Tuesday, June 25, 2013

A Torre de Vidro - Robert Silverberg

Linked by...
Chegamos a este livro a partir de um outro título do mesmo autor: "O Labirinto". Nesse livro, mencionava-se "A Torre de Vidro" na nota biográfica do autor, entre outros livros de sua autoria. De entre todos os títulos mencionados, foi escolhido este, por haver um exemplar disponível para troca na Winking Books. Não estava com grandes expectativas em relação a este livro, pois o último que foi lido deste autor (e primeiro título de ficção científica do blogue), foi uma decepção. Mas como os nossos seguidores já sabem, não negamos explorar nenhuma ligação, por isso metemos mãos à obra, ou melhor, olhos à obra!

Linked opinion...
Que fantástica surpresa! Não estava de todo à espera....um excelente livro! Muito bom. Gostei bastante. Julgo também que o facto de ter sido surpreendida, veio amplificar o efeito já positivo que este livro teve em mim. 

Eu sei, eu sei, é um livro de ficção científica...Mas é um facto: este é um bom livro. E eu também não posso dizer que não gosto de ficção científica. Depende muito do livro. Há apenas uma coisa que me irrita sempre que acontece num livro deste género: são os nomes inventados das máquinas/mecanismos/tecnologias. Uns nomes que surgem sempre sonantes e em grande destaque, mas que em muitos textos, a sua quantidade é assustadora e parece que o texto se faz só disso: tipo x-megatron, v3 gordanzul, vruxomaton, nyartron, etc... Acho que já deu para perceber o que quero dizer...Já me aconteceu até muitas vezes nem conseguir entender a história. Mas este livro não é assim. Claro que tem termos deste tipo, mas na devida medida, e sem exageros.

Esta é um excelente história, que retrata um possível futuro da espécie humana. Plausível, interessante, e bem escrita. Mas mais do que a história em si, o que me fez render a este livro, foi a "lente" que ele constituiu para reflectir sobre alguns aspectos importantes do estado actual da humanidade, por exemplo a religião, a hierarquização social,  o racismo e a discriminação, entre outros. Essa "lente" por vezes confunde-se até com um "espelho" ... Os paralelismos entre alguns aspectos relevantes da nossa sociedade e a de uma possível sociedade do futuro, estão muito bem conseguidos.

Excelente também é a visão do homem enquanto explorador do Universo, em não se limitar ao que existe, mas a procurar sempre mais, a ir sempre mais além. Neste livro essa busca reflecte-se na procura por vida inteligente noutros planetas, algo que julgo que irá ser transversal ao homem de todos os tempos, até que a encontre, ou se prove ser impossível a sua existência.

Em resumo, uma história que nos conta mais para além do que é dito, se nos permitirmos pensar sobre isso. Como já referi, gostei bastante, e penso que veio salvar a má imagem que o género ficção científica tinha aqui no blog. Continuo no entanto a achar que o autor tem uma visão algo machista sobre o futuro...

Linked books...
Nightwings - Robert Silverberg (título escolhido de entre os títulos mencionados na nota biográfica do autor)

A editora publicitou neste exemplar cinco outros livros de dois autores: três livros do autor Hans Hellmut Kirst, e dois de Sven Hassel ("Grandes Romances de Guerra" da Colecção Séc. XX).  Para efeitos de leitura pelo blogue e continuação das ligações, escolhi um livro de cada autor, nomeadamente:
O Herói da Torre - Hans Hellmut Kirst
Vi-os Morrer - Sven Hassel

Linked places...

Baía de Hudson
Novosibirsk
Duluth
Amboseli
Acra
Phnom Penh
Ulan Bator
Rangum
Mälaren
Mendocino
Kotzebue
Ganimedes
Knox Coast
Ilha de Yap
Calisto
Linked measure...

Linked animal...

Órix
Linked flora...
Cicadácea
Linked looked up words...
eufórbio - género de plantas euforbiáceas de flor campanulada e de suco acre e corrosivo; goma drástica extraída desse género de plantas.
argentário -  guarda-pratas; [figurado]  capitalista.
estúrdia - travessura; estroinice; extravagância, disparate.
engulho - ânsia que precede o vómito. = NÁUSEA[figurado]  tentação, desejo veemente. 

No comments:

Post a Comment