Monday, July 14, 2014

Sementes de Violência - Evan Hunter

Linked by...
Cheguei a esta leitura a partir do livro "Esteiros" de Soeiro Pereira Gomes, mas não da forma habitual. Como sabem os seguidores deste blogue, a maioria dos exemplares que lemos são livros já usados. No caso de Esteiros, o exemplar que lemos tinha no seu índice assinalados cinco títulos. Não sabemos porque teria um leitor anterior assinalado esses cinco títulos, mas de entre esse cinco reparámos que três nós não havíamos ainda lido. De entre os três, estava este título que nos chamou a atenção, e escolhemo-lo para ficar ligado ao livro Esteiros, por esta particularidade do índice estar assinalado.

É o primeiro deste autor aqui no blogue, que desconheço apesar do nome me ser familiar. O título  é bastante sugestivo, e foi com vontade que iniciei esta leitura, mas não fazia ideia sobre o que esperar. 

Este exemplar foi adquirido no Bazar Social da Ericeira, em Março de 2013.

Linked synopsis...
"Evan Hunter passou por 13 editoras com o manuscrito de "Sementes da Violência" tendo sido permanentemente rejeitado. A muitos grandes escritores aconteceu o mesmo com obras que depois viraram clássicos e são tesouros da literatura universal.
Rick, um professor com ideais elevados e cheio de sonhos,  acredita ter poder para mudar o mundo, começando pelos alunos das suas turmas, a quem calhou em sorte ter caído talvez no pior sistema de ensino americano: a escola técnica de um bairro social. Livro de leitura imperdível que perdurará para sempre na nossa memória.
Também o filme é impetuoso, arrepiante, um tema actual, que inicia e termina com a musica de "Rock Around the Clock" do Bill & Haley and the Comets, talvez a primeira da história do rock"

Linked opinion...
Este livro foi mais uma excelente surpresa que o Linked Books me proporcionou, pois duvido que sem "as ligações" eu viesse a ler este título por minha iniciativa.

Como disse atrás, não sabia o que esperar do livro, não tinha sinopse, e apenas pelo seu título, apesar de  bastante sugestivo, não poderia saber do que se tratava.  Quando iniciei a leitura, e apesar do interesse ter sido instantâneo, por momentos fiquei um pouco desiludida, quando entendi do que iria tratar o livro. Percebi que o livro iria ser sobre um professor, novato e idealista, que é colocado a ensinar numa escola má, com imensos problemas disciplinares. Na minha cabeça acendeu-se logo uma luz, achando que já estava a ver tudo o que ia acontecer. Mas não foi nada assim.

Esta não é uma "história da carochinha" , mas uma história muito realista e credível, com personagens fortes e terra a terra. A leitura é sempre interessante, do princípio ao fim, e os acontecimentos inesperados, fugindo das histórias com o mesmo "cenário" a que estou mais habituada. 

A história promove uma excelente reflexão social sobre o papel da escola e do professor, e sobre o sistema educativo americano dos anos cinquenta, a partir das relações que se estabelecem entre professores, e entre estes e os seus alunos. Fá-lo sem "colorir" a realidade, e julgo que é este o maior trunfo do autor.

Gostei mesmo muito, e é um livro que sem dúvida recomendo. 

Linked opinion by other bloggers...
opinião em "Montedepalavras"

Linked books...
The Waste Land - T.S. Eliot

Frankenstein - Mary Shelley (Frankenstein foi mencionado)

Henrique IV - William Shakespeare

Henrique V - William Shakespeare

Adeus, Mr. Chips - James Hilton (Mr. Chips foi mencionado)

Graded Units in Vital English

O Triunfo dos Porcos - George Orwell (Foi mencionado o autor sem referir qualquer título. Escolhi este título para representar esta referência, uma vez que já se encontrava na nossa lista de livros a serem lidos)

A Demanda do Graal - François Johan (Um dos principais personagens deste livro foi mencionado: o cavaleiro Galaaz)

Adeus às Armas - Ernest Hemingway (No livro, o autor fala em "ler Hemingway" não especificando título. Foi escolhido este título  para representar esta referência, uma vez que já se encontrava na nossa lista de livros a serem lidos)

A Escola e A Sociedade e A Criança e O Currículo - John Dewey (O autor fez referência a "consultar Dewey". Escolhi este título para representar esta referência, por ter encontrado uma edição em português)

As Aventuras de Sherlock Holmes - Sir Arthur Conan Doyle (Foi mencionada a célebre frase de Sherlock Holmes "Elementar, meu caro Watson. Para representar esta referência, escolhemos este título, uma vez que já se encontrava na nossa lista de livros a serem lidos.)

Room Service - John Murray and Allen Boretz

Green Pastures - Marc Connelly

Linked movies...
Linked music...



Sir Lawrence Olivier
Martin & Lewis
Harry James
Tony Bennet
Rita Hayworth
Hedy Lamarr
Tyrone Power
Rocky Marciano
Vido Musso
Thelonious Sphere Monk
Cozy Cole
Julius La Rosa
Joni James
Ray McKinley
Gabriel Heatter
presidente McKinley
Terceira Avenida
(Nova Iorque, E.U.A.)
Universidade de Hunter(Nova Iorque, E.U.A.)

Samuel Gompers (Escola)
(Nova Iorque, E.U.A.)
Evander Childs (Escola)
(Nova Iorque, E.U.A.)

Bensonhurst
(Brooklyn, Nova Iorque, E.U.A.)
Cristóvão Colombo (Escola)
(Nova Iorque, E.U.A.)
Escola Comercial Central
(Nova Iorque, E.U.A)
Taft no Bronx (Escola)
(Nova Iorque, E.U.A.)
Oshkosh
(Winconsin, E.U.A.)
Benjamin Franklin (Escola)
(Nova Iorque, E.U.A.)
Linked magazines and newspapers...
Collier's
World Telegram & Sun
New York Times
Linked food and drinks...
Nozes do Brasil

No comments:

Post a Comment