Saturday, February 16, 2013

Oliver Twist - Charles Dickens

Linked by...
Foi J.D. Salinger, em "À Espera no Centeio" que nos remeteu para esta leitura. O exemplar que conseguímos obter, através da Winking Books, é um exemplar muito curioso, já antigo e com ilustrações. Até que ponto alguns dos pequenos leitores destas edições não "encurtaram caminho" através dos quadradinhos de histórias? Não deixam contudo de ser um excelente auxiliar ao texto. 

Esta edição terá porventura feito parte da infância de alguns dos nossos leitores. Infelizmente não me posso juntar a eles nestas recordações, pois este livro não fez parte da minha infância. Conheço a história, mas desconheço como...talvez um filme? Sei que não foi um livro. Investigarei os filmes mais tarde. Agora é ler pela primeira vez esta engraçada edição, em mais um regresso ao passado proporcionado pelo Linked Books.

Nota - este título foi também posteriormente mencionado em:


Linked opinion...
A leitura deste livro foi uma agradável viagem ao passado. Que posso eu acrescentar sobre um clássico tão afamado da literatura mundial ou sobre o seu autor Charles Dickens?

Chega a ser angustiante seguir a história de Oliver. Quando pensamos que nada pior lhe pode acontecer, eis que a história dá mais uma volta, e a situação de Oliver piora... Claro que tem um final feliz, como convém a uma história destinada aos mais novos, mas as emoções que o autor consegue fazer passar até esse momento, são bastante fortes.

O Bem e o Mal, são retratados de forma bem delimitada e extremada. Julgo que esta característica também se deve ao facto de o livro se destinar aos mais novos. Quanto ao resto, a história retrata também a Londres miserável e pobre, e suas clivagens sociais. Em particular, e um dos pontos mais fortes da história, em minha opinião, são os meninos de rua de Londres, que aparecem aqui enquanto delinquentes, que apenas tentam sobreviver num contexto de grandes dificuldades.

Um bonita história, bem escrita e que consegue manter-nos interessados do princípio ao fim. No entanto, julgo que terá o devido impacto se for lida na altura própria, ou seja, quando somos mais novitos. Considero assim, que este poderá ser um livro a seleccionar para os "filhotes" lerem.

Linked movies...


Linked books...
A Flecha Negra - Robert Louis Stevenson (livro escolhido de entre os "livros da colecção", e por estar disponível na Winking Books)

Linked places...

The Angel (Islington, London, England)

Pentonville (London, England)
Saffron Hill (London, England)
Chertsey (Surrey, England)
Gray´s Inn Lane (London, England)
Smithfield (London, England)
Igreja de Rotherhithe (London, England) - St. Mary´s Church
Jacob´s Island (London, England)
Linked cheese...
Gloucester
Linked drink...

Genebra

 Linked game...
Whist
Linked looked up words...

bedel - empregado de secretaria que, na Universidade e outros estabelecimentos de instrução, aponta as faltas dos estudantes e dos professores.
ataúde - caixão funerário, féretro, tumba; [figurado]  túmulo, sepultura.
nanquim - tinta preta da China; amarelado como a ganga; ganga (tecido).
arrátel - antiga unidade de peso (459 gramas).

1 comment:

  1. Hi there! Thiѕ article сould not be ωrittеn much bеtter!
    Going through this аrticle гeminԁs me of my prevіous roommate!

    Нe always keρt talκing abοut this.
    I am going to ѕenԁ this aгticle tο
    him. Fairly certаin he will have а goоd read.
    Many thanks for shaгing!

    Heгe is my weblog: wedding photographer cost

    ReplyDelete