Friday, March 28, 2014

Calafrio - Henry James

Linked by...
Este livro surgiu no blog de forma pouco usual. Depois de termos lido Esteiros de Soeiro Pereira Gomes, e quando fizémos o post, uma das nossas seguidoras referiu que gostaria de ler o livro. Sua mãe teria até um exemplar que não conseguía encontrar. Dado o interesse desta nossa leitora, achámos por bem enviar-lhe o nosso exemplar, e ela (Catarina Rodrigues) quis oferecer-nos também um livro em troca. Esse livro é o que nos propomos agora a ler: Calafrio de Henry James.

Nota - posteriormente ocorreram as seguintes referências:
Linked opinion...
Este é um livro que deixa uma sensação estranha. Recordo-o à distância com um sentimento mais positivo do que aquele que senti durante a sua leitura.

A narrativa não é simples. Em algumas partes é até bastante densa, e nem sempre compreensível numa primeira leitura. É um estilo de escrita um pouco estranho, mas ao qual nos acabamos por habituar.

A história no fundo não é nada. Poderia até ser apenas uma alucinação ou um relato de uma imaginação demasiado poderosa. O autor chamou a este seu trabalho um exercício puro de imaginação, mas eu sinceramente não encontrei nada de criativo ou imaginativo, mas apenas lugares comuns. No entanto o ambiente que ele consegue criar à volta da história, é o verdadeiro causador do calafrio.

Em relação a esta edição devo dizer: não presta. É mesmo pior do que um livro da colecção vampiro, e bastante pior. Julgo que é uma blasfémia deitar livros para o lixo, mas acreditem que este esteve por pouco. Não o fiz pela forma como o livro me chegou às mãos, e porque apesar de tudo, consegue-se ler. Em primeiro lugar as gralhas. Um leitor já espera encontrar uma ou outra gralha, e isso é normal. O que não espera é que elas se sucedam repetidamente, e que quando já está quase a esquecer-se das gralhas que o irritaram, novo conjunto apareça. Mas esta edição foi mais longe que isso...bem mais longe: páginas trocadas! Sim, leram bem...páginas trocadas, e não foram só uma ou duas...Foi exasperante andar á procura da página seguinte para continuar a ler. Sei que a minha leitura foi sem dúvida prejudicada por esta edição e acho que é uma falta de respeito pelo autor e pela literatura, tratar um texto desta forma.

Em suma, não consigo aconselhar, mas também não consigo dizer-vos para fugirem deste livro. O que vos digo é: vejam as opiniões dos outros blogues em baixo, e decidam por vossa conta e risco :). Mas uma coisa posso aconselhar e faço-o fortemente: NÃO leiam esta edição!!!

Linked opinion by other bloggers...
As Leituras do Corvo 
Metáfora de Refúgio 
Estante de Livros

Linked books...

Amélia - Henry Fielding

Mysteries of Udolpho - Ann Radcliffe 

As seguintes obras foram mencionadas na "Introdução à leitura de Henry James", que precede o texto nesta edição:
O Corvo - Edgar Allan Poe
O Quebra-Nozes - Hoffmann (referida a "fantasia pura", género Hoffmann)
A Vida Amorosa de Moll Flanders - Daniel Defoe (o autor foi mencionado. Dele, já lemos aqui no blog dois títulos: Robinson Crusoe e História Política do Diabo, pelo que procurámos um título diferente.)
Filhos e Amantes - D. H. Lawrence (foi mencionado o autor. Dele já lemos Mulheres Apaixonadas, e este título, Filhos e Amantes já constava da nossa lista de livros a serem lidos)
A Tempestade - William Shakespeare (Shakespeare foi mencionado. Do autor já lemos: Hamlet, MacBeth, O Rei Lear, Otelo, Romeu e Julieta, e Sonho de Uma Noite de Verão. A Tempestade já constava da nossa lista de livros para ler)

Linked movies...


