Thursday, February 20, 2014

Coração de Corda - Carina Portugal

Linked by...

A forma como este título surge na nossa lista de leituras é um pouco diferente da habitual. Foi-nos proposto pela própria autora, com a qual contamos enquanto seguidora deste blogue. Por altura dos 5 anos de comemoração do blogue Morrighan (blogue de referência na blogosfera literária nacional), a autora disponibilizou durante um periodo limitado de tempo o download gratuito deste seu título. 

E foi assim que o Linked Books "aproveitou" a oportunidade, sem saber o que esperar desta história, mas com enorme expectativa em ler algo de alguém que nos é próximo, pelo apoio sempre dado às nossas iniciativas.

Para quem fique depois também interessado em ler esta história, cujo título é bem sugestivo, aqui fica o link.

Linked opinion...
Como já vos referi, comecei a ler este título sem qualquer ideia sobre o que tratava. Fui logo "apanhada", pois a história interessa o leitor logo de início, e mantém-se assim. Tem alguns aspectos verdadeiramente inovadores, e outros um pouco menos, mas a escrita clara e bem ritmada é uma constante ao longo de todo o texto. É também uma mais valia a forma como a autora abordou temas como o amor, a amizade, a honra e a lealdade neste contexto de uma realidade alternativa.

Dei por mim a reconhecer na história particularidades de um género do qual já ouvira falar, mas que nunca tinha lido: o Steampunk. Há algum tempo deparei-me na blogosfera com esta designação e a curiosidade fez-me procurar informação na net sobre de que tratava. Li alguns artigos sobre este género, o qual achei uma derivação original e interessante dentro do género da ficção científica ou ficção especulativa.

Foi pois muito interesante, que sem saber que se tratava de uma obra steampunk, começasse a reconhecer os elementos chaves deste sub género. Gostei da história, e dou os parabéns à autora pela sua escrita e por ter apostado nesta temática. Segundo soube depois, esta não foi apenas a minha primeira leitura steampunk, mas também a primeira incursão steampunk de Carina Portugal enquanto escritora.

Aconselho a todos quantos queiram conhecer a escrita da autora, e ler algo deste invovador género literário, que parece já ter uma forte comunidade no nosso país, quer de escritores quer de leitores. Pessoalmente, achei esta história excelente para um primeiro contacto, em primeiro lugar pela história em si, e em segundo porque todos os elementos característicos deste mundo steampunk estão presentes e são fácilmente reconhecíveis.

Linked opinion by other bloggers...
no blogue Morrighan
por Maria_queenfire no blogue "O Imaginário dos Livros"
por Nádia Baptista em "Eu e o Bam"

Linked books...
Não há referências a livros, mas como já temos na nossa lista um outro livro da autora para ler, fica aqui esse título:
Poesia Dispersa Vol. I - Carina Portugal

Linked literary genre...
Steampunk
Linked people...
Rainha Vitória
Linked wine...
Vinho do Porto

2 comments:

  1. Olá Ana,

    Muito obrigada pela divulgação, e fico mui contente que tenhas apreciado a leitura.
    Foi de facto a minha primeira incursão no Steampunk. Desde que tomei conhecimento da sua existência que a considero a vertente mais interessante da Ficção Científica (gosto estritamente pessoal).

    Um abraço,
    Carina

    ReplyDelete
  2. Adorei este conto, também foi o primeiro que li da autora. De resto gostei de tudo que li dela. Download grátis, aconselho vivamente.

    ReplyDelete