Thursday, December 13, 2012

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá : Uma História de Amor - Jorge Amado


Linked by...
Este título surgiu publicitado na contracapa do livro A Festa do Chibo de Mário Vