Thursday, May 8, 2014

Lenda de S. Julião Hospitaleiro - Gustave Flaubert

Linked by...
Este pequeno conto de Flaubert surgiu mencionado no livro Beatriz e Virgílio , de Yann Martel. Surgiu até mais que mencionado, uma vez que em Beatriz e Virgílio se encontram alguns excertos do conto. Fiquei assim com uma boa ideia sobre o que esperar, a partir dessas transcrições lidas. Os excertos estavam escritos de forma impecável e a parte da história que li era bastante interessante, em jeito de fábula.

Ao procurar pelo livro, encontrei na Winking Books este livro intitulado "Contos Lendários", do qual o conto de Flaubert faz parte, pelo que não hesitei em solicitá-lo.

Linked opinion...
Por aquilo que já tinha lido em Beatriz e Virgílio, esperava uma leitura diferente. Esperava uma fábula, com uma história interessante. Mas se isso foi verdade no início do conto (que coincidia com a parte que eu já havia lido no livro de Yann Martel), não se manteve assim.

Durante a parte do conto que eu mais apreciei, quer pela escrita sem mácula, quer pelo interesse da história, assemelhava-se esta em alguns pontos, à história de Rei Édipo. A história relatava o percurso de um homem que fugia do seu destino, destino esse que havia sido predito por elementos fantásticos. Esta parte foi para mim a melhor do conto.

Mas subitamente, o autor parece mudar abruptamente o caminho, e a história passa a ser sobre o pecado e a sua expiação, tomando um cariz religioso. Fiquei confusa, e ao terminar o conto, não entendi a intenção do autor. As várias partes do conto parecem não se conjugar, não formam um todo, e isso reflecte-se no sentimento que deixa ao leitor no fim.

Na minha opinião, apesar de ser um conto que se lê muito bem, não acrescenta nada. Muito menos ao  leitor que já tiver lido Rei Édipo. Por tal, não aconselho.

Linked opinion by other bloggers...

Linked books...

A Lenda da Rosa - Selma LagerLöf (é inevitável a ligação a este título, uma vez que faz parte deste exemplar intitulado "Contos Lendários", a partir do qual acedi ao conto "Lenda de S. Julião Hospitaleiro)

Madame Bovary - Gustave Flaubert (foi mencionado na nota biográfica entre outros, mas aceitámos esta ligação uma vez que já consta na nossa lista de livros a ler)

Três Contos - Gustave Flaubert (publicação original de onde é extraído este conto)

Linked animals...
Gerifaltes
Falcão-Peregrino
Linked extinct animals...
Auroque
Talbot
Linked places...
Babilónia
Cítia
Cáucaso

Linked flora...
Ligustro
Sarça
Linked military object...
Cavalo de Frisa
Linked looked up words...
açafates - cesto de vime de bordo baixo, sem asas nem arco.
alão - cão grande de fila, mastim, molosso. 
arção - parte dianteira ou traseira da sela à marialva, e, por extensão, da sela ordinária.
balestra - besta.
burel - pano grosseiro de lã; hábito (religioso); luto [figurado].
carbúnculo - rubi muito brilhante; pústula maligna; ustilago.
cisterna - reservatório de água fluvial; poço.
cogula - túnica de frade; casula.
enho - cria do veado ou do cervo. 
escarcela - pequena bolsa de couro pendente da cintura.  
escudela - tijela de madeira.
trápola - armadilha de apanhar caça; [figurado] pessoa traiçoeira.
venablo - espécie de dardo ou lança de arremesso que se atirava á mão, ou por meio de máquina; [figurado] arma, expediente, recurso.
vérmina - doença produzida pela abundância de vermes nos intestinos.

2 comments:

  1. Não parece o meu estilo, mas até tenho o livro em casa...

    ReplyDelete
  2. Lembrei-me agora que sim, já li esse conto, mas n gostei muito. Às vezes sou mesmo burrinha :p (Roberta)

    ReplyDelete