Linked places...
Trinity College (Cambridge)
Hampshire
Essex
Mar de Azov
Linked looked up words...
alanceado - ferir com lança; afligir, pugir; estimular.
beleguim - oficial de diligências.
lucilar - brilhar escassamente; tremeluzir; luzir a espaços.
marçano - aprendiz de caixeiro.
prosaísmo - falta de nobreza, de ideal.
rebato - soleira, degrau.
réprobo - reprovado, condenado às penas do inferno; precito; banido da sociedade.
revindicta - vingança de uma vingança; desforra; desafronta.

Monday, March 24, 2014

Os Revoltados do Caine - Herman Wouk

Linked by...
"Relato de Um Náufrago" de Gabriel García Márquez. Na verdade, o livro referido nesta obra era  "El Marinero Renegado" mas não se encontrou nenhuma edição. Terá sido através da referência ao filme "Os Revoltados do Caine" (1954), e de acordo com o espírito do blogue, que surgiu esta referência. A obra foi adquirida na Wook e no dia 6 de Janeiro de 2014 respondi a um post feito pela Ana na página do facebook do Linked Books para iniciar esta aventura.

Linked opinion...
Esta obra é a prova “viva” de que nunca devemos julgar um livro pela sua capa nem pelo seu tamanho, pois fiquei completamente rendido à história assim que comecei a folhear as primeiras das suas 584 páginas. O nome da mesma suscitou-me, desde logo, uma curiosidade enorme (até porque já fui militar) e queria saber o porquê desta revolta. Senti-me, imediatamente, “linkado” à personagem à medida que esta ia relatando a sua carreira naval bem como a sua vida pessoal (com a qual me identifiquei inúmeras vezes). 

Toda a trama se desenrola durante a 2ª Guerra Mundial e conta-nos como Willie Keith, um rapaz de Princeton, despreocupado e folgado, se torna num adulto perante as situações que lhe são impostas. Com ele, embarcamos naquela que será a viagem da sua vida e conhecemos vários dos membros da tripulação, entre eles, o capitão Queeg, um homem com os nervos e a prepotência à flor da pele que comanda o Caine (um velho draga-minas). Até ao embarque, já eu devorava página atrás de página, com vontade de descortinar as peripécias que o jovem aspirante vivenciou. Mas o melhor ainda estava para vir… Após terem enfrentado um tufão, onde toda a tripulação temeu pela própria vida, os oficiais revoltam-se e apoderam-se do Caine. Mas o tufão não é o pior que este rapaz terá de encarar, pois chegados a terra terá de defender-se do tribunal de conselho de guerra, onde será representado por Barney Greenwald, um advogado judeu extremamente exímio na sua função. No decorrer da leitura são-nos feitas inúmeras referências a múltiplas personalidades, a várias obras literárias, e a músicos e artistas conhecidos, tornando-se assim numa obra rica em termos culturais. Infelizmente, não vos vou contar mais… para saberem com que aventuras Willie se deparou e como correu o processo, terão de ler esta magnífica pérola da literatura que obteve um Prémio Pulitzer e ocupou, durante 3 anos, a lista de “bestsellers” do NEW YORK TIMES.
 O autor dedicou esta sua obra à esposa.

Linked books...
(pela ordem com que foram mencionados)
A Christmas Carol - Charles Dickens
Clarissa Harlowe - M. M. Mckenna
Paradise Lost - John Milton
The Poems of Gerard Manley - Gerard Manley Hopkins
Dombey and Son - Charles Dickens
The Pickwick Papers - Charles Dickens
The Ordeal of Richard Feverel - George Meredith
The Rivals - Richard Brinsley Sheridan
Ulysses - James Joyce
Guerra e Paz - Leo Tolstoy
Crítica da Razão Pura - Immanuel Kant
Bleak House - Charles Dickens
Finnegans Wake - James Joyce
Billy Bud - Benjamin Britten
Pensamentos - Blaise Pascal
Troilus and Cressida - William Shakespeare William Shakespeare
O Crime de Sylvestre Bonnard - Anatole France

Linked citation...
(citação de outro livro referida) 
"A vida é um sonho um pouco mais coerente que a maior parte deles" da obra "Pensamentos" de Blaise Pascal

Linked movies...
Linked magazines...

