Monday, June 23, 2014

A Prova dos Nove - Ellery Queen

Linked by...
Chegámos aqui através do livro Crime no Jardim Zoológico de Carter Dickson. Nesse livro, este título aparecia em destaque publicitário da editora, enquando "Próximo Volume" desta colecção.

Não posso dizer que tinha grande vontade de ler este livro, pois a Colecção Vampiro tem-me presenteado apenas com leituras de fraca qualidade ou razoáveis, mas como o nosso leitor já sabe, seguimos todas as "ligações", sejam elas quais forem. E assim me preparei para ler o que esperava ser, mais um policial "morno".

Este exemplar foi obtido através do site de trocas de livros Winking Books.

Linked synopsis...
 "The 9-word clue was one of 9 cryptic notes that had been sent to taunt Inspector Queen and Ellery 9 days after the murder. Nino Importuna had been obsessed with the number. He had lived by it. Now the killer who brought a trio of gory deaths to Nino's 9th-floor penthouse at No. 99 East was camouflaging his identity in a jungle of 9s. And daring Ellery to find him. The case was destined to be a dazzling contest of wits--to the 9th degree! "
fromgoodreads
Linked opinion...
A minha expectativa inicial não se afastou muito da realidade. Esta foi uma leitura razoável, de uma história que pouco deixará na minha memória, tal como tem acontecido com as restantes leituras desta colecção que realizámos aqui no blogue.

Este livro é o último de uma série de 36, a série "Ellery Queen". Ellery Queen é um heterónimo criado em 1929 pelos primos Frederic Dannay e Manfred B. Lee. Estes autores conseguem assim, um personagem principal, escritor e autor dos seus próprios livros. Esta foi uma perspectiva interessante neste livro e algo inovadora. O protagonista é o autor, escritor de profissão, cujo pai é detective e frequentemente lhe pede ajuda para solucionar os crimes. E foi isso que aconteceu nesta história.

Os enigmas em torno do número nove, poderiam ser também uma mais valia à história. Contudo, e em minha opinião, se bem que o número nove surja cedo na história, associado às superstições de uma das vítimas, a sua relação com os assassinatos é bastante mal explorada. A história acaba também por ter um desfecho pouco surpreendente, o que não ajuda à minha opinião sobre a mesma.

Um outro aspecto que prejudicou seriamente a leitura foram as gralhas da edição. Se bem que "Colecção Vampiro" já se tenha transformado para mim em sinónimo de gralhas, esta edição conseguiu ainda assim surpreender-me.

Concluindo, mais um policial morno, numa edição de fraquíssima qualidade, e cuja leitura não aconselho.

Linked books...

A Vida e Opiniões de Tristram Shandy - Laurence Sterne

Canções de Experiência e de Experiência - William Blake

As Aventuras de Sherlock Holmes - Sir Arthur Conan Doyle (o autor foi mencionado, e uma vez que este seu título já se encontra na nossa estante de livros a serem lidos, escolhemo-lo para representar esta referência)

Poemas e Cartas, Antologia para um Recital - Emily Dickinson (a autora foi mencionada, e este foi o título escolhido para representar esta referência, por existir edição em português)

Notre-Dame de Paris - Victor Hugo (foi mencionado o personagem central deste livro: Quasimodo)

Infortúnios da Virtude - Marquês de Sade ( o autor foi mencionado, e este foi o título escolhido para representar essa referência, por existir um exemplar disponível no site Winking Books)

Cheiro´s Book of Numbers - Cheiro (Count Louis Hamon)

MacBeth - William Shakespeare (foi mencionada Lady MacBeth, uma das personagens principais desta tragédia de Shakespeare)

Paraíso Perdido - John Milton (foi referida "a harmonia celeste de Milton")

Le Vergini Delle Roche - Gabriele D'Annunzio (o autor foi mencionado, e uma vez que este seu título já se encontra na nossa lista de livros a serem lidos, escolhemo-lo para representar esta referência)

