Saturday, February 9, 2013

A Vida de Pi - Yann Martel

"First Link"
Com este livro iniciamos mais uma série de links, a partir deste "First Link". Os "First Links" , são livros que surgem no blog, mas que não estão (ainda, pelo menos), relacionados com as leituras anteriores. Surgem normalmente por uma de duas vias: ou o livro foi recomendado directamente pelos nossos leitores, ou o livro foi-nos oferecido. Neste caso, a Vida de Pi foi uma (belíssima) oferta de Natal, e foi com enorme expectativa que iniciei a sua leitura, numa altura em que a popularidade deste título era notória, dada a aproximação da estreia do filme.

Linked opinion...
Por norma, não tenho uma boa relação com os livros populares. Quanto maior a popularidade de uma obra, maior o meu afastamento. Desta forma, em situação normal, não escolheria este livro, pelo menos não nesta fase de "mega" popularidade. A experiência anterior ensinou-me que quanto mais um livro "anda na boca de toda a gente", maiores são também as probablidades de eu ficar desapontada com o mesmo. Expectativas demasiado elevadas talvez expliquem tal facto.

Infelizmente este livro não fugiu à regra, e ficou muito aquém das minhas expectativas. Não posso dizer que não gostei, porque isso não é verdade, mas estava à espera de bem melhor.

A forma de escrever do autor, em si mesma, desagradou-me. Achei o discurso muito "embrulhado" e nem sempre claro. Na parte mais descritiva e nos diálogos é simples e directo, mas quando se trata de transmitir ideias mais elaboradas ou mais aprofundadas,fui obrigada a voltar atrás várias vezes, e mesmo assim, nem sempre o compreendi.

A história é bastante interessante, principalmente na parte do naufrágio (2ª parte do livro), mas a partir de um certo ponto, passa a ser pura fantasia. Contudo, o autor insiste em passá-la para para o leitor como uma história real "que nos vai fazer acreditar em Deus". Torna-se desconcertante, pois acho que ninguém consegue continuar a "engolir" esta história como real durante todo o livro. Quanto ao objectivo falhado de me fazer acreditar em Deus, nem sequer cheguei como é que o autor pretendia fazê-lo, ou o que é ele quis dizer com isso.

Os pontos altos do livro, para mim, são a aprendizagem zoológica que o livro permite, e  também a visão unificada das religiões, personificada em Pi. Convenhamos contudo que não é normal que uma criança ou adolescente exiba um comportamento religioso como o de Pi, pelo que, se por um lado o autor me fez maravilhar com as ideias de Pi sobre Deus e as religiões, por outro lado, fez-me duvidar do percurso desenvolvimental do protagonista.

A minha opinião é que é um livro razoavelmente bom, e que entretém. Um daqueles livros ideais para férias. Mas tomem em conta que a minha opinião é diferente da opinião maioritária e que este livro tem um enorme sucesso, fazendo até parte do plano nacional de leitura (recomendado para os alunos do 8º ano). Não se afastem pois dele apenas por esta minha opinião, mas leiam-no vocês mesmos, e discordem comigo se for o caso.

Linked movie...


A Vida de Pi (2012)

Linked books...

Beatriz e Virgílio - Yann Martel (publicidade da editora)

The Ramayana: A Shortened Modern Prose Version of the Indian Epic - R.K. Narayan (foi mencionado o título "Ramayana" e o autor R.K. Narayan, pelo que optámos por esta edição.

As Aventuras de Robinson Crusoe - Daniel Defoe

As Aventuras de Sherlock Holmes - Arthur Conan Doyle : foi mencionado apenas o autor, e escolhemos este título pois já está na lista dos livros por ler, e na estante deste blog

A Caixa Trocada - Robert Louis Stevenson : foi mencionado apenas o autor. Deste autor, já foram lidos os títulos A Ilha do Tesouro e O Estranho Caso do Dr. Jekyll e de Mr. Hyde, pelo que procurámos outro título. Este estava disponível para troca na Winking Books, pelo que foi o escolhido.

A Imitação de Cristo - Thomas H. Kempis

Moby Dick - Herman Melville (foi mencionada "a baleia" de Herman Melville)

Linked food...

Sambar (prato indiano vegetariano) - ver a receita aqui.
Linked brands...
Cigarros "Gold Flake" (publicidade dos 70´s)
gelados Arun

bicicletas Hero

televisores ONIDA

livrarias Higginbothams
carros Ambassador
Linked animals...

Catatua das Molucas
Tapir
Mandril
Cutia
Trágulo
Cabra de Nilgiri
Petrel de Wilson
Linked religious figures...

Lakshmi
Ravana
Shiva Nataraja
Shatki Parvati
Markandeya
Durga
Hanuman
Linked flora...

Poinciana Real
Jacarandá
Duriango
Linked musical instrument...

Nadaswaram
Linked religious rituals/songs...



Prasad
 Linked religious site...

Caaba
Linked Indian States...

Uttar Pradesh

Tamil Nadu
Linked looked up words...

calistenia - ginástica rítmica; (desporto)  método ou actividade em que os exercícios físicos são feitos sem pesos ou aparelhos e usam o peso do próprio corpo como resistência.

um Murti de Ganesh

Murti - No Hinduísmo, Murti refere-se à imagem (pintura ou escultura) na qual manifesta-se (murta) um espirito divino. O hinduísmo considera um murti digno de culto quando se é invocado à divindade sobre ele com o propósito de oferecer veneração.

Samskaras -  ou sanskaras é um termo sânscrito, muito usado no hinduísmo que significa impressão ou sob influência de impressões remanescentes (são as tendências inerentes remanescentes de alguma propensão instintiva que influencia a pessoa). No hinduísmo esta propensão é causada pelas vidas anteriores, dentro do conceito de reencarnação .

Kumkum
Kumkum -  é um pó utilizado em ocasiões sociais e religiosas no Hinduísmo, para pintar e marcar com símbolos.

minaretes - torre de mesquita, de onde os fiéis são chamados à oração.

almuadem - mouro que, do alto das almenaras, chama o povo à oração.

No comments:

Post a Comment