Esquire
Life
 Linked journals...
Ladies Home Journal
Linked People...
Lorenzo da Ponte
Pavel Tchelitchev
Cole Porter
Noel Coward
Danny Kaye
Linked guns...


Linked boats...




Linked brands...





Linked musics...






Wednesday, March 19, 2014

Manon Lescaut - Antoine François Prévost

Linked by...
A Dama das Camélias de Alexandre Dumas (filho) enviou-nos nesta direcção. Na direcção de um autor que me é totalmente desconhecido, e de uma obra que nunca ouvido falar. Manon Lescaut é no entanto muitas vezes mencionado em "A Dama das Camélias", e um exemplar do livro figura mesmo como um objecto importante nessa história. 

Tendo gostado imenso do livro de Dumas (filho), a expectativa é moderada para este.  De qualquer das formas, estamos à espera de algo novo.

Este exemplar foi adquirido na feira dos jardins do CCB, em Março de 2013.

Linked opinion...
Depois de ler este texto, entendi claramente a ligação ao livro "A Dama das Camélias", e o seu papel nessa história. As duas histórias estão quase coladas, para minha tristeza pessoal. 

Essa tristeza surge por dois motivos: retira valor à obra A Dama das Camélias, por esta ter sido escrita depois, e ser tão idêntica a um texto já existente. Por outro, retira interesse ao desenrolar da leitura, já que existem tantas coisas tão parecidas.

Assim, e apesar de se tratar de uma boa história, e bem escrita (atenção que o tipo de linguagem utilizada é da época em que foi escrita), acabou por ser uma decepção. Estava constantemente a lembrar pormenores do outro livro.

Decepcionante para quem leu "A Dama das Camélias", mas potencialmente um excelente livro para quem não o fez. É assim que resumo a minha opinião sobre Manon Lescaut.

Linked opinion by other bloggers...
opinião no blog "Clube de Leituras"
na rúbrica "As Novidades da Livraria", do jornal online do Partido da Causa Operária.
no blog "Quarto Escuro"

Linked books...

Andrómaca - Jean Racine (Foram referidos os "versos de Racine". De Racine temos já vários livros na nossa lista de livros a serem lidos, e este título, Andrómaca, é o primeiro da lista)

Arte Poética - Horácio (Foram mencionadas as "passagens de Horácio", e este título consta da nossa lista de livros a ler, pelo que o aproveitámos para representar essa referência)

Eneida de Virgílio

Linked places...
Cour-La-Reine
Passy
Bosque de Bolonha
Rue de Saint-André-des-Arts
Ponte Saint-Michel

La Rochelle
Évreux
Arras

Calais
 Linked game...
Piquet
Linked looked up words...
adelo - pessoa que compra roupas e coisas usadas para vender.
archeiro - guarda do paço, guarda da Universidade, soldado armado de arco.
argentário - guarda-pratas, capitalista (figurado).
bargante - homem de maus costumes; biltre, velhaco, atrevido.
congraçar - restabelecer a boa harmonia entre desavindos.
dilúculo - crepúsculo matutino.
doesto - acusação injuriosa.
enxovia - parte térrea ou lajeada da prisão, rente com a rua, ou abaixo do seu nível.
fâmulo - servidor, criado.
morigerado - que tem bons costumes ou vida exemplar.
passadio - alimentação diária ou habitual.
recidiva - que torna a aparecer, que comete novamente o mesmo erro ou a mesma falta.
vitualhas - conjunto de provisões de alimentos.

