Wednesday, October 9, 2013

Os Carneiros de Fogo - Pierre Gascar

Linked by...

Foi no exemplar de "O Processo" de Frank Kafka, que este título surgiu em forma de publicidade da editora. Uma vez que este é o primeiro título publicado da Colecção Dois Mundos, e sendo o autor vencedor do Prémio Goucourt, antecipei uma boa leitura. Título e autor eram-me completamente desconhecidos.

Este exemplar foi adquirido em segunda mão, no site leilões.net (que actualmente já não existe, e tem como "substituto" o site coisas.com)

Linked opinion...
Não gostei deste livro. Apesar disso, reconheço que a temática do livro é boa, e tem  alguma relevância histórica, política, e humana. Reconheço também estar perante boa literatura, que é certamente aclamada por muitos críticos e leitores, mas infelizmente, a mim este livro não me disse nada.

O livro retrata um grupo de indivíduos pertencentes a um grupo organizado clandestino, que luta contra o poder político estabelecido. Um luta que vai até ao uso de explosivos e todas as tensões associadas a uma tal situação. Não é a temática que mais me move, mas já tenho lido bons livros sobre o assunto. Julgo também que ninguém discordará se eu afirmar que um enquadramento deste género tem enorme potencial.

Contudo, achei a escrita demasiado densa e complicada, quando se centra nas emoções e pensamentos do personagem principal. Na maioria das vezes senti que não entendi o autor, e mesmo quando o entendi, não me foi possível empatizar com o protagonista. A fixação pelo tema da morte foi sempre uma constante. Quanto aos restantes personagens, também os achei desprovidos de interesse. A descrição da acção senti-a como lenta, pesada e desinteressante. O facto de o livro não ter capítulos, também não favoreceu em nada o ritmo da leitura e da acção.

Confesso que até me interroguei como é que a partir de um tema com tanto potencial, com tantos "sítios" para onde ir, e tantos caminhos possíveis por onde se desenvolver, o livro se tenha focalizado no drama interior de um personagem tão pouco interessante. 

Resumindo, custou-me bastante chegar ao final, e não fosse a missão que assumi neste blog, teria abandonado a sua leitura. Já nem me lembro do fim...e isto para mim diz muito, senão tudo.

Linked books... 

Ilusões Perdidas - Honoré de Balzac (foi mencionado o personagem Luciano de Rubempré, o protagonista nesta obra)

Fausto - Johann Wofgang Goethe

A Ilha - Aldous Huxley (este livro estava publicitado na badana da contracapa deste exemplar)

Linked people...
Nicolau Maquiavel (1469-1527)
Friedrich Nietzsche (1844-1900)
Saint-Just (1767-1794)
Atanásio de Alexandria
Linked stones...
Turmalina
Fluorita Roxa
Apatite
Cinábrio
Quartzo Hialino
Ágata
Linked animals...
Falcão-Sacre
(foto de 
http://www.materianimal.com/2012/10/falcao-sacre-saker-falcon.html)
Bútio
Picanço
Linked places...
Bourges
Rua de Satory
Saint-Germain-des-Prés
Grand Palais
Colmar
Montargis
Ilha de Saint-Louis
Rio Ain
Rua Mouffetard
Linked flora..
Acácia
Zimbro
Linked looked up words...
pífio - baixo, vil, desprezível.
bricabraque - estabelecimento comercial que compra ou vende obras de arte, ferro-velho e objectos usados; adeleiro (pessoa que compra roupas e coisas usadas para revender).
vermiculado - ornado de sinuosidades que imitam os vermes (arquitectura); que apresenta saliências em forma de vermes (botânica)
aprisco - espécie de choça de ramagem onde se recolhem as ovelhas para serem mugidas; curral, redil (por extensão); lar (figurado); o seio da Igreja.
metempsicose - transmigração das almas de uns para outros corpos; teoria dessa transmigração.
melinite - substância explosiva cujo principal componente é o ácido pícrico.
alquilar - alugar cavalgaduras ou trens; negociar em cavalgaduras.

No comments:

Post a Comment