Monday, March 24, 2014

Os Revoltados do Caine - Herman Wouk

Linked by...
"Relato de Um Náufrago" de Gabriel García Márquez. Na verdade, o livro referido nesta obra era  "El Marinero Renegado" mas não se encontrou nenhuma edição. Terá sido através da referência ao filme "Os Revoltados do Caine" (1954), e de acordo com o espírito do blogue, que surgiu esta referência. A obra foi adquirida na Wook e no dia 6 de Janeiro de 2014 respondi a um post feito pela Ana na página do facebook do Linked Books para iniciar esta aventura.

Linked opinion...
Esta obra é a prova “viva” de que nunca devemos julgar um livro pela sua capa nem pelo seu tamanho, pois fiquei completamente rendido à história assim que comecei a folhear as primeiras das suas 584 páginas. O nome da mesma suscitou-me, desde logo, uma curiosidade enorme (até porque já fui militar) e queria saber o porquê desta revolta. Senti-me, imediatamente, “linkado” à personagem à medida que esta ia relatando a sua carreira naval bem como a sua vida pessoal (com a qual me identifiquei inúmeras vezes). 

Toda a trama se desenrola durante a 2ª Guerra Mundial e conta-nos como Willie Keith, um rapaz de Princeton, despreocupado e folgado, se torna num adulto perante as situações que lhe são impostas. Com ele, embarcamos naquela que será a viagem da sua vida e conhecemos vários dos membros da tripulação, entre eles, o capitão Queeg, um homem com os nervos e a prepotência à flor da pele que comanda o Caine (um velho draga-minas). Até ao embarque, já eu devorava página atrás de página, com vontade de descortinar as peripécias que o jovem aspirante vivenciou. Mas o melhor ainda estava para vir… Após terem enfrentado um tufão, onde toda a tripulação temeu pela própria vida, os oficiais revoltam-se e apoderam-se do Caine. Mas o tufão não é o pior que este rapaz terá de encarar, pois chegados a terra terá de defender-se do tribunal de conselho de guerra, onde será representado por Barney Greenwald, um advogado judeu extremamente exímio na sua função. No decorrer da leitura são-nos feitas inúmeras referências a múltiplas personalidades, a várias obras literárias, e a músicos e artistas conhecidos, tornando-se assim numa obra rica em termos culturais. Infelizmente, não vos vou contar mais… para saberem com que aventuras Willie se deparou e como correu o processo, terão de ler esta magnífica pérola da literatura que obteve um Prémio Pulitzer e ocupou, durante 3 anos, a lista de “bestsellers” do NEW YORK TIMES.
 O autor dedicou esta sua obra à esposa.

Linked books...
(pela ordem com que foram mencionados)
A Christmas Carol - Charles Dickens
Clarissa Harlowe - M. M. Mckenna
Paradise Lost - John Milton
The Poems of Gerard Manley - Gerard Manley Hopkins
Dombey and Son - Charles Dickens
The Pickwick Papers - Charles Dickens
The Ordeal of Richard Feverel - George Meredith
The Rivals - Richard Brinsley Sheridan
Ulysses - James Joyce
Guerra e Paz - Leo Tolstoy
Crítica da Razão Pura - Immanuel Kant
Bleak House - Charles Dickens
Finnegans Wake - James Joyce
Billy Bud - Benjamin Britten
Pensamentos - Blaise Pascal
Troilus and Cressida - William Shakespeare William Shakespeare
O Crime de Sylvestre Bonnard - Anatole France

Linked citation...
(citação de outro livro referida) 
"A vida é um sonho um pouco mais coerente que a maior parte deles" da obra "Pensamentos" de Blaise Pascal

Linked movies...
Linked magazines...

Esquire
Life
 Linked journals...
Ladies Home Journal
Linked People...
Lorenzo da Ponte
Pavel Tchelitchev
Cole Porter
Noel Coward
Danny Kaye
Linked guns...


Linked boats...




Linked brands...





Linked musics...






2 comments:

  1. Ora bem.. o que dizer!?
    Acho que nunca te vi tão entusiasmado a fazer uma coisa.
    Desde que começaste a ler que pareces outra pessoa!
    Passas a vida a ler livros que eu te aconselho, desta vez sou eu que vou ler uma coisa que tu aconselhas! Obrigada por teres partilhado comigo esta aventura, obrigada à Cristina pela oportunidade que te deu, obrigada ao Linked Books por existir! :)

    ReplyDelete
  2. Ora bem, podes dizer "Alípio, já acabei de ler o livro e AMEI" :-)
    Podes crer que foi um prazer enorme participar nesta aventura porque nunca tinha lido nenhuma obra desta forma, adorei tirar notas, pesquisar e com isso tirar melhor partido da leitura da mesma. Grato pela maravilhosa "triagem" que me tens feito desde que iniciei as minhas leituras, fico feliz em poder retribuir e espero que a aprecies tal como eu.
    Em meu nome e em nome do Linked Books (a quem eu quero deixar aqui também os meus agradecimentos) OBRIGADO pelo carinho e simpatia com que nos contagias :-)

    ReplyDelete