Wednesday, May 8, 2013

A Caixa Trocada - Robert Louis Stevenson

Linked by...
Yann Martel, em "A Vida de Pi" mencionou este autor, sem especificar qualquer obra.  Por essa altura, de Robert Louis Stevenson, já havíamos lido aqui no blogue, duas grandes obras: A Ilha do Tesouro e "O Estranho Caso do Dr. Jekyll e de Mr. Hyde".  Fomos por tal motivo, à procura de outra obra do autor, e encontrámos este título disponível para troca na Winking Books. Foi assim que chegámos a esta história, de um autor já nosso conhecido. Por se tratar deste autor, que muito temos em consideração, as expectativas estavam elevadas.

Linked opinion...
Que enorme desilusão. Quem diria que um autor como Robert Louis Stevenson poderia ter tido parte na criação de uma história como esta?....É desolador. Cheguei a colocar a hipótese de se tratar de outro autor com o mesmo nome...
A história é completamente absurda e desinteressante, tal como os seus personagens. Não houve absolutamente nada que eu possa dizer que tenha gostado. Nada mesmo.

Para além da desilusão em relação a um autor que muito estimamos, achei incrível que na sinopse da contra-capa figurasse a expressão "Obra prima do género policial negro...". Como é que isso é possível? Terá a ver com a época em que foi escrito? Contudo, a mim parece-me que fosse qual fosse a época em que tivesse sido escrito, este seria sempre um mau livro.

Desaconselho vivamente a sua leitura.

Nota: "descobri" posteriormente que este livro, apesar de no título constar a autoria única de Robert Louis Stevenson, é fruto de um projecto de co-autoria entre ele e o seu sobrinho Lloyd Osbourne

Linked books...

O Enigma de Sally Jupp - P.D. James (livro escolhido de entre os títulos da mesma colecção)

Batman Para Sempre - Peter David (publicidade da editora)

A Vida de Cleópatra - Auguste Bailly (Cleópatra foi mencionada, e uma vez que existia esta biografia disponível na Winking Books, o blogue ficou com curiosidade de saber mais sobre esta famosa personagem histórica)

A Aventura de Waverly - Walter Scott (foi mencionado Waverly)

Linked movies...
O livro foi adaptado ao cinema em 1967  pelo realizador Bryan Forbes. Pode ver o trailer aqui, e a informação do IMDB sobre o filme aqui.

Linked people...
Wycliff
Charles Warren
Linked places...

Tartária
Cheapside (Londres - 1909)
 
Ilha dos Cães (Londres)

Estação de Bornemouthão 
Tottenham Court Road
Linked brands...

Heidsick
Broadwood
Linked furniture...

Cadeira Windsor
Linked clothing...

Wellington boots
Linked religious figures...

Belial
Linked songs...


 
Linked newspapers and magazines...

Galignani´s Messenger
Penny Pictorial Magazine
Lloyd´s Weekly Newspaper
Linked looked up words...

temporão - que vem antes de tempo próprio; prematuro; precoce.
tontina - espécie de associação mútua em que cada associado contribui semanal ou mensalmente com uma determinada quantia cujo fundo será distribuído pelos sobreviventes quando termine o prazo que se fixou para a duração da sociedade.; quinhão que pertence a cada sócio sobrevivente; operação financeira baseada na duração da vida humana.
decocção - fervura de substâncias de que se quer extrair as partes solúveis; líquido proveniente dessa fervura. = DECOCTO
carreteiro - condutor de carreta.; que se emprega na carga e descarga de navios.
causídico - advogado que trata de causas judiciais; rábula.
babucha -  chinela árabe; pantufa.

4 comments:

  1. Depois de ler o livro não podia estar mais de acordo com a opinião do blog, foi o primeiro livro do escritor que li e isso me deixa um grande ponto de interrogação que pelo blog é um bom escritor o que não posso confirmar com esta leitura. Relação ao livro o que posso dizer é que do inicio ate ao fim não consegui encontrar interesse uma leitura maçadora que me fez pensar varias vezes que ia ser o meu primeiro livro a não concluir a leitura. E também não concordo com a sinopse que diz que o livro é considerado uma obra-prima do género policial negro, o que deve ter louvado a muitas pessoas a adquirir o livro e depois ter tido uma desilusão. Não recomendo a leitura.
    Quero agradecer ao blog por me ter dado a oportunidade de ganhar o livro no top fans do facebook é uma iniciativa de dar valor porque o blog não tem parcerias com editoras.

    ReplyDelete
  2. Eu é que agradeço pelo seu comentário, e tenho pena de não ter gostado deste livro que ganhou no passatempo Top Fans do Linked Books. Haverá com certeza muitas mais oportunidades para ganhar livros, e espero que no futuro tenha "mais sorte" com o prémio.
    Só uma nota: o Robert Louis Stevenson é autor de "A Ilha do Tesouro" também já lido aqui no blogue, que é um conhecidíssimo clássico infanto-juvenil, e daí a opinião anteriormente favorável que tinha do autor. Contudo este...de facto...enfim. Acho que já foi tudo dito. E depois da sua opinião que coincide com a minha, ainda mais me leva a dizer que se trata mesmo um livro a NÃO ler :)

    ReplyDelete
  3. P.S. Robert L. Stevenson também é o autor de O Estranho Caso do Dr. Jekyll e de Mr. Hyde...outro bom clássico (também já lido para o blogue)

    ReplyDelete
  4. De futuro irei tentar ler outro livro do escritor para não ficar com uma ideia errada sobre ele. :)

    ReplyDelete