Sunday, September 8, 2013

Quo Vadis - Henryk Sienkiewicz

Linked by...

Foi no livro "A Festa do Chibo" de Mário Vargas Llosa, que este título foi mencionado. Apesar de já ter visto o filme (o clássico de 1951), nunca lera o livro, e o nome deste autor (Nobel da literatura de 1905), não me era familiar. Como já não me lembrava da história do filme, foi com gosto que iniciei esta leitura, antecipando um excelente livro.

Este exemplar foi obtido através da plataforma Winking Books.

Nota: Posteriormente este título foi também mencionado no prefácio do livro Satíricon, de Petrónio (prefácio de autoria de Jorge de Sampaio).

Linked opinion...
Quando solicitei este livro na plataforma Winking Books, não me apercebi que não era a versão completa da obra, mas sim uma edição condensada, adaptada para o público juvenil. Este foi o meu primeiro erro na abordagem a esta leitura. Revelou-se um erro, porque não gosto de livros "condensados", uma vez que fico sempre com a sensação de que perdi alguma coisa, por não ter acesso à obra completa. Foi o que se verificou neste caso. Em várias fases desta leitura, senti que me faltou um conhecimento mais aprofundado da história, e que tudo se passava de uma forma excessivamente rápida e "pela rama".

O meu segundo erro, foi não me ter apercebido que existia um glossário no final. Por este motivo, demasiadas palavras ficaram incompreendidas até ao final do livro, o que prejudicou a minha experiência de leitura.

Devido a estes erros, cujo ónus só a mim pode ser atribuído, a opinião sobre esta grandiosa e clássica obra ficou comprometida. Digo isto porque estou quase certa de que na ausência das minhas falhas, este teria sido um título que teria adorado, e não apenas gostado, como veio a acontecer.

Mas falando agora apenas nesta edição do Quo Vadis, devo dizer que apesar de tudo o que atrás disse, este livro consegue ser uma boa leitura. É sem dúvida uma excelente história de amor, por mais cortes que lhe tenham feito. Para além dessa história que é central, apresenta-nos um retrato da Roma Antiga, que apesar de não ser totalmente fiel, põe a nu as fragilidades e os problemas sociais daquela época. Também os valores e a moral individual são expostas, bem como o papel dos primeiros cristãos. De realçar nesta trama paralela, a personagem de Nero, que neste livro faz arder Roma só para ter inspiração à de Homero quando escreveu sobre o incêndio de Tróia...

Muito boa esta história, mas não este livro condensado. Aconselho a quem ainda não leu, mas se são adultos, esta versão juvenil condensada poderá deixar-vos insatisfeitos, pelo que escolham uma versão "normal".

Linked books...


A Ilíada - Homero


Miguel Strogoff - Júlio Verne (publicidade da editora: próximo volume a publicar)

Troilus and Cressida - William Shakespeare

Linked movie...



Linked people...

Lucano
Séneca
Ovídio
Virgílio
Lisipo
Linked places...
Pafos (Chipre)
Óstia
Benevento (Itália)
Subiaco( Itália)
Linked mythological figures...

Asclépio
Cípris
Vesta
Níobe
Linked games...

Scriptae Duodecim
Linked musical instrument...

Sistro
Linked looked up words...
areópago - antigo tribunal ateniense.
passarinheiro - o que vende, cria, ou caça pássaros.
quirites - título acrescido ao dos romanos, quando estes se fundiram com os Sabinos; cidadãos romanos.
flâmine - sacerdote da antiga Roma.

2 comments:

  1. Nunca li o livro mas conheço o filme que é bastante bom. Adoro a interpretação de Nero pelo Peter Ustinov. Curiosamente acho que nunca me cruzei com o livro.
    Beijos

    ReplyDelete
  2. Realmente é curioso que uma tão conhecida mega produção histórica do cinema, que tem por base uma tão boa história, não tenha mais divulgação no plano editorial.

    ReplyDelete