Tuesday, November 4, 2014

A Liga dos Homens Assustados - Rex Stout



Linked by...
Foi a leitura de "Gambito" de Rex Stout, que nos levou à leitura deste segundo título do autor. Nomeadamente, na nota biográfica do exemplar de "Gambito" a que tivemos acesso, surgiam mencionados vários títulos. Na altura, de entre os títulos mencionados, escolhemos este, por existir um exemplar disponível no Winkingbooks, tendo sido nessa plataforma que  o adquirimos. Esta é a segunda obra do autor aqui publicada, apesar de o post ter sido elaborado pela Cristina. Rex Stout é um nome de referência e já fazia uns bons meses que ansiava por ler uma obra da sua autoria.

Linked synopsis...
Pesquisei sobre esta sinopse e o único resultado que obti foi a seguinte sinopse em inglês.

"Paul Chapin's college cronies have never completely forgiven themselves for the tragic prank that left their friend a twisted cripple. Yet with their Harvard days behind them, they thought it was all in the past - until a class reunion ends in a fatal fall, and mysterious poems swearing deadly retribution begin to arrive. Now this league of frightened men seeks Nero Wolfe's expert help. But are Wolfe's brilliance and Archie's tenacity enough to outwit a most cunning killer? "
Linked opinion...
Quando iniciei o meu percurso enquanto leitor, não necessitei de muito tempo para concluir que os policias são o meu género de eleição. Anteriormente, num post aqui publicado sobre o livro "Tempo de Espionagem" de Agatha Christie", falei sobre uma das escritoras de policiais mais conhecidas e conceituadas, e após finalizar esta leitura creio ter encontrado um autor com a capacidade de lhe fazer frente. Rex Stout é portador de uma escrita espantosa e possui a capacidade extraordinária de engendrar um bom enredo, como foi o caso de "A Liga dos Homens Assustados".

Nos anos 30, o autor criou um dos personagens que faria parte de 46 dos mais de 70 romances policiais por si escritos. Deu vida a Nero Wolfe, um detective de peso (literalmente) pois além da sua mestria na resolução dos casos de que ficava encarregue, era obeso. Gourmet e apreciador de cerveja, Nero tinha um hobby ao qual dedicava maioritariamente o seu tempo: o cultivo de orquídeas. Archie Goodwin era o seu fiel companheiro, com instintos argutos e batedor de pistas no terreno. Nero, com o seu auxílio, deslindava os crimes a partir do conforto de sua casa. Odiava sair, causa essa provocada pelo seu peso e excentricidade. A forma como se entendem e trabalham em conjunto, fazem Poirot e  Hastings corar de inveja. Isto porque, no meu ponto de vista, Archie é mais autónomo do que Hastings e Nero sem estar presente nos locais de crime como Poirot, consegue ter rasgos de génio semelhantes. Archie tornou-se no meu personagem favorito, é um poço de humildade e isto aliado à sua dinâmica e empenho cativa-nos por completo. Apesar do seu brilhantismo, achei Nero uma personagem arrogante e surreal.

O livro começa com a morte de alguns dos integrantes de um grupo de ex-amigos universitários. Todas as pistas apontam para Paul Chapin, um homem sinistro e misterioso que em tempos terá feito parte desse núcleo. Preocupados com o seu bem estar e segurança, os restantes membros acusam-no e requisitam os serviços de Nero para autenticarem as suas suspeitas e acabar com o rol de assassinatos. Como seria de esperar numa obra deste género, não irá faltar mistério, intriga, homicídio e também um pouco de romance à mistura. Fui completamente surpreendido com a elaboração de toda a trama. O livro possui um elevado número de personagens e tive medo que se pudesse tornar um pouco confuso, mas o autor tinha tudo perfeitamente sincronizado e não me deixou ficar perdido!

Gostei tanto desta obra que já fiz pesquisas sobre as edições que antecedem e se sucedem a esta. Quero explorar a sua vasta lista, conhecer novos personagens e perder-me nas teias de casos de crime por si tecidas. Para quem gosta de policiais aposto em como irão adorar este autor. Aqui vos lanço este desafio: vale a pena arriscar. Eu gostei de mais esta leitura!

Linked opinion by others...
opinião no blog "Bad Books Don`t Exist"
opinião de Gomes no blog "Alexandria" 

Linked books...

The Return Of The Native - Thomas Hardy

A Picada Mortal - Rex Stout (este título surgiu em rodapé na referência de um personagem que se encontra em ambas as obras)

The Iron Heel - Jack London 

Linked personalities...

Peter Stuyvesant

Andrea Mantegna
(após feita uma pesquisa e não obtendo um retrato do pintor, aqui fica uma das suas obras que se intitula de Isola di Carturo)
Linked places...




Linked newspapers...


Linked objects...



(esta foto é da minha autoria e foi tirada na feira de velharias de Coimbra na altura em que estava a ler o livro)

Linked flowers...





Linked cars...



(quando se referia ao seu carro, Archie, tratava-o por "a minha baratinha")

Linked organizations...

Exército da Salvação

Tammany Hall Organization

Linked movie...
The League of Frightened Men
(aqui fica um excerto da adaptação cinematográfica disponível no YouTube)

No comments:

Post a Comment