Monday, February 11, 2013

O Músico Cego - Vladimiro Korolenko

Linked by...
Foi a partir da Odisseia de Homero que chegamos a este livro. Eu sei que esta ligação é um pouco estranha, pelo que passo a explicar. O exemplar da Odisseia que li, era um exemplar usado. Um dos seus anteriores leitores havia sublinhado a lápis alguns títulos na lista dos livros já publicados da mesma colecção. Um vez que a Odisseia, como é natural, não tem referências a outros títulos no seu texto, aproveitei estas "ligações" deixadas por um antigo leitor. Este era pois um dos títulos sublinhados, e este exemplar de "O Músico Cego" foi por sua vez adquirido, também em segunda mão, na Feira da Ladra, no último mês de 2012.

Linked opinion...
Este clássico da literatura russa era-me totalmente desconhecido. Trata-se de um texto comovente e envolvente, que nos conta a história de vida de um invisual.

Desde o nascimento, é-nos relatado o processo de desenvolvimento físico, mental e espiritual de Pedro, o nosso protagonista. Se por um lado Pedro teve a infelicidade de nascer cego, teve por outro lado a sorte de nascer numa família com possibilidades finaceiras, e dedicada a fazer com que o seu percurso fosse o mais natural possível. A família, em especial o tio Maxim, tem um papel incansável na orientação da sua pedagogia e instrução. A preocupação de sua mãe e do seu tio é uma constante, e visível na procura de meios para contornar as suas limitações visuais, ou minorar o impacto da deficiência no seu processo desenvolvimental.

Assim, a cegueira de Pedro poucas vezes foi limitadora do seu percurso, pelo menos externamente. Já internamente, o sofrimento e a dor de Pedro constitui um enorme obstáculo, e aqui a família vê-se limitada quanto ao que pode fazer.

Testemunhamos assim nesta história como Pedro busca o seu objectivo de vida, todas as dificuldades do seu desenvolvimento, e o papel insubstituível da sua família em todo este processo.

Talvez uma visão demasiado "polida" e romântica daquilo que realmente significaria naquela época e naquela sociedade ser-se cego, mas uma boa história, sem dúvida. Nos dias que correm, contudo, já não é uma história que nos diga grande coisa. É contudo, ainda hoje, apelidada de "pérola" da literatura russa e um dos seus grandes clássicos. Tal como o livro anterior, é um livro que considero mediano, pelo que nem posso aconselhar, nem deixar de o fazer. Tal como disse no post que antecedeu este, em caso de dúvida, ler...


O Sonho de Makar - Vladimiro Korolenko (referido na nota bibliográfica)

Esteiros - Soeiro Pereira Gomes (livro publicitado pela editora, da mesma colecção)

Frei Luis de Sousa - Almeida Garret (livro publicitado pela editora, da mesma colecção)

Linked person...
Giuseppe Garibaldi (1807-1882)
Linked river...
Rio Bug
Linked bird...

Calhandra
espécie de grande cotovia de bico forte e voo rasteiro
Linked musical instrument...

instrumento tradicional ucraniano

Linked song...


Linked looked up  words...

Isba 
casa típica camponesa de madeira, na Rússia
mujique - na antiga Rússia, o camponês, o servo.

segador - que ou quem sega ou trabalha na ceifa

versta - medida itinerária da Rússia (1067 m). 

trilo - ornato na execução musical que consiste na alternação muito rápida, mais ou menos prolongada, de duas notas imediatas

émulo - que ou o que tem emulação por. 
= ADVERSÁRIO, COMPETIDOR, CONCORRENTE, RIVAL

remoçado - dar força ou vigor a; dar frescor juvenil a ; rejuvenescer.

No comments:

Post a Comment