Thursday, March 13, 2014

A Aventura na Ilha - Enid Blyton

Linked by...
No livro Os Homens que Odeiam as Mulheres, de Stieg Larsson , foram mencionadas as Aventuras dos Cinco de Enid Blyton. Estando este título disponível na Winking Books , tratei logo de o pedir. No entanto, quando chegou, verifiquei  que este não era um livro da série de "Os Cinco", o que não reflecte a "ligação" com o primeiro volume da trilogia Millenium. Decidimos no entanto, lê-lo de qualquer das formas. Tenho muito boas recordações dos livros de Enid Blyton, e estou curiosa sobre como será lê-los agora em adulta...

Linked opinion...
Foi uma experiência muito gira. Mais um regresso ao passado, a uma autora que teve um enorme impacto na minha infância. Simplesmente adorava todos os livros que dela li em pequena, e foi por sua causa, que locais como faróis solitários, ou colégios internos, passaram a fazer parte do meu imaginário. Como eu gostaria naquela altura de ir morar para um farol... 

Agora de regresso, é óbvio que a história não tem o mesmo impacto. Mas é de igual forma uma história poderosa e muito interessante, que prende o leitor. Torna-se no entanto um pouco menos credível, talvez por falta daquela imaginação infantil que tudo possibilita.

É óbvio que recomendo, principalmente enquanto experiência de "Regresso ao Passado".  No entanto, e como é natural, é mais recomendado para os nossos mais novitos. 

Linked books...
Os Cinco na Ilha do Tesouro - Enid Blyton (escolhido este livro, uma vez que A Aventura na Ilha não é representativa da menção no livro Os Homens que Odeiam as Mulheres de Stieg Larsson, que mencionou as Aventuras dos Cinco e não a série "Aventura" de Enid Blyton)
A Aventura no Castelo - Enid Blyton (uma vez que é a continuação, ou seja o número dois desta série "Aventura" da autora)

Linked animals...
Bicha-Cadela
Caramujo
Torda-Mergulhadeira
Linked popular sayings...
"Tratos de polé" quer dizer «suplício», «tortura», «maus tratos».  Passar ou sofrer tratos de polé é uma expressão popular com o sentido de «ser vítima de maus tratos, torturas, tormentos». 

"à compita" -  à porfia, em luta, lutado na disputa.

Linked looked up words...
adunco - em forma de garra, curvo, recurvado.
alfarrábio - livro antigo e de grandes dimensões, livro de pouco valor ou utilidade.
assomadiço - diz-se do indivíduo que se irrita fácilmente.  
porfiado - renhido, disputado, teimoso.

Thursday, March 6, 2014

Ájax - Sófocles

Linked by...
Este título foi mencionado nas notas, em Rei Édipo e também em Antígona, ambos de Sófocles. Para além dessa ligação, podemos observar na foto do exemplar que li, que ele contém estas três obras, pelo que a ligação estava feita, de qualquer das formas.

Os clássicos gregos têm sido uma mais valia neste blogue, e a sua descoberta um autêntico prazer, pelo que é com expectativa que iniciei a leitura da ultima tragédia que me faltava ler deste exemplar.

Nota - este título ficou também posteriormente "ligado" a:
Linked opinion...
Mais uma vez uma leitura imperdível. Novamente, num pequeno texto apenas, com um enredo bastante simples, são tratados aspectos chave da condição humana.

Aqui, é a honra que toma o papel principal, e sobre a qual recai o ónus da tragédia. É uma excelente história.

Não deixem por favor de ler estes clássicos, para poderem entender que privilégio é este o de podermos hoje em dia, ter estes títulos nas mãos.

