Wednesday, November 19, 2014

Fragmento - Inês Montenegro

Linked by...
Este livro chega ao nosso blogue, enquanto link inicial, por sugestão de leitura na plataforma Goodreads. Foi Vítor Frazão o "responsável" por esta sugestão, a qual desde já lhe agradecemos.

Constitui-se assim enquanto "Link Inicial", não estando, pelo menos para já, "linkado" a qualquer outra obra lida neste blogue.

Não é o primeiro título que leio desta autora, mas é a primeira vez que o faço no âmbito do Linked Books. Tenho muito gosto em que uma obra sua nos tenha aqui chegado, uma vez que admiro bastante a sua escrita. Foi assim com muito prazer que iniciei esta leitura, antecipando, dada a minha experiência anterior a ler esta autora, um texto de excelente qualidade.

Este exemplar foi obtido no Smashwords, onde está disponível gratuitamente. Está também disponível para leitura no blogue Fantasy & Co.

Linked synopsis...

"Raquel observava a mulher no espelho. Movia-se quando ela se movia, imitava-a, mimicava-a… Mas não era Raquel. Raquel era Raquel e aquela mulher não era ela, era outra."
fonte: Goodreads

Linked opinions by other bloggers...

Infelizmente, não encontrei, no que respeita a blogues, posts opinativos sobre este conto. Tendo no entanto encontrado algumas opiniões "soltas", resolvi incluí-las aqui:

"Excelente escrita (como é habitual) e excelente história, com um pé no fantástico e outro no maravilhoso do quotidiano. O destino das personagens não surpreenderá dado à ambientação, mas os motivos talvez o façam (pelo menos ao leitor capaz de introspecção…)."
por Vítor Frazão, no Goodreads

"Um conto muito bom. Adorei a envolvência"
por Carina Portugal, no Fantasy & Co.

"Excelente conto, muito original, os meus parabéns. Só não o cotei com 5 estrelas por algumas palavras usadas que na minha humilde opinião empobreceram o texto. Mas não deixo de congratular a autora pelo mesmo, é desta garra e destas ideias inovadoras que a literatura Portuguesa precisa, força e mais uma vez parabéns."
por Adriano Nunes, no Goodreads

Linked opinion...
Um conto magnífico. Tal como esperava, trata-se de um texto que apresenta uma qualidade de escrita acima da média. Um pequeno conto, escrito de forma impecável, polida, que apresenta um ritmo e fluidez surpreendentes. Um exercício de escrita muito belo, que proporciona uma leitura agradável e envolvente.

Se bem que a qualidade de escrita não me surpreendeu, pois já havia lido outras obras da autora, o mesmo não se pode dizer em relação ao que é contado. No que concerne ao conteúdo deste conto, fui agradavelmente surpreendida com algumas facetas da autora que ainda não havia encontrado nas minhas anteriores leituras, como por exemplo, a sua extraordinária sensibilidade, e capacidade introspectiva.

É admirável a forma como a autora num conto tão breve, alcança uma profundidade que transcende o próprio texto. Em breves e belas palavras conta-nos o processo de reflexão da sua personagem principal sobre si mesma. O leitor é envolvido no íntimo caminho de auto-descoberta dessa personagem, e experiencia com ela os principais aspectos desse processo cognitivo e emocional, com todas as dúvidas e angústias associadas.

Desde a tenra idade, da constatação de si mesma enquanto "pessoa", da capacidade da criança se ver diferente do "outro", à formação da identidade dos anos adolescentes, somos levados a recordar os nossos próprios processos desenvolvimentais. A empatia é assim imediata, se o leitor assim o permitir, é claro.

Se bem que os artifícios utilizados para esta reflexão não sejam de todo originais, como o espelho, que me fez recordar o livro "Alice do Outro Lado do Espelho", ou o mito de Narciso, a forma magnífica como os utiliza faz esquecer o resto. É através deles, num jogo de inversos, que são lançadas as bases para uma profunda reflexão: o eu e o outro, o íntimo e o desconhecido, a proximidade e o afastamento, as quebras e a continuidade, o profundo e o supérfluo, a aceitação e o repúdio, o quente e o frio...

Resumindo, não posso recomendar mais. Para mais, estando disponível gratuitamente, não vejo nenhuma razão para o leitor não se lançar à descoberta desta jovem autora e da sua obra. Fiquei com vontade de ler mais, e espero que outros títulos seus surjam neste blogue.

Linked books...

Diabos Levem a Musa - Inês Montenegro (por ser da mesma autora, e por já se encontrar na nossa lista de livros a serem lidos, resolvemos considerar este título como "linkado" a esta nossa primeira leitura)

Wide Sargasso Sea - Jean Rhys (posteriormente a termos publicado este post, a autora informou-nos que se havia inspirado numa passagem deste livro, para escrever este conto.Por este motivo resolvemos incluí-lo nos seus "Linked Books")

Linked mythological figures...

Narciso
Linked flowers...

Narciso

1 comment:

  1. É, sem dúvida, um conto muito bom que merece ser lido :)

    Um abraço!

    ReplyDelete