Friday, September 19, 2014

Os Cinco na Ilha do Tesouro - Enid Blyton

Linked by...
Este livro surge aqui de uma forma um pouco mais complexa do que habitual. Aconteceu que Stieg Larsson, no livro "Os Homens que Odeiam as Mulheres" fez referência às " aventuras dos cinco". Essa menção levou-nos em primeiro lugar à leitura do livro "A Aventura na Ilha" , de Enyd Blyton. No entanto, após essa leitura, verificámos que não seria totalmente representativo da menção de Stieg Larsson, pois é um livro da "Série Aventura", e não da série "Os Cinco". Desta forma, e para colmatar essa anterior falha, escolhemos para leitura este título, o primeiro desta série da autora.

Foi comprado na feira da Vandoma (Fontaínhas, Porto) no dia 14 de Julho de 2014 por apenas 0,50 cêntimos. Não consigo resistir quando vejo livros usados (ainda por cima a este preço e nestas condições). Acho que por si só já contam uma história e tenho de os comprar. Trata-se do nº1 da Colecção Juvenil da Empresa Nacional de Publicidade, chancela da Editorial Notícias que, até à data desta edição, contava com 16 publicações, sendo o primeiro volume da colecção "Os Cinco...".

Linked synopsis...
"Nesta nova aventura, os Cinco fogem para a ilha de Kirrin. Mas quem é que já lá esteve? E o que estará escondido no baú misterioso que encontraram? Quando os Cinco acham que estão no encalço de um bando de contrabandistas, escutam um grito arrepiante. O mistério parece cada vez mais difícil de desvendar... Mas, apesar das dificuldades, eles estão dispostos a lutar para fazer descobertas impressionantes! Nesta nova aventura, os Cinco fogem para a ilha de Kirrin. Mas quem é que já lá esteve? E o que estará escondido no baú misterioso que encontraram? Quando os Cinco acham que estão no encalço de um bando de contrabandistas, escutam um grito arrepiante. O mistério parece cada vez mais difícil de desvendar... Mas, apesar das dificuldades, eles estão dispostos a lutar para fazer descobertas impressionantes!"
fonte: WOOK

Linked opinion by other bloggers...
opinião no blogue "Livros que eu adoro ler"

Linked opinion...
Já conhecia, indirectamente, o trabalho desta autora. Penso que serão poucos, os da minha geração (1975), que não assistiram à série dos Cinco, quando ainda só existiam dois canais: a RTP1 e a RTP2, série esta que era baseada precisamente nas obras de Enid Blyton.

A ignorância, como muitas outras coisas, alimenta-se de desculpas, e eu ainda não tinha lido nada deste género por achar que são obras para os mais novos. Assim, fui dizendo a mim mesmo que tinha outras coisas para ler e rodeava-me de desculpas para não ter de o fazer. No entanto, colaborar num blogue destes permite-me contactar com todo o tipo de livros, independentemente dos meus gostos, e isso faz com que tenha muitas surpresas agradáveis. Dei por mim, ao terminar este livro, a pensar "a minha infância teria tido  mais momentos felizes se tivesse lido histórias como estas".

Durante a leitura desta obra fiquei sensibilizado com o conteúdo da mensagem que a autora tenciona transmitir. De facto, a escritora apela à importância de se dizer a verdade aos pais, de se ser honesto, sincero, de se ajudar o próximo... tudo de forma bonita e divertida, moldando e incutindo bons princípios nos mais novos. Apesar disso, sinto que esta leitura teria tido um impacto completamente diferente em mim, se o tivesse lido há anos atrás. Gostava imenso de os ter lido em miúdo. Na impossibilidade de voltar atrás no tempo, vou de certo ler outros livros desta colecção, e sentir-me de novo criança por algumas horas!

O livro relata-nos uma aventura que decorre durante as férias de verão, e dá-nos a conhecer Ana, Júlio e David, três irmãos que vão passar a época balnear a casa de uma prima, a Zé (Maria José). Como já repararam falta um integrante no grupo. O 5º elemento é o cão da Zé, o Tim, um parceiro meigo, fiel e que ostenta uma inteligência invulgar. Juntos, vão ter a experiência mais marcante das suas vidas, quando numa das suas expedições veraneantes encontram uma caixa com um mapa que os poderão levar a um tesouro e, sem dúvida, a uma grande aventura.

Aconselho miúdos e graúdos a acompanhar os Cinco até à ilha de Kirin. Enid Blyton tem uma escrita que nos seduz em dois tempos, transmitindo uma sensação de nostalgia, que nos faz querer voltar a ser criança.

Linked books...
Com este livro chegamos ao final de mais uma das nossas "correntes", o que quer dizer que este será  um "Last link". Aqui ficam os links que a formaram:
Série "The Famouse Five" (1978/1979)
O 1º episódio da série produzida pela Southern Television Nome, baseava-se precisamente neste primeiro livro e chamava-se "Os cinco na ilha Kirin.


Série "The Famouse Five" (1995-1997)
Em cima encontra-se o menu do DVD comercializado em 1995-1997 da série com o mesmo nome que a de 1978/1979.


Desenho animado "Os Cinco em Acção"
Esta série é mais recente e foi também inspirada nos livros de Enid Blyton, apesar de mudarem os nomes às personagens. Em cima, podem ver o trailer. 

3 comments:

  1. Só uma achega: a série, traduzida do inglês na década de 60, compreende não 19 mas sim 21 volumes.

    JPSantos

    ReplyDelete
  2. Li muitos livros dos cinco na minha infância e adolescência. Tenho boas recordações dessas leituras. Por cá (Açores) só havia um canal e a leitura era uma alternativa incentivada na minha casa com idas mensais à Biblioteca itinerante Caloste Gulbenkien.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Os Cinco também são uma forte redordação da minha infância, bem como a Bibiolteca Itenerante da Caloute Gulbenkian. Em Vendas Novas, durante muito tempo era a única biblioteca que havia, até se ter posteriormente instalado numa sala da Câmara Municipal e aguardava ansiosamente a passagem da "carrinha". Durante muito anos guardei carinhosamente o cartãozinho cor-de-rosa da bibioteca até que infelizmente teve sumiço. Obrigada pelo seu comentário, e por me ter levado a redordar estes tempos que guardo na memória com muito carinho :)

      Delete