Friday, July 5, 2013

Peter Pan - J. M. Barrie

Linked by...
Este livro surge pela mão de John Le Carré, que o mencionou no seu livro "A Guerra de Espelhos". É surpreendente que este livro ou os seus personagens principais Peter Pan e Wendy, não terem sido mais vezes mencionados. Contamos contudo que o venham a ser futuramente, dada a sua grande popularidade. Com esta menção, tive a oportunidade de reler um clássico intemporal, que será também familiar aos leitores deste blogue. Lembro-me de o ter lido em criança, e de ter gostado. Mas lembro também de não me ter marcado daquela forma como lembramos os nossos livros favoritos da infância. Estou entusiasmada por o ir ler de novo, com olhos de adulta, para ver se a sensação é a mesma, e curiosa para ver a que ligações nos leva.

Linked opinion...
É curioso que ao reler este livro, agora como adulta, a sensação que tenha ficado é a mesma de criança. Tal como quando era mais pequena, gostei do livro, mas ele não me impressionou, apesar de ser, sem qualquer margem para dúvida, um bom livro.

A imaginação e a criatividade do autor são louváveis. Esta história do rapaz que não queria crescer, tem tantos ingredientes originais e fantásticos, que ler a história é como fazermos também nós uma viagem na nossa imaginação, semelhante à viagem até à Terra do Nunca dos nossos protagonistas. A nossa imaginação tem que estar em boa forma para acompanhar esta aventura.

Esta história foi feita inicialmente para ser representada, e acho que será aí, num palco, que estará em pleno. A história, enquanto história para ser lida, apesar de muito boa, falta-lhe (na minha opinião, é claro) qualquer coisa mais. Mas provavelmente, o que falta, terá a ver com o propósito inicial de ser encenada.  Julgo no entanto, que no palco, conquistará todos os corações, grandes e pequenos.

Uma nota curiosa que descobri ao investigar sobre este livro, foi que o nome "Wendy", um nome hoje em dia tão popular, foi uma invenção do autor.

Aconselho a levarem os mais pequenos ao teatro a ver esta peça.

Linked book...
O Pequeno Ministro - J.M. Barrie (da nota biográfica do autor)
Jardins de Kensington - Rodrigo Frésan (o que foi mencionado aqui foram os Jardins de Kensington em si mesmos e não o livro como mesmo título. No entant, quando procurava informações sobre os jardins, deparei-me por acaso com este livro, cujo enredo parece estar intrínsecamante ligado à história de Peter Pan, e do seu autor J.M. Barrie, pelo que achei por bem incluí.lo enquando ligação)
Romeu e Julieta - William Shakespeare ( "Queen Mab" foi mencionada)

Linked places...

Jardins de Kensington (estátua de Peter Pan)
Linked flowers...

Pervinca
Miosótis
Linked people...
Carlos II de Inglaterra

1 comment:

  1. A minha opinião de criança é a mesma que a tua. Gostava mas não me maravilhava e não era a minha preferida. Tenho de reler o livro agora em adulta e sem dúvida que gostava de ver a peça
    Beijos

    ReplyDelete