Saturday, July 5, 2014

Alice Do Outro Lado Do Espelho - Lewis Carrol

Linked by...
Foi John Le Carré, no seu livro "A Guerra de Espelhos" que nos remeteu para esta leitura. Nomeadamente, em "A Guerra de Espelhos" encontrámos uma frase deste livro:
"Não me importaria de ser um peão, desde que pudesse entrar no jogo" (Alice).

Conheço a personagem Alice e o autor, pela obra "Alice no País das Maravilhas", mas desconhecia que existisse uma "continuação" da história de Alice, que agora decorre "do outro lado do espelho".

Não posso dizer que estivesse com grande interesse ou vontade em ler esta obra, pois não gostei de Alice no País das Maravilhas enquanto criança, nem nunca percebi o seu encanto. Enquanto adulta consigo perceber a genialidade da criação do autor, a sua imaginação e originalidade, mas ainda assim a história de Alice continua a "não me tocar".

Espero no entanto que ler esta sequela da vida imaginária de Alice enquanto adulta, me possa trazer outra visão sobre as suas histórias.

Linked synopsis...
"Alice do Outro Lado do Espelho (1872) narra o regresso da jovem ao país encantado da sua primeira aventura, onde desta vez encontrará personagens como Humpty Dumpty, Tweedledee e Tweedledum. Num quente mês de Março, Alice brinca com as suas gatas quando se pergunta como será o mundo do outro lado do espelho. Para sua grande surpresa, descobre que tem o poder de atravessar um espelho e descobre um livro misterioso que só pode ser lido pelo seu reflexo. Quando atravessa o jardim das flores vivas, Alice encontra a Rainha Preta e depara-se com um grandioso jogo de xadrez em que ela terá de participar."
fonte: wook
Linked opinion...
Confesso que fui agradávelmente surpreendida por este livro. Como tinha já mencionado, as minhas expectativas eram bastante baixas, já que o livro do mesmo autor, "Alice no País das Maravilhas" nunca fez as minhas delícias enquanto criança.

Desta vez, em adulta, foi-me possível apreciar melhor a escrita do autor. A imaginação e a criatividade são duas características a realçar, numa história em que se aprende a esperar o inesperado. Gostei mais desta história do que a de Alice no País das Maravilhas, mas devo acrescentar que estou a comparar dois livros lidos em épocas totalmente diferentes da minha vida, pelo que terei que reler o primeiro livro desta série para que me possa pronunicar com maior justiça.

Julgo que terei gostado mais desta história por dois motivos. Em primeiro lugar pela inclusão de um personagem que adorava em miuda, e que fez parte da minha infância "inglesa" (o Humpty Dumpty). E em segundo por ter conhecido um personagem que gostei bastante, e que me fez rir muito: o "desastroso" Cavaleiro Branco.

Não é um livro que eu recomende aos meus amigos e aos leitores deste blog, mas confesso que gostei. Chamo a atenção para o facto de que este título faz parte dos títulos do Plano Nacional de Leitura, recomendados para o 3º ciclo. E é óbvio que será também leitura obrigatória para todos os que adoraram Alice no País das Maravilhas.

Linked opinion by other bloggers...


Linked books...

Alice no País da Maravilhas - Lewis Carrol (Surge mencionado no final deste livro, na "Vida e Obra de Lewis Carrol". Para além disso, sendo o livro primeiro desta pequena "série" de livros sobre as aventuras de Alice, teria forçosamente que ficar "linkado" a este)

Tesouro Poético da Infância - Antero de Quental (este título surge mencionado no final do livro, num parágrafo intitulado "Portugal nos Finais do séc. XIX", em que se fala sobre a literatura infantil daquela época)

Contos Para a Infãncia - Guerra Junqueiro (tal como o título anterior, surge mencionado no final do livro, num parágrafo intitulado "Portugal nos Finais do séc. XIX", em que se fala sobre a literatura infantil daquela época)

Humpty Dumpty (para além da canção, foi também mencionado o livro do Humpty Dumpty)

Linked movies...
Alice Through The Looking Glass (1998) 

Linked nursery songs and nursery rhymes...

ponte de Menai
Linked brand...
Óleo de Macassar, marca Rowland
Linked tree...
Salgueiro

No comments:

Post a Comment