Thursday, September 11, 2014

O Leopardo - Giuseppe Tomasi Di Lampedusa

Linked by...
Fomos conduzidos a esta leitura pela mão de Yann Martel. Martel, na sua obra "Beatriz e Virgílio", mencionou "Di Lampedusa e o seu leopardo", e foi assim que esta obra chegou ao Linked Books.

É a primeira vez que este autor é lido para o blog, e sobre ele e a sua obra muito pouco sabemos. Temos conhecimento de que este romance histórico passado na Itália é um clássico, e é considerado a obra-prima de Lampedusa.

De entre estas parcas informações, a que me fez ter maior vontade de o ler, foi o facto de se passar em Itália, país esse que "mexe" com o meu imaginário. Assim, apesar da capa que pessoalmente acho medonha, escolhi este livro para levar de férias e foi com muita curiosidade que iniciei a sua leitura.
 
Este exemplar foi obtido através da plataforma WinkingBooks.

Linked synopsis...
"Romance histórico situado na segunda metade do século XIX, "O Leopardo" conta a fascinante história de uma aristocracia siciliana decadente e moribunda, ameaçada pela aproximação da revolução e da democracia. O enredo dramático e a riqueza dos comentários, o contínuo entrelaçar de mundos públicos e privados e, sobretudo, a compreensão da fragilidade humana impregnam "O Leopardo" de uma particular beleza melancólica e de um raro poder lírico, fazendo dele uma das obrasprimas da literatura. Em 1959, foi-lhe atribuído o Prémio Strega e, em 1963, foi imortalizado no cinema por Luchino Visconti, com Burt Lancaster, Alain Delon e Claudia Cardinale nos principais papéis."
fonte: FNAC
Linked opinion...
Uma coisa é certa: esta não será a melhor leitura "para férias". Várias vezes me arrependi de ter sido este o único livro que escolhi para levar. Mas não me interpretem mal, não é um mau livro! De todo!

Este é um romance sólido e robusto, escrito de forma magnífica. Entendo perfeitamente porque se terá tornado um clássico e sido considerado a obra-prima deste autor. Contudo, pessoalmente, a história não me marcou nem me interessou particularmente. Se bem que o facto de se passar em Itália, mais precisamente na Sicília tenha despertado o meu interesse, achei o enredo desinteressante.

A história revela a vida de uma família da aristocracia italiana, ou melhor, a sua decadência. Vítima de mudanças políticas e sociais, a família "luta" ingloriamente para continuar a deter o seu estatuto social e a sua riqueza. "Algo tem que mudar para que continue tudo exactamente como está" é a frase que marca este livro. 

Talvez por contar a história de um fim, transmite uma visão do mundo e da vida pesada e triste, com a qual não me consegui identificar. Mas não me interpretem mal, pois o que referi aqui como mau é apenas uma questão de gosto pessoal, pois de mal este livro não tem nada.

Um dos pontos fortes é a escrita brilhante do autor. Em especial nas passagens descritivas, existem algumas geniais. Marcou-me em especial uma descrição do jardim, tão intensa e tão vívida, que me pareceu  quase sentir os cheiros descritos.

Outro ponto forte são as personagens. Todas as personagens do livro são poderosas e bem demarcadas, sem no entanto haver estereótipos. São personagens densas, de personalidades diversas e muito fortes, e que sei que não se esquecerão facilmente.

Resumindo, apesar de não ter gostado muito da história em si, este é um livro a ter em conta, e julgo que será de "leitura obrigatória" para todos os apreciadores de romances históricos.

Linked opinion by other bloggers...
por Cláudia de Sousa Dias no blog "Há Sempre Um Livro...à nossa espera!"
por Armando Palavras no blog "Tempo Caminhado"
no blog "Tempo de Ler"

Linked books...
Berenice - Racine

O Dançarino Mundano - Paul Borguet (foram referidos os "livros de Bourget", e escolhido este título por ter sido o primeiro que encontrámos com edição portuguesa)

O Crime de Sylvestre Bonnard - Anatole France (foram referidos os "livros de France", e escolhido este título para representar esta referência por já se encontrar na nossa lista de livros a serem lidos)

Le Vergini Delle Roche - Gabriele D'Annunzio (foram referidos os livros deste autor sem particularizar o título, e escolhida esta obra por já se encontrar na nossa lista de livros a serem lidos)

A Última Fada - Matilde Serao (foram referidos os livros de Matilde Serao, e escolhido este título por ter sido o primeiro que encontrámos com edição portuguesa)

D.Quixote de La Mancha - Miguel de Cervantes (foram mencionados os personagens D. Quixote e Sancho Pancha)

Viagem ao Centro da Terra - Julio Verne (foram referidos os "livros de Verne", e este título foi o escolhido por já se encontrar na nossa lista de livros por ler)

A Noiva de Lammermoor - Walter Scott (foi mencionada a canção "Tu que para Deus abriste as asas" da ópera Lúcia de Lammermoor, ópera essa que é baseada neste título)

