fadette - George Sand (Sand foi mencionada, e escolhemos este título por haver exemplares disponíveis na plataforma WinkingBooks)

O Que é a Propriedade - Proudhon (Proudhon foi mencionado, e este foi o título escolhido para representar essa referência por ser uma das poucas edições em português que encontrámos deste autor)

Canti di Aleardo Aleardi  - Aleardo Aleardi (foram mencionados "os cantos de Aleardo Aleardi) 

Linked academic journal...
Journal des Savants
Linked movies...
filme completo aqui
(foi mencionado "o carrinho de bebé de Eisenstein")

Linked music...

(ária final de Edgardo, II acto da ópera Lúcia de Lammermoor)

(do acto I da ópera La Sonnambula, de Vincenzo Bellini)   

(do acto III de La Traviata de Verdi)

(do acto II de La Traviata de verdi)

Linked people...
São Francisco de Paula
Rei Francisco I
Aleardo Aleardi
São Januário
São Maurício
Napoleão III
Carlos III
Rainha Maria Carolina
Santa Rosália
Koch
 Linked historical events...
"o caso de Aspromonte"
Junho de 1848 (França)
Linked places...
Apúlia (Itália)
Caserta (Itália)
Portici (Itália)
Sciacca (Itália)
Corleone (Itália)
Salina (Itália)
Querceta (Itália)
Donnafugata (Itália)
Monte Pellegrino (Itália)
Observatório de Arcetri
Castelvetrano (Itália)
Bisacquino (Itália)
Marineo (Itália)
Prizzi (Itália)
Gaeta (Itália)
Catânia (Itália)
Crotone (Itália)
Síbaris (antiga cidade grega)

Ravanusa
Linked currency...
Tarì
Linked kingdoms...
Reino das Duas Sicílias
Linked mythological figures...
Perseu e Andrómeda
Flora
Dríades
Náiades
Linked flora...
Rosas Paul Neyron
Araucárias
Giestas
Sorgo
Cíclame
Linked prayers...
Os "Mistérios Dolorosos" da oração do rosário
Linked biblical figures...
Dalila
Judite
Ester
Linked army corps...
Bersaglieri
Linked clothing...
Redingote
Linked decorative objects...
Cristal da Boémia
Lustre de Murano
Linked food...
Ragu
Aneletti
Potage
Demi-glace
Galantines
Mont-Blancs
Linked looked up words...
abside - espécie de corredor semicircular na parte lateral e posterior do altar-mor; tribuna; dossel que encima o sacrário; relicário; [astronomia] o apogeu e o perigeu de um planeta.
alão - cão grande de fila, mastim, molosso.
arcipreste - [religião] delegado episcopal para superintender em determinado número de paróquias = acipreste, arquipresbítero.
atávica - causado pelo atavismo (propriedade de os seres reprdutores comunicarem aos seus descendentes, com intervalo de geração, qualidades ou defeitos que lhes eram particulares; semelhança com os antepassados)
baldaquim - o mesmo que baldaquino (dossel sustentado por colunas; obra arquitectónica em forma de coroa, sustentada por colunas; pálio)
castão - ornato na parte superior da bengala = gastão.
flibusteiro - pirata dos mares americanos, nos séculos XVII e XVIII; que, ou quem é aventureiro ou temerário; que, ou quem é ladrão ou trapaceiro.
gaifona - momice, careta, esgar.
libré - farda de lacaios e cocheiros de casa rica; [informal] qualquer farda; o que se usa vestido; vestimenta; [figurado] aparência.
murzelo - preto, cor de amora; cavalo preto.
plaga - [linguagem poética] pais, região; [antigo] certo tom musical.
resteva - restolho, esteva.
vilegiatura - temporada que se passa fora da zona de habitação habitual, a banhos, no campo ou viajando, para descansar dos trabalhos habituais.