Linked books...
Os livros que em seguida listamos foram mencionados nas notas:
Ilíada - Homero
Coéforas - Ésquilo
Eunénides -  Ésquilo
Agamemnon - Ésquilo

Linked places...
Argos (Grécia)
Rio Escamandro
Icária (Grécia)
Cnossos (Grécia)
Linked mythological figures...
Sísifo
Anticleia 
Linked looked up words...
ablução - lavagem, purificação por lavagem; vinho e água com que o celebrante lava os dedos e o cálice na missa; a parte da missa em que essa cerimónia é praticada.
truão - bobo, chocarreiro; saltimbanco, palhaço.

Wednesday, March 5, 2014

A Rapariga que Sonhava com uma Lata de Gasolina e um Fósforo - Stieg Larsson

Linked by...
Como não poderia deixar de ser, foi o livro Os Homens que Odeiam as Mulheres de Stieg Larsson que nos trouxe até este, o segundo volume desta trilogia "Millenium". Uma vez que o primeiro livro da trilogia foi uma excelente leitura, não esperamos nada menos deste, e foi com imensa vontade que iniciámos a leitura deste livro.

Linked opinion...
Esta é uma leitura muito muito boa, e uma continuação da trilogia que, em minha opinião, não poderia ter sido melhor conseguida. Se depois do livro número um, fiquei com vontade de ler este, depois deste, com mais vontade ainda fiquei de ler o último.

Foi uma fantástica surpresa ver que desta vez a história anda mais em torno da nossa personagem favorita do primeiro volume: Lisbeth Salander.

A história é interessante do princípio ao fim, conseguindo ser ainda mais cativante que a do volume anterior. No entanto, em alguns momentos pareceu-me pouco credível, e é o único reparo que tenho a fazer.

Mal posso esperar por ler o ultimo volume.

Linked opinion by other bloggers...
por N. Martins no blog Quero Um Livro
por Rosa Soares no blog Conta-me Histórias 
por Rita Ribeiro no blog A Magia dos Livros

Linked books...

From Russia with Love - Ian Fleming


Crime e Castigo - Fiódor Dostoievski 

Bill Bergson, Master Detective - Astrid Lindgren (foi mencionado o personagem Bill Bergson, o "Super Bloomkvist", e escolhido este título porque já se encontrava na nossa lista de livros a ler)

Os Três Porquinhos - Joseph Jacobs (foi mencionado o porquinho prático)

Pipi nos Mares do Sul - Astrid Lindgren (o autor mencionou "Pipi das Meias altas" e este foi o título que escolhemos para representar esta referência, por existir um exemplar disponível na Winkingbooks)  


Os seguintes livros surgiram enquanto publicidade da editora:
Memória de Elefante - António Lobo Antunes
Mensagem - Fernando Pessoal
Tudo o que temos cá dentro - Daniel Sampaio
Os Versículos Satânicos - Salman Rushdie
You - Manual de Instruções - Michael Roizen

Linked movies...
Linked music...
 Putting out Fire (With Gasoline) - David Bowie

On a Slow Boat to China

Debbie Harry (Blondie) - "Maria"
Linked places...
Mesquita de Al-Aqsa (Jerusalém, Israel)
Santa Lúcia
Dominica
Aeroporto Leonardo da Vinci (Itália)
St. Georges (Granada)
Grand Étang (Granada)
Sandhamn (Helsínquia, Finlândia)
Gotland (Suécia)
Stallarholmen (Suécia)
Aeroporto de Arlanda (Estocolmo, Suécia)
Aeroporto Grantley Adams (Barbados)
Talinn (Estónia)
Riga (Letónia)

Mosebacke (Suécia)
Saltsjön (Estocolmo, Suécia)

Lago Mälaren (Suécia)
Linked people...
Diofanto
Martin Gardner
Pierre de Fermat
Andrew Wiles
 
Maurice Bishop
 

Linked art...
Foram mencionados os quadros de Carl Larsson
Na imagem, Modelo escrevendo cartões postais, 1906.

Linked weapons...

Browning .22
P-83 Wanad

Colt 1911 Government
Linked star...
Regulus
Linked knots...
Nó de Barqueiro