Saturday, April 27, 2013

O Vento Nos Salgueiros - Kenneth Grahame

Linked by...
Foi Tom Sharpe, no seu livro "A Alternativa Wilt" que se referiu a este livro, para grande alegria minha. A alegria de ver este livro mencionado, decorre do facto de que estas personagens foram parte integrante da minha infância, e têm um lugar especial no meu coração. Lembro-me, que quando vim para Portugal ainda trouxe um enorme livro para colorir com os caricatos personagens deste livro, que são animais muito sui generis. Este exemplar, cuja edição é muito simpática, também foi adquirido de uma forma diferente. Nomeadamente no Lx Market, parte integrante do Lx Factory, zona comercial bastante gira e que aconselho os leitores a visitarem.

Linked opinion...
Este livro era tudo o que eu esperava, mas sejamos sinceros...desta vez eu sabia exactamente o que esperar! O melhor adjectivo que eu encontro para o classificar é simplesmente "enternecedor".

Personagens muito sui generis e caricatas, vivem neste livro uma aventura, que encerra, como não podia deixar de ser num livro juvenil, a transmissão de valores. Contudo, o autor fá-lo de uma forma bastante mais subtil, do que é usual encontrar em outros livros do género.

E que valores são esses que o autor passa? Bem...acabam por ser vários, mas os que me ficaram mais marcados, e já desde o tempo em que em criança o li, são a amizade, a tolerância e o respeito pelas diferenças. Valores a ensinar aos mais pequenos, e a fazer recordar aos mais velhos.

De todos os personagens, todos eles adoráveis, é o sapo aquele que sempre roubou o meu coração. Este sapo é aliás o único que pode ser alvo de repúdia e julgamento por parte dos leitores. Egoísta e um pouco maluco, este sapo está cheio de si próprio e arrasta muitas vezes os amigos para situações perfeitamente evitáveis. Mas se não os arrastasse, também não teríamos um aventura para ler. O que é certo, é que o senhor sapo, que parece estar lá no alto, esconde uma tremenda fragilidade e dependência dos seus amigos, sem os quais, afinal, nada seria.

Aconselho. A todos mesmo. Sim, aos adultos também. Desde que se lembrem ainda do que é ser criança  ...mesmo que as memórias andem meias perdidas.

Linked books...

The Golden Age - Kenneth Grahame (da nota biográfica do autor)

A Lenda de Sigurd e Gudrun - J. R. R. Tolkien (foi mencionado Sigurd, o rei da Noruega)

Linked animals...

Leucisco
Efémera
Arminho
Linked flowers...
Lisimáquias
Consolda
Labaças
Sorveira-Brava
Frutos de Faia
Linked places...
Alassio
Porto de Devon
Berbéria
Linked looked up words...
caíque de Olhão (Algarve)

caíquebarco de navegação costeira, com dois mastros sem mastaréus; nome de várias outras embarcações.

sirga - cabo com que se puxa uma embarcação ao longo da margem.

2 comments:

  1. Comprei recentemente este livro por nostalgia. Nunca li o livro mas conhecia as personagens de um desenho animado (acho eu:p) e queria recordá-las.
    Gostei muito do conceito do teu blog. Beijos

    ReplyDelete
  2. Lê-se num instantinho e vale a pena :). Obrigada Catarina pelo seu simpático comentário.

    ReplyDelete