Monday, June 9, 2014

A Demanda do Graal - François Johan (livro #4 da série "Os Cavaleiros da Távola Redonda")

Linked by...
Foram "As Minas de Salomão", de Rider Haggard que nos conduziram a esta leitura. Rider Hagard, nesse livro faz referência à "História de Rei Artur e da sua Távola Redonda". Havendo vários livros sobre esta temática, tornou-se difícil escolher um que bem representasse a menção do autor. Acabou por ser este o título escolhido, por ser aquele que  se encontrava disponível para troca na Winking Books.

Parti para esta leitura, sabendo já à partida que tipo de livro esperar. Sei que me espera um livro de aventuras, com reis e cavaleiros da idade média. Este já não será o primeiro livro sobre esta temática que leio, mas será o primeiro para o Linked Books. Estou no entanto curiosa sobre as aventuras deste livro, e sobre a escrita e o trabalho deste autor, até agora desconhecido para mim.

Este livro foi posteriormente mencionado em:

Linked opinion...
Encontrei de facto aquilo que esperava, ou seja, um bom livro de acção, recheado de aventuras e heróis. Neste livro, todos os Cavaleiros da Távola Redonda do Rei Artur se aventuram numa demanda heróica, em busca do Santo Graal. Encontrarão inúmeros contratempos, dificuldades, obstáculos, e desafios à altura dos heróis que são. É tudo aquilo que se pode esperar de um livro deste género, e parece-me que o autor terá feito um bom trabalho na sua adaptação das várias lendas existentes sobre o assunto. No entanto, a forma como está escrito surpreendeu-me.

A escrita é muito simples. Eu não sou de todo contra a escrita simples, mas neste caso, julgo que torna a obra de pouco interesse para o leitor adulto. Isto porque o autor não se limita a escrever de forma clara e com vocabulário simples, mas vai mais além, utilizando uma escrita que diria quase "telegráfica". Para melhor exemplificar o que quero dizer, deixo aqui apenas duas frases do livro enquanto exemplo:
"Lancelote monta o cavalo. Segue a donzela"

Até me habituar a este ritmo diferente, tive até a sensação que estavam a ser dadas instruções para  actores, como se de um guião para teatro ou cinema se tratasse.

Se esta forma de escrita torna a leitura pouco agradável para o leitor adulto, por outro lado, julgo ter encontrado um livro que poderá ser bastante adequado para a fase de transição entre o infantil e o juvenil. Para aquela fase, em que as crianças começam a ler "os livros dos grandes", julgo que este poderá ser um excelente livro. Interessante, fácil de ler e compreender, e com ilustrações de Nathaële Vogel que melhoram a experiência de leitura.

Considero-o assim, um bom livro juvenil, e uma excelente escolha para os nossos leitores mais jovens, que  estão a iniciar o seu percurso nos livros juvenis. Julgo também que será mais do agrado do público masculino.

Linked books...
A partir de informação obtida na plataforma Goodreads, descobri que A Demanda Do Graal é o livro #4 da série do "Os Cavaleiros da Távola Redonda", composta por um total de cinco títulos. Não sabendo se deveria "ir para trás ou para a frente nesta série" resolvi considerar "linkados" todos os restantes títulos que a compoem:

Os Encantamentos de Merlim - François Johan (série  "Os Cavaleiros da Távola Redonda" livro # 1)

Lancelote do Lago - François Johan (série  "Os Cavaleiros da Távola Redonda" livro # 2)

Persival, O Galês -  François Johan (série  "Os Cavaleiros da Távola Redonda" livro # 3)

O Fim dos Tempos Cavaleirescos - François Johan  (série "Os Cavaleiros da Távola Redonda" livro # 5)

Linked places...
Reino de Logres
Linked legendary places...
Camelot
 Linked legendary knights...
Percival
Lancelot
Linked religious celebrations...
Festa de Pentecostes
Linked flora...
Olmeiro
Castanheiros
Linked looked up words...
círio - vela grossa de cera.
escrínio - escrivaninha; pequeno armário ou cofre; guarda-jóias.

No comments:

Post a Comment