Thursday, May 2, 2013

Esteiros - Soeiro Pereira Gomes

Linked by...

Este livro surge aqui pela ligação ao livro "O Músico Cego" de Vladimiro Korolenko. No exemplar que li, este título surgiu enquanto publicidade da editora, por ser um livro da mesma colecção.
Foi assim que me vi a ler este novo autor (para mim), sem saber o que esperar desta leitura.

Nota: Posteriormente enviámos a uma nossa leitora este livro, que manifestou interesse em lê-lo, e recebemos em troca o livro, que ficou sem dúvida "linkado" a este:
Linked opinion...
Este livro foi uma boa surpresa. Gosto sempre quando isso acontece.
Não ficou (ainda pelo menos) a ser um dos meus autores favoritos, mas a escrita de Soeiro Pereira Gomes tem algo de particular e de distintivo. A história tem um ritmo muito próprio, e agradou-me bastante esta forma de escrever.

Para além da escrita, temos aqui uma história muito realista, que retrata as duras condições de miséria e de pobreza em que a maior parte da população portuguesa viveu durante anos a fio. Centrando-se nas vidas francamente miseráveis e penosas de um grupo de crianças, o autor consegue nunca perder de vista o lado humano destas vivências. Chega a ser profundamente comovedor.

Aconselho a sua leitura e a "descoberta" deste autor.

Linked books...
Sementes de Violência - Evan Hunter (No índice da colecção estavam assinalados cinco livros, três dos quais que ainda não li. Desses três escolhi este título)

Engrenagem - Soeiro Pereira Gomes (da nota biográfica do autor)

A Dama das Camélias - Alexandre Dumas (Filho) - foram mencionados os personagens deste romance: Armando Duval e Margarida Gautier.

Linked people...
 
Greta Garbo
Tom Mix
Linked movies...

Foi mencionado "O Cavaleiro Sem Medo" de Tim McCoy (Tim Macacói)

"Cowboy Público nº 1" aka "O Rei dos Cowboys" (foi mencionado "O Rei dos Cowboys" das fitas de cinema)

Linked religious figure...
Nossa Senhora de Alcamé (padroeira dos campinos)
Linked citation...

"A paisagem é um estado de alma" - Henri Amiel

Linked looked up words...
esteiro - braço de mar ou de rio que se estende pela terra dentro.
gradar - aplanar e esterroar com a grade (a superfície da terra lavrada).
klaxon - espécie de buzina de automóvel.

4 comments:

  1. Há uns anos atrás eu tinha este livro na minha prateleira (era da minha mãe)mas entretanto fizemos umas arrumações e ele foi guardado (na altura eu achei que ele devia ser chato). Agora ando à procura dele e não o acho:P
    Gosto bastante de retratos realistas que nos levam a compreender melhor a nossa História.
    Beijos

    ReplyDelete
  2. Se quiser que eu lho envie é só dizer. O mail de contacto é mylinkedbooks@gmail.com. Eu gostei bastante e não estava nada á espera....Num primeiro momento também eu achei que poderia ser um livro aborrecido.

    ReplyDelete
  3. Este foi um livro que marcou a minha adolescência. Quando vi a capa, recordei o meu. Falo muitas vezes nele, sobretudo quando alguém diz que a vida está difícil e que não vale a pena estudar.

    ReplyDelete
  4. De facto...vida difícil tinham aquelas crianças...um livro memorável por muitos motivos :)

    ReplyDelete