Friday, December 6, 2013

Notícia da Cidade Silvestre - Lídia Jorge

Linked by...
Foi através de um outro título da autora que chegámos a este. Na nota biográfica de "O Vale da Paixão", livro lido para este blogue, foram mencionados várias outras obras da autora, tendo sido este o escolhido de entre eles.

O primeiro título lido desta autora, não foi do meu agrado, apesar de ser um livro extremamente bem escrito. O problema é que apesar de estar perante um brilhante exercício de escrita, nem a história, nem os seus personagens me interessaram minimamente. Espero que este segundo título me "fale mais", porque reconheço estar perante uma excelente escritora, que já conquistou a minha admiração.

Este exemplar foi adquirido através da plataforma Winking Books.

Linked opinion...
Voltei a ficar triste com este livro. Mais uma obra da autora, escrita de forma brilhante, revelando um domínio quase mágico da língua portuguesa, mas que não me disse absolutamente nada.

Para mim foi mais um tema distante e desinteressante, e uma leitura que, por ser para mim estéril, se tornou morosa e difícil. Não fosse a musicalidade das suas palavras e a inteligência das suas construções, nem a meio teria chegado.

Adoraria gostar dos livros de Lídia Jorge, pois reconheço-lhe um imenso valor, e tem, sem qualquer dúvida a minha admiração e o meu respeito, mas infelizmente não consigo. Ainda tenho esperança que exista por aí um título da autora que me agrade. Por tudo isto, não posso assim aconselhar a outros leitores, algo que não gosto. A autora que me perdoe.

Linked info by other bloggers....
No blog: Blogueiras Feministas
No blog: Instrumentalina

Linked books...

O Dia dos Prodígios - Lídia Jorge (livro mencionado na nota biográfica)

Hamlet - William Shakespeare (a autora mencionou as "cenas Hamletianas")

Viagem ao Centro da Terra - Júlio Verne

Sartre - Walter Biemel ( Sartre foi mencionado. Como este livro está disponível na Winking Books, e eu tenho curiosidade e vontade de saber mais sobre Sartre, resolvi escolher esta biografia para representar a referência feita por Lídia Jorge)

O Fim da Utopia - Herbert Marcuse

Só - António Nobre

As Minas de Salomão - Rider Haggard

Fábulas de Esopo - Esopo

O Incrível Hulk - Jack Kirby e Stan Lee (foram mencioandos vários personagens de banda desenhada, nomeadamente Hulk, Lucky Luke, Mandrake e Spider-Man. Hulk foi o escolhido para representar estas várias referências à banda desenhada)

O Enigma dos Monstros do Loch Ness - Jean Berton (Foi mencionado o monstro do Loch Ness. Este livro, onde os monstros do Loch Ness surgem no título, já existia na nossa lista de livros para ler, pelo que lhe adicionámos mais esta referência)

Os Três Mosqueteiros - Alexandre Dumas (Foi mencionado o personagem D'Ártagnan)

De Víbora Na Mão - Hervé Bazin (foi mencionado o título original em francês "La Vipére au Poing")

O Progressismo na Europa - desde 1789 - David Caute (foi mencionado o autor, e este foi o único título que encontrei com edição portuguesa)

Linked people...

Pierre de Ronsard
Lawrence Ferlinghetti
Colin Ward
Vostel
Linked places...
Mutarara (Tete, Moçambique)
Bâle (Suiça)
Wiesloch (Alemanha)

Mar Tirreno
Linked magazines and newspapers...

Jornal Popular
Paris-Match
Linked movie...




Linked cars...


Ford Capri
Mehari
Linked brands...
máquina de costura Refrey
Cigarros Eve
Linked looked up words...
pantalha - estrutura revestida destinada a quebrar a intensidade da luz ou a orientá-la; quadro de projecção cinematográfica.
monturo - monte de lixo, esterqueira, montão de coisas repugnantes.

4 comments:

  1. Nunca li nenhum dos livros que mencionas, mas sou da opinião que se os temas destes livros não te dizem nada...não deves continuar a "esforçar-te".
    Boas leituras

    Roberta :)

    ReplyDelete
  2. Estive a pensar e acho que a Roberta tem razão...Tenho um livro novo da autora na estante, que faz parte da lista de livros a ler para o blog. Chama-se "Os Dias do Prodígio"...e acho que será um bom candidato para outro "Desafio de Leitura". Será que haverá alguém disposto a colaborar com o blog para a leitura deste livro? Lançarei o desafio em breve no FB :). Obrigada Roberta :)

    ReplyDelete
  3. Eu aposto que haverá! A autora é muito conhecida e há muita gente que gosta dela (epá, gostos são gostos não é?).

    ReplyDelete
  4. A autora escreve de uma forma maravilhosa. Não tenho qualquer dúvida do seu valor, e tem mesmo a minha admiração. O que falhou para mim até agora são os temas sobre os quais escreve...As histórias são-me muito distantes...Mas adorava "ouvir" outras opiniões :), e por isso pode ser que o desafio nos proporcione uma outra visão sobre esta autora.

    ReplyDelete