Friday, October 17, 2014

Pipi nos Mares do Sul - Astrid Lindgren

Linked by...
Foi o autor Stieg Larsson que em dois dos títulos da trilogia Millenium ("Os Homens que Odeiam as Mulheres" e "A Rapariga que Sonhava com uma Lata de Gasolina e um Fósforo")  se referiu à Pipi das Meias Altas de Astrid Lindgren.

Encontrámos esta edição comemorativa dos 100 anos do nascimento da autora, com as ilustrações da edição original, na Winking Books. Por isso a escolhemos para seguir a referência de Stieg Larsson, desconhecendo na altura que esta era a ultima das três histórias que Astrid Lindgren escrevera sobre esta popular personagem.

A autora é uma novidade neste blogue, e a personagem Pipi é-me conhecida apenas de nome, uma vez não fez parte da minha infância. Estas circunstâncias, e o facto acrescido de ter sido mencionada por duas vezes numa trilogia que adorei, fez-me ficar muito curiosa sobre este livro. Foi assim com grande interesse que me dediquei a esta leitura, a qual duvido que aconteceria se não fosse a missão do Linked Books, de seguir todos os links sem excepção.

Linked synopsis...
"Tomás e Anita adoecem e, para recuperarem a saúde, a mãe das crianças deixa-as ir com Pípi passar uma temporada a uma ilha dos mares do Sul onde o seu pai, Efraim das Meias Altas, é rei daquele povo.

A temporada naquela ilha é uma aventura - exploram cavernas, jogam ao berlinde com pérolas verdadeiras, e quando os piratas ou os tubarões se intrometem nas brincadeiras, Pípi entra em acção para mostrar a sua força e pôr a correr os intrometidos. 

Com tantas emoções, será que conseguirão chegar a casa a tempo para o Natal? 

Depois de Pipi das Meias Altas e Pípi Entra a Bordo, esta é a terceira e última das três fantásticas histórias, de uma das autoras mais reconhecidas da Literatura Infantil Mundial, que agora publicamos, reeditando as ilustrações da edição original."

fonte: WOOK
Linked opinion...
Fui totalmente surpreendida por este livrinho maravilhoso, que se revelou uma autêntica delícia de leitura. Não poucas vezes me provocou sorrisos e algumas gargalhadas, chegando também a comover-me.

Após a leitura desta magnífica obra de literatura infantil, fiquei sem dúvida uma admiradora desta autora que antes desconhecia. Que grande imaginação, criatividade e originalidade, na criação desta história brilhante e genial, e dos seus personagens. Se fiquei admiradora da autora, o mesmo se passou em relação à sua personagem principal, a Pipi.

Se os dois amigos da Pipi são adoráveis, a Pipi é-o ainda mais, e ficará para sempre na minha memória. Um cruzamento entre uma menina franzina e uma super heroína, cuja força herculeana só encontra igual na bondade do seu coração. Tem tantas outras características memoráveis, como o seu irónico sentido de humor, a sua inesgotável energia, a sua lealdade para com os amigos, o seu sentido de justiça, e tantos outros. Não vejo como o leitor poderá resistir a ser completamente arrebatado e conquistado por esta singular personagem.

Tenho pena de ter iniciado esta minha descoberta pela última história, mas julgo que isso não terá muita influência para as futuras leituras das aventuras de Pipi de Astrid Lindgren, as quais não vejo a hora de ler. É por estes momentos que me motiva a minha "missão" no Linked Books de seguir todos os links, sejam eles quais forem. Sem este blogue, duvido que tivesse lido por iniciativa própria, esta pequena grande obra.

Não posso recomendar mais. Apesar de se tratar de literatura infantil, é um livro para todos, e ideal para ser partilhado entre gerações. Não se deixem enganar pela idade deste título, pois esta é uma obra intemporal, que espero que não caía no esquecimento, e que continue a fazer as delícias de miúdos e graúdos durante muitos muitos anos.

Linked books...

Filodemo - Luis Vaz de Camões (Luis de Camões foi mencionado, e este título foi escolhido para representar essa referência, por já se encontrar na nossa lista de livros a serem lidos)

Este é a última das três histórias de Pipi. A editora neste exemplar publicita os outros dois livros da série:
Pipi das Meias Altas - Astrid Lindgren
Pipi Entra a Bordo - Astrid Lindgren

Linked countries...
Singapura
Nova Zelândia
Austrália
Linked cities...
Hong Kong (República Popular da China)
Linked insects...
Vaca-Loura
Linked flowers...
flores de Hibisco vermelhas
Linked fruits...
Jacas
Linked looked up words...
opíparo - que apresenta abundância, riqueza ou luxo = faustoso, lauto, sumptuoso.

3 comments:

  1. Via esta série em pequena e gostava muito... já não me lembro de grande coisa, à excepção das tranças e das meias. Ela era o máximo :)

    ReplyDelete
  2. Eu tive a sorte de ver a série e ler o livro, o primeiro, bem... ler não... era em inglês daí que via as ilustrações e contentava-me com os relatos da mana mais velha que já arranhava o inglês nessa altura. Mas o que me interessava mesmo era imitar as maluqueiras da Pipi e tentar ter as tranças como ela.... nunca consegui,o meu avô fez-me uma armação com arame mas a "coisa" não funcionaca pois o meu cabelo era absurdamente espesso e pesado!

    ReplyDelete