Love´s Labour Lost - William Shakespeare

The History of Rasselas, Prince of Abissinia - Samuel Johnson (o autor foi mencionado, e uma vez que este seu título já se encontra na nossa lista de livros a serem lidos, escolhemo-lo para representar esta referência)

A Vénus das Peles - Leopold Sacher-Masoch  (o autor foi mencionado, e este foi o título escolhido para representar esta referência, por existir edição em português)

Maigret e os Pescadores da Terra Nova - Georges Simenon (surgiu em publicidade da editora/súmula nas ultimas páginas do livro/ "Próximo Volume")
 
Linked poems...
A Poison Tree

I was angry with my friend:
I told my wrath, my wrath did end.
I was angry with my foe:
I told it not, my wrath did grow.

And I watered it in fears,
Night and morning with my tears;
And I sunned it with smiles,
And with soft deceitful wiles.

And it grew both day and night,
Till it bore an apple bright.
And my foe beheld it shine.
And he knew that it was mine,

And into my garden stole
When the night had veiled the pole;
In the morning glad I see
My foe outstretched beneath the tree. 

------------

The Flower and The Leaf, by John Dryden
 Linked people...
Frederico Fellini
Ptolomeu
Lars Porsena
Savonarola

E.E. Cummings
Joan Sutherland
Puccini
Rossini
Pietro Bernini
Linked places...
Lugano
(Itália)
Rio East
(Nova Iorque, E.U.A.)
Prisão de Danbury(E.U.A)

Adis-Abeba
(Etiópia)
Upper East Side
(Manhattan, Nova Iorque, E.U.A.)
Larchmont
(Westchester, Nova Iorque, E.U.A.)
Deserto de Neguev
(Israel)
Metropolitan Museum of Art
(Nova Iorque, E.U.A.)
Fonte Barcaccia na Piazza di Spagna
(Roma, Itália)
Via Margutta
(Roma, Itália)
Via del Babuino
(Roma, Itália)
Linked art...
Gypsy Girl de Frans Hals
Composição em Cinzento e Preto de Whistler
( Retrato da Mãe do Artista)
 Linked historical battles...
Batalha de Maiwand
Linked mythological figures...
Teseu e o Minotauro
Mnemosine
Calíope
Deucalion
Erato
Ariadne
 Linked opera...
Linked animal...
Marabu
Linked brands...

cachimbo Charatan
tabaco Medalha de Honra

sapato Oxford
bomba de gasolina Texaco
Poltrona Brewster

carta de jogar Bicycle
Linked drinks...
Tipperary
Vermute
Tom & Jerry
Linked food...
Cacciucco alla Livornese
Linked looked up words...
canhestro - [popular] sem habilidade ou agilidade = desajeitado; feito às canhas; acanhado, tímido. 
cotica - banda estreita que atravessa o escudo (nos brasões).
diatribe - escrito ou discurso violento ou injurioso (que acusa ou critica)
estiolar - [figurado] atrofiar ou atrofiar-se; causar ou padecer estiolamento (atrofia do vegetal que, privado de luz, cresce rápida e desmedidamente à procura dela; [figurado] fraqueza, raquitismo).
patronímico - relativo ao pai, e especialmente ao nome dos pais.
reabartativo - que parece ter duas barbas, gordo; [figurado] carrancudo, rude; antipático; duro, agreste, irritante.
redibitório - relativo a redibição (acto ou efeito de redibir = tornar sem efeito a vende de); que pode anular a venda de algo (ex: o bem não continha nenhum defeito redibitório)  
vátio - quantidade de trabalho eléctrico, oficialmente chamada watt.
ventripotente - que tem estômago forte; que gosta muito de comer = gastrónomo; [jocoso] que tem barriga grande = barrigudo.

