Thursday, July 11, 2013

Fausto - Johann Wolfgang Goethe

Linked by...
Chegamos a este título a partir do livro Werther, também de Goethe. Fausto era uma das obras referidas na nota biográfica sobre o autor, e na altura havia um exemplar disponível na Winking Books. Também Eça de Queirós, em "O Mandarim" menciona Mefistófeles, um dos personagens-chave de todas as versões de Fausto, sendo esta de Goethe a mais popular.

Este exemplar foi adquirido na Pó dos Livros, pois o exemplar na Winking Books deixou de estar disponível.

Werther, o outro título que lemos deste autor, foi uma agradável surpresa, e apesar de não sabermos muito bem o que esperar de Fausto, a não ser que o diabo entra na história, estamos na expectativa de saber sobre o que trata este livro, com um título tão popular.

Nota -  Este título foi posteriormente mencionado em:
Linked opinion...
Simplesmente magnífico. Se a literatura é uma forma de arte, esta criação de Goethe, é sem dúvida uma belíssima obra de arte.

Fiquei estupefecta. Nunca havia lido nada assim. Tem de tudo. É tão simples quanto é complexo, tão fútil quanto profundo, tão original quanto lugar-comum...e esta "promiscuidade" resulta. E em grande.

Que imaginação teve Goethe e que poder criativo e literário para produzir algo assim. Não sei se terá sido a "obra da vida" deste autor, mas tenho quase a certeza disso. Mas se estou enganada e ele escreveu melhor ainda, quero ler!...

Soberbo. Contudo, deveria talvez ter-me preparado melhor para esta leitura, ou tê-la realizado de forma mais apoiada. Mas estava tão interessada em continuar, que interpretava "à minha maneira" e seguia em frente. Tornou-se assim uma experiência melhor de leitura, mas provavelmente, algumas coisas terão sido por mim compreendidas erradamente.

Não consigo também imaginar esta peça em palco. Tenho sérias dificuldades. Ao contrário do meu post anterior, em que falei do livro Peter Pan dizendo que seria em palco que a história atingiria a sua plenitude, neste caso, a minha opinião é exactamente oposta. Julgo que esta obra, apesar de ter sido escrita como peça teatral, é enquanto literatura que atingirá o seu expoente máximo.

Seja como for, no teatro ou num livro, recomendo, sem qualquer dúvida.

Linked books...

A Chave de Salomão - Salomão

As Profecias de Nostradamus - Mario Reading (foi mencionado o livro misterioso de Nostradamus, e escolhido este título após procura na Wook)


Paraíso Perdido  - John Milton (foi mencionado Mamon, que em Milton nesta sua obra é um demónio que constrói para Satã um palácio com veios de ouro ardente. Goethe, utiliza a palavra em ambos os sentidos de "ouro" e de "entidade demoníaca")

Ilíada de Homero
Odisseia de Homero
(foi mencionado Páris, personagem da Ilíada de Homero, e também Menelau e Helena de Tróia que são comuns a estas duas obras de Homero)

The Xenia - Goethe & Schiller

O Parasita Ou o Papa - Jantares - Luciano de Samósata (foi mencionado o autor, e este título foi a única edição em português que encontrei na Wook)

Linked mythological figures...

Prosérpina
Plutus
Esculápio
Peneios

Liepzig
Blocksberg (Alemanha)
Ilsenstein (Alemanha)
Farsala (Grécia)
Burgdorf (Suíça)
Linked mythological symbols...

Durindana
Pentagrama
Linked people...
Luciano
Aristófanes
John Law
Linked looked up words... 
cilício - cinto áspero ou eriçado que alguns católicos trazem sobre a pele para mortificação e penitência;  [figurado]  tormento ou mortificação voluntários. ímpio - que falta aos deveres de piedade, sacrílego, sem respeito pelos deuses; que ou quem não tem religião. = ATEU, HEREGE, INCRÉDULO, IRRELIGIOSOCRENTE, PIO, RELIGIOSO; que ou quem é contrário à religião; que ou quem não respeita as coisas sagradas ou as práticas religiosas; que ou quem ofende o que se considera digno de respeito; desumano, cruel.verruma - pequeno instrumento, geralmente de ferro, que serve para abrir furos na madeira. = BROCA, TRADINHA
alabardeiro - homem armado de alabarda. (hoje diz-se archeiro.)
mistagogo -  iniciador nos mistérios religiosos; guia [figurado]; mentor. panteísmo - doutrina ou sistema filosófico que só admite como Deus o todo, a universalidade dos seres.
escol - o que há de melhor ou de mais distinto numa colectividade. = ELITE; aquilo que é melhor dentro de um grupo de pessoas ou de coisas. = FLOR, NATA
mefítico - que liberta elementos malcheirosos e nocivos à saúde (ex.: gases mefíticos). = FÉTIDO, INFECTO, PESTILENTO, PODRE
cadinho - recipiente em barro refractário, ferro ou platina utilizado para as reacções químicas a altas temperaturas;  parte inferior de um alto-forno onde se acumula o metal fundido [metalurgia]. videirinho - que ou aquele que trata cuidadosamente da sua vida ou dos seus interesses. = FURA-VIDAS, TRABALHADOR, VIDEIRO 

No comments:

Post a Comment