Romeu e Julieta - William Shakespeare

Madame Bovary - Gustave Flaubert (Flaubert foi mencionado, tendo este título sido o escolhido por já se encontrar na nossa estante de livros a serem lidos)

Poems of Giacomo Leopardi - Giacomo Leopardi  (foi referida a poesia deste autor: "La Ginestra o il fiore del deserto", e escolhido este título para representar essa menção)

O Inferno - Dante Alighieri

O Mistério de Edwin Drood - Charles Dickens (Dickens foi mencionado, e este título foi o escolhido para representar esta referência, por já se encontrar na nossa estante de livros a serem lidos)

A Vida era Assim em Middlemarch - George Eliot (Eliot foi mencionada, e este título foi o escolhido para representar esta referência, por já se encontrar na nossa estante de livros a serem lidos)

Ilusões Perdidas - Honoré de Balzac (Balzac foi mencionado, e este título foi o escolhido para representar esta referência, por já se encontrar na nossa lista de livros a serem lidos)

A Pequena Fadette - George Sand (Sand foi mencionada, e escolhemos este título por haver exemplares disponíveis na plataforma WinkingBooks)

O Que é a Propriedade - Proudhon (Proudhon foi mencionado, e este foi o título escolhido para representar essa referência por ser uma das poucas edições em português que encontrámos deste autor)

Canti di Aleardo Aleardi  - Aleardo Aleardi (foram mencionados "os cantos de Aleardo Aleardi) 

Linked academic journal...
Journal des Savants
Linked movies...
filme completo aqui
(foi mencionado "o carrinho de bebé de Eisenstein")

Linked music...

(ária final de Edgardo, II acto da ópera Lúcia de Lammermoor)

(do acto I da ópera La Sonnambula, de Vincenzo Bellini)   

(do acto III de La Traviata de Verdi)

(do acto II de La Traviata de verdi)

Linked people...
São Francisco de Paula
Rei Francisco I
Aleardo Aleardi
São Januário
São Maurício
Napoleão III
Carlos III
Rainha Maria Carolina
Santa Rosália
Koch
 Linked historical events...
"o caso de Aspromonte"
Junho de 1848 (França)
Linked places...
Apúlia (Itália)
Caserta (Itália)
Portici (Itália)
Sciacca (Itália)
Corleone (Itália)
Salina (Itália)
Querceta (Itália)
Donnafugata (Itália)
Monte Pellegrino (Itália)
Observatório de Arcetri
Castelvetrano (Itália)
Bisacquino (Itália)
Marineo (Itália)
Prizzi (Itália)
Gaeta (Itália)
Catânia (Itália)
Crotone (Itália)
Síbaris (antiga cidade grega)

Ravanusa
Linked currency...
Tarì
Linked kingdoms...
Reino das Duas Sicílias
Linked mythological figures...
Perseu e Andrómeda
Flora
Dríades
Náiades
Linked flora...
Rosas Paul Neyron
Araucárias
Giestas
Sorgo
Cíclame
Linked prayers...
Os "Mistérios Dolorosos" da oração do rosário
Linked biblical figures...
Dalila
Judite
Ester
Linked army corps...
Bersaglieri
Linked clothing...
Redingote
Linked decorative objects...
Cristal da Boémia
Lustre de Murano
Linked food...
Ragu
Aneletti
Potage
Demi-glace
Galantines
Mont-Blancs
Linked looked up words...
abside - espécie de corredor semicircular na parte lateral e posterior do altar-mor; tribuna; dossel que encima o sacrário; relicário; [astronomia] o apogeu e o perigeu de um planeta.
alão - cão grande de fila, mastim, molosso.
arcipreste - [religião] delegado episcopal para superintender em determinado número de paróquias = acipreste, arquipresbítero.
atávica - causado pelo atavismo (propriedade de os seres reprdutores comunicarem aos seus descendentes, com intervalo de geração, qualidades ou defeitos que lhes eram particulares; semelhança com os antepassados)
baldaquim - o mesmo que baldaquino (dossel sustentado por colunas; obra arquitectónica em forma de coroa, sustentada por colunas; pálio)
castão - ornato na parte superior da bengala = gastão.
flibusteiro - pirata dos mares americanos, nos séculos XVII e XVIII; que, ou quem é aventureiro ou temerário; que, ou quem é ladrão ou trapaceiro.
gaifona - momice, careta, esgar.
libré - farda de lacaios e cocheiros de casa rica; [informal] qualquer farda; o que se usa vestido; vestimenta; [figurado] aparência.
murzelo - preto, cor de amora; cavalo preto.
plaga - [linguagem poética] pais, região; [antigo] certo tom musical.
resteva - restolho, esteva.
vilegiatura - temporada que se passa fora da zona de habitação habitual, a banhos, no campo ou viajando, para descansar dos trabalhos habituais. 

No comments:

Post a Comment