Wednesday, June 18, 2014

O Herói da Torre - Hans Hellmut Kirst

Linked by...
No exemplar "A Torre de Vidro", de Robert Silverberg, a editora publicitou três títulos de Hans Helmut Kirst. Este foi o escolhido entre os três publicitados, escolha essa que foi feita de forma aleatória.

A literatura de guerra não será um dos meus géneros de eleição, mas já aqui houve no blogue, agradáveis surpresas neste campo. Apesar de conhecer o autor apenas de nome, sei que é um dos escritores de referência no tema da alemanha nazi. Desta forma, antes da sua leitura, estava bastante curiosa sobre o livro, e esperava vir a ser  agradavelmente surpreendida.

Este exemplar foi adquirido na Feira da Ladra em Julho de 2013.

Linked synopsis...
"A catástrofe teve início quando, no fim do Verão de 1940, uma "pesada bateria de defesa antiaérea" tomou posição na orla da cidade D., situada cerca de oitenta quilómetros ao sul de Paris. Aí morreram, logo de entrada, várias pessoas em "condições perfeitamente normais", segundo então se disse.

Isto passou-se numa época em que a guerra começava a instalar-se como "necessidade nacional", numa época em que até mesmo um assassínio era considerado "perfeitamente normal", se bem que na linguagem corrente daqueles tempos se lhe atribuíssem designações bem mais agradáveis. Seja como for: o que então se passou ainda hoje é considerado por muita gente como "humanamente compreensível", ainda que não propriamente correcto "do ponto de vista da justiça e da moral".

No entanto, já então existiam, felizmente, alguns indivíduos para os quais tais "circunstâncias de guerra" assumiam o carácter de um desafio. Se bem que até mesmo esses não tardassem em reconhecer que, de acordo com as leis da própria guerra, a única hipótese que lhes restava era tentar assassinar os assassinos. Pelo menos, um deles. E assim aconteceu.

Mais um livro em que o consagrado escritor alemão Hans Helmut Kirst continua a sua denúncia ao absurdo da guerra, na sequência de uma já vasta produção, cujos leitores em todo o mundo se contam por muitos milhões.
"
Linked opinion...
Esta é uma excelente leitura. Como disse atrás, não sou grande adepta do tema, até porque me parece que a temática da segunda grande guerra estará já um pouco esgotada no que concerne a histórias, mas isso neste caso revelou-se falso. Neste livro encontrei uma perspectiva totalmente inovadora para mim.

O tema da segunda guerra mundial é muitas vezes abordado de uma forma "hollywoodesca" , com heróis e histórias de amor que lhe conferem um "glamour" que está longe da realidade dura e crua de uma guerra. Nada disso se passa neste livro. Achei igualmente positivo tratar-se da perspectiva alemã, do "inimigo nazi", e não dos aliados, cujas histórias são mais frequentes.

O livro relata o dia-a-dia de uma bateria alemã estacionada numa zona da França ocupada. Está repleta de personagens fortes e peculiares. A guerra é o contexto, o ponto de partida que serve para reflectir sobre os comportamentos destes personagens. Retrata o pior dos seres humanos, potenciado por este contexto, e salienta-se o facto de nenhum tipo de personalidade se encontrar a salvo desta influência. A ideologia nazi, neste caso, não justifica os comportamentos, já que poucos ou nenhuns dos personagens se revêem nela, apesar de serem soldados alemães. Resume no fundo, como todos somos capazes do pior, desde que a situação seja propícia a que tal aconteça. É uma chamada de atenção também para o facto de que em situação de guerra, criminosos e doentes mentais podem ser os derradeiros heróis.

Não há nada a apontar sobre a forma como o autor escreveu esta história. Mantém o enredo complexo e sempre interessante. Em termos estruturais, o autor faz também algo que acresce muito à história central, pois introduz os comentários "actuais" dos personagens, que falam sobre o que se passou naquela época. Temos assim acesso à forma como alguns personagens do enredo revêm aquele período do seu passado. Esta é, sem dúvida, uma mais valia ao texto. Mas mesmo no enredo central, o autor não se limita a relatar, pois introduz a sua própria ironia e sarcasmo à narrativa, de uma forma muito subtil e habilidosa.

