Thursday, August 7, 2014

A Flecha Negra - R. L. Stevenson


Linked by...
Esta obra foi referida no livro "Oliver Twist - Charles Dickens", pelo que entrou na nossa lista de livros "a ler".

Foi adquirida na Feira da Ladra em Janeiro de 2014 pela Cristina e enviado para mim em Julho do mesmo ano. No caso deste exemplar, apesar de não ter o ano de edição, deu para perceber pelo valor impresso (7 escudos e 50 centavos) e pela capa, que já conta uma série de anos. Já se encontra um pouco usado mas por dentro ele está em boas condições, sendo que devo confessar que eu até gosto deste género de livros mais antigos. Editado pela Livraria Civilização - Editora, é o nº 64 de uma série popular, que conta com 80 publicações até à data desta edição.
R. L. Stevenson já me tinha deliciado com outra obra da sua autoria "O Estranho caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde", pelo que parti para a leitura desta história carregado de expectativas positivas. Apesar de se passarem em épocas diferentes e das histórias em nada se assemelharem, a sua escrita continua soberba.

Linked synopsis...
"A Flecha Negra situa-se num período determinante da História de Inglaterra, quando o trono foi disputado por duas casas reais, numa contenda que ficou conhecida como «A Guerra das Rosas», em que se opunham a rosa branca, símbolo da Casa de Lancaster, e a rosa vermelha de York. É neste vivido e empolgante cenário histórico que actua o «bando da flecha negra», um grupo de justiceiros apostados em pôr fim à vida de uma série de vilões, disparando as suas flechas através de bosques cerrados. São ainda narradas as façanhas de Richard Shelton, um jovem cavaleiro que terá de tomar um dos lados do conflito, ao mesmo tempo que vinga a morte do seu pai e salva Joanna, a donzela em perigo, de um casamento indesejado."
fonte: SKOOB

Linked opinion by other bloggers...
opinião em "Dos Meus Livros"

Linked opinion... 
Ao terminar "A Flecha Negra" (título original - "The Black Arrow"), tive uma sensação de déjà-vu. Talvez tenha sido influenciado pela grande quantidade de filmes que vi em criança que me apresentavam aventuras medievais com reis, raínhas, princesas em apuros, castelos deslumbrantes, lutas empolgantes... enfim. Quando era mais novo devorava tudo o que retratasse uma boa aventura passada na época medieval, especialmente se tivesse bastantes cenas de acção. 
Este livro não se afasta muito dessas histórias, mas a forma como o autor escreve e a maneira como descreve a aventura da personagem principal é brilhante. Adorei a forma como retrata as "falas" daquela Era, os galanteios, as juras de amor e de lealdade. Gostei até da forma como algumas personagens declaravam o seu ódio, cheias de floreados! 
Nesta história é-nos apresentado Dick, um jovem que fica aos cuidados de Sir Daniel. Este é líder de um grupo de homens mantidos ao dispôr de quem mais lhe enchesse a bolsa e lhe fizesse aumentar a sua fortuna. Certo dia trava conhecimento com Jonh, um rapaz que é prisioneiro do seu tutor. Após uma série de peripécias, ambos acabam por fugir de Sir Daniel e dos seus homens, fuga esta que nos acompanhará durante toda a obra. Dick terá de travar batalhas de armas e de emoções, e irá descobrir segredos que poderão mudar radicalmente a vida de todos aqueles que o rodeiam.
Apesar da história ser um pouco previsível, o autor mantém-nos num estado de "transe" durante longos capítulos, fazendo-nos ansiar pelo desfecho de cada aventura.
Uma coisa é certa, esta foi a 2ª obra que li de R. L. Stevenson e não será a última.
No entanto, a Cristina já leu outras obras e a opinião das mesmas pode ser encontrada no Linked Books: "O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde""A Ilha do Tesouro""A Caixa Trocada".


Linked books...
Infelizmente este será mais um "Last link", devido à falta de novos "elos" de ligação. Assim sendo, faremos um "rewind" das obras que foram surgindo:
  • A Flecha Negra - R. L. Stevenson, "Last Link" foi mencionada em...
Linked flowers...
Lilases (Syringa L.)
Linked personalities... 




Linked saints... 

Linked historical events...
Batalha de Bosworth (Inglaterra)

Linked drinks...
Na imagem encontra-se retratado uma marca de um dos vinhos da Gasconha, cidade natal de D'Artagnan (Os três Mosqueteiros).

Linked places...
Floresta de Tunstall (Inglaterra)

Kettley (Inglaterra)

Moat House (Inglaterra)

Rio Till (Inglaterra)

Linked movies...

Existe uma versão deste livro em desenho animado. Fiquem com o trecho do mesmo que pode ser visualizado no Youtube. 

Versão 1985 (trailer)

Linked looked up words...
bailio - Nome dado em diversos países a magistrados com várias atribuições e hierarquias. Comendador, nas antigas ordens militares.
poterna - Porta falsa ou galeria subterrânea, por onde se sai secretamente de um local fortificado.
ronceiro - Lento, vagaroso; lerdo, pachorrento. Que se nega a andar, que só se move à custa de pancada e lentamente: burro ronceiro.
guante - Gordo, obeso
fanga - Ou fanega designou em Portugal uma medida de capacidade equivalente e a quatro alqueires. Por extensão, designou também a porção de terra arável que levava quatro alqueires de semente.
sobrepeliz - Veste sacerdotal, usada em cerimônias religiosas, em geral de cor branca, de comprimento pouco acima dos joelhos, com mangas largas e folgadas.
teixo - Teixo é o nome popular de uma árvore da família das Taxáceas, originária da região mediterrânea e do sudoeste da Ásia.
panóplia - s.f. Armadura completa de um cavaleiro na Idade Média. Escudo, em que se colocam diferentes armas, e com que se adornam paredes. Apesar de eu conhecer o significado da palavra em sentido figurado, neste caso o autor usou-a para designar a armadura. Como estranhei a colocação da palavra na frase, procurei o seu significado. 

No comments:

Post a Comment