Monday, January 13, 2014

O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald

Linked by...

Foi J. D. Salinger em "À Espera do Centeio" que mencionou este livro, um clássico que já deve ser do conhecimento da maioria dos leitores deste blogue. Foi com grande prazer que vi este livro na nossa lista de livros por ler, uma vez que o recordo como um excelente livro, e como uma história marcante da minha adolescência. Li-o no liceu, tendo sido uma leitura obrigatória para a disciplina de inglês, e ao contrário do que me costumava acontecer no que se refere a leituras obrigatórias, recordo-o como uma magnífica experiência de leitura. Assim, apesar de já o ter lido, como já foi há bastante tempo atrás, e como é a primeira vez que vou ler uma edição da obra em português, foi com entusiasmo que iniciei esta leitura.

É também curioso que o "timing" desta segunda leitura tenha coincidido com uma altura em que este título está de novo em foco pela sua mais recente adaptação ao cinema.

Este exemplar foi obtido através da plataforma WinkingBooks.

Linked opinion...
Após esta segunda abordagem à história, pela primeira vez em português, continuo a considerá-la uma boa história, cuja leitura não tenho dúvidas em aconselhar. Contudo, o impacto da primeira leitura, deixou melhores recordações. Julgo que isso será natural dada a natureza da história e a fase de desenvolvimento em que me encontrava quando a li pela primeira vez.

Como é óbvio, desta vez já não fui surpreendida com o desfecho, o que é um dos pontos altos desta história. Também não me detive tanto com a sociedade da época, nem com a reflexão e a crítica social, que Fitzgerald intencionalmente promove. Desta vez foi a história de amor, trágica como só o amor pode ser, que mais me interessou, e foram os dramas interiores dos personagens que me proporcionaram bons momentos de leitura e reflexão.

Emoções diluídas pelo tempo e boas recordações, foi o resultado desta segunda leitura. Mas não tenho qualquer dúvida em aconselhar esta história, que recordava como um dos meus livros preferidos dos "obrigatórios" de liceu. De qualquer das formas, julgo que a versão inglesa deverá ser a escolhida, caso o inglês não acarrete dificuldades ao leitor.

Linked opinions by other bloggers...
Opinião de ElsaR no blog Efeito dos Livros
Opinião do blog Chaise Longue
Opinião por Luis Pinto no blog Ler y Criticar

Linked books...
A Década Perdida - F. Scott Fitzgerald (dos títulos mencionados na nota biográfica, este foi o escolhido uma vez que existia um exemplar disponível na Winking Books)

Hopalong Cassidy Em Fúria Justiceira - Clarence E. Mulford  (Hopalong Cassidy foi mencionado, e escolhemos este título de Clarence E. Mulford uma vez que já fazia parte da nossa lista de livros a ler pelo Linked Books)

Castle Rackrent - Maria Edgeworth (foi mencionado o "segredo de Castle Rackrent")

Fundamentação da Metafísica dos Costumes - Immanuel Kant (Kant foi mencionado: "como Kant olhava para a torre da igreja", e escolhemos este título para o representar, por já figurar na nossa lista de livros por ler)

Satyricon - Petrónio (foi mencionado o "Festim de Trimalquião")

Simon Called Peter - Robert Keable

Este lado do Paraíso - F. Scott Fitzgerald (No texto de "O Grande Gatsby"  aparece citado Thomas Parke D'Invilliers, nome este que é ao mesmo tempo um pseudónimo de Fitzgerald e um personagem no seu livro auto-biográfico "Este Lado do Paraíso") 

Entre as folhas do exemplar que li, encontrei um postal publicitário da revista Visão que fazia referência aos seguintes livros:
Os Maias - Eça de Queirós
Memorial do Convento - José Saramago
O Processo - Franz Kafka
O Jogador - Fiodór Dostoievsky

Linked movies...
É inevitável falar das adaptações cinematográficas desta história, quando tivemos uma há tão pouco tempo. Talvez o leitor não saiba é que esta última foi a quinta vez que o livro O Grande Gatsby se transformou em filme.







 Linked people...
El Greco
David Belasco
Von Hinderburg
James Jerome Hill
Madame de Maintenon

Gilda Gray
Joe Frisco
Linked music...

 The Love Nest

 Beale Street Blues

Three O´Clock in the Morning

Linked clothing...
sobretudo Ulster
 Linked brands...
The National Biscuit Company
Cunard
metralhadoras Lewis

White Star Lines
Linked publications...
Yale´s Daily News
The Saturday Evening Post

Linked dog...
Airedale
 Linked flora...
Amores-Perfeitos
Linked drinks and foods...

Chartreuse
Hash
Sauternes
Gin Rickey
Mint Julep
Linked looked up words...
godo - pequeno seixo rolado.
reco - porco.

1 comment:

  1. Não conheço o livro e confesso que não gostei do último filme pois era demasiado parado.

    ReplyDelete