Resumindo, este é um bom  livro, cuja leitura aconselho. mesmo a quem já esteja um pouco cansado do tema da Segunda Guerra Mundial, ou a quem o género de Literatura de Guerra não interesse por aí além. Esta é mais uma história de pessoas, do que uma história de guerra.

Linked books...
Fábulas de Esopo - Esopo (foi mencionada a fábula "A Raposa e as Uvas", cuja autoria é atribuida a Esopo)

A Manhã - Romain Rolland (foram referidos "os livros do célebre escritor Romain Rolland", tendo-se escolhido este por existir edição em português)

D. Quixote de La Mancha - Miguel de Cervantes (foi mencionada "Dulcineia", e "Sancho Pança", personagens deste romance)

Proteu - Morris West (publicidade da editora)

Nós Somos a Geração do Terramoto - Jeffrey Goodman (publicidade da editora)

A Morte de Empédocles - Friedrich Hölderin ( Hölderin foi mencionado pelas suas versões das tragédias gregas e pelos seus poemas. Escolhemos este título para representar estas referências, por ter edição em português)

A Oeste Nada de Novo - Erich Maria Remarque (Foi mencionado o autor no que respeita a um livro seu sobre a 1ª guerra mundial, sem especificar o título. Escolhemos este título por ser um livro sobre essa temática e por se encontrar já na nossa lista de livros a serem lidos)

Mary Stuart - Friedrich Schiller (Foi mencionado o autor, e escolhido este título para representar esta referência, por já se encontrar na nossa lista de livros a ler)

Assim Falou Zaratustra - Friedrich Nietzsche (Foi mencionado o autor, e escolhido este título para representar esta referência, por já se encontrar na nossa estante de livros a serem lidos)

Fundamentação da Metafísica dos Costumes - Immanuel Kant (Foi mencionado o autor, e escolhido este título para representar esta referência, por já se encontrar na nossa estante de livros a serem lidos)

Sobre o Teatro de Marionetas e Outros Escritos - Henrich von Kleist (O autor foi mencionado, e este foi o título escolhido por ter sido a única edição em português encontrada)

Discursos sobre Educação - Georg Wilhem Friedrich Hegel (O autor foi mencionado, e este foi o título escolhido por se ter encontrado uma edição em português)

As Afinidades Electivas - Johann Wolfgang Goethe (Foi mencionado o autor, e escolhido este título para representar esta referência, por já se encontrar na nossa lista de livros a ler)

Linked newspapers and publications...
Preussischen Zeitung
Völkischer Beobachter
Linked music...



Benny Goodman
(foram mencionados os "discos de Benny Goodman")


Linked places...
República de Weimar
Fontainbleau
(França)
Maxim´s
(Paris, França)
Mlawa
(Polónia)
Trier
(Alemanha)
Gelsenkirchen
(Alemanha)
Linha Maginot
(França)
Dunquerque
(França)
Darmstadt
Linked people...
Hermann Löns
Opel Olympia
Panhard
Enzian
Linked historical events...
Revolta dos Boxers
Linked drinks...
Veuve Cliquot Ponsardin
Calvados
Otard
Cointreau
Rotschild Chateau Lafitte
Chartreuse
Rosé D'Anjou
Steinhäger
Kirsch
Linked weapons...
Pistola 08
Walther
Mauser
Linked military condecorations...
Cruz de Ferro
Linked animals...
Leonberger
Linked looked up words...
caliça - cal ou gesso desprendido das paredes.
cloacas - lugar onde se deitam as dejecções = esgoto, latrina
vetusto - muito velho, antigo; deteriorado pelo tempo; respeitável pela sua ancianidade.