Monday, August 25, 2014

Cimbelino, Rei da Britânia - William Shakespeare

Linked by...
Foi Oscar Wilde, no seu livro "O Retrato de Dorian Gray" que nos guiou até esta leitura, ao mencionar a personagem Imogénia. Imogénia, filha do Rei Cimbelino, é uma das principais personagens desta tragédia de Shakespeare. 

Como os seguidores deste blogue estão a par, tenho vindo a descobrir Shakespeare, e apreciado todas as obras lidas, pelo que me agrada sempre quando surge outro título do autor. Quem sabe se ainda as acabarei por ler todas.

Esta é uma maravilhosa edição da editora Cotovia, que encontrei novinha em folha, e a um preço irrecusável na Feira do Livro de Lisboa 2014. Uma tragédia de Shakespeare, num exemplar novinho em folha, é "meio caminho andado" para uma magnífica experiência de leitura. Foi  pois com enorme entusiasmo que iniciei a sua leitura.

Linked synopsis...
"Uma das últimas peças de Shakespeare.
Na corte de uma lendária Britânia em luta pela sua independência contra o Império Romano, reina a mentira e a corrupção.
Cimbelino é o rei demasiado enredado nos erros da mesquinhez dos homens e no amor por uma rainha perversa e ambiciosa.
Contraria o casamento de sua filha Imogénia com o puro Póstumo para a casar com um enteado idiota, perdeu dois filhos que a sua injustiça levou da corte para a vida selvagem.
O tempo que tudo corrige e a trama da peça, em que chega a intervir o deus Júpiter, descido á terra por uma águia, matam os maus e vêm corrigi-lo na sua conduta, trazer-lhe os filhos perdidos, reconciciá-lo com a sua filha e restituir-lhe a generosidade que convém a um verdadeiro monarca. E repor a verdadeira dimensão do ser humano."
fonte: contracapa do livro 
Linked opinion...
Esta é já a sétima obra lida de Shakespeare para o Linked Books, e não houve até agora um único título que me desiludisse. Antes pelo contrário: fico sempre com vontade de ler mais.

Uma tragédia magnífica, interessante, bem escrita e com tudo aquilo que o autor já me habituou: amores impossíveis, traição, intriga, mal entendidos, corrupção, mentira, morte...e muito mais. Um retrato de humanidade, envolto numa trama simples, mas brilhante. 

Gostei ainda mais desta história, do que de outras mais conhecidas, não desfazendo das outras, claro está. Não quero falar muito mais sobre este livro, para não "arruinar" as vossas leituras, uma vez que a sinopse já diz muito, mas o que desejo mesmo fazer, é recomendar que leiam este livro.

E é esse o meu conselho: leiam Shakespeare. Não tenham medo (eu tinha, confesso). E esta pode ser uma excelente obra por onde começar.

Linked books...
Hécuba - Eurípedes (Shakespeare referiu-se a Hécuba, referindo-se provavelmente à figura mitológica. No entanto, ao pesquisar, descobri também esta obra homónima (a história da rainha Hécuba), e decidi aceitá-la como link)

Foi mencionado Eneias, personagem da mitologia, cuja história é contada nestes dois livros:
Ilíada - Homero
Eneida - Virgílio

Fastos - Ovídio (Shakespeare mencionou a palavra "Fastos", cujo significado pesquisei e coloquei em baixo na rubrica "Linked looked up words...". Verificou-se no entanto que para além desse significado, "Fastos" correspondia também a uma obra de Ovídio)

Linked song...

Linked places...
Porto de Milford (Gales)
Panonia
 Linked mythological figures...
Sínon
Febo
Citereia
Milhano
 Linked legendary creatures...
Basilisco
 Linked flora...
Violetas
Primulas
Jacinto (azul)
Sabugueiro
Cedro
Primaveras



Linked looked up words...
alcaiote - alcoviteiro.
aleive - aleivosia (traição cometida por aquele em quem se deposito fé); calúnia.
arrátel - antiga unidade de peso (459 gramas).
elísio - no Infeno dos antigos, lugar habitado pelos heróis e os homens virtuosos depois da morte; [por extensão] lugar de delícias, de bem-aventurança.
fastos  - tábuas cronológicas dos antigos romanos; registos públicos onde se consignavam os actos e acontecimentos memoráveis; [figurado] a história, anais.
ganapo - velhaco; [regionalismo] rapaz pequeno, garoto.
intemerato - íntegro, puro, imaculado, incorruptível.
lagalhé  - [informal]  homem insignificante =  zé-ninguém, nagalhé, joão-ninguém.
proémio - prefácio; exórdio, preliminar; [figurado] princípio.
vascas - mal-estar físico acompanhado de vontade de vomitar = enjoo, náusea.

No comments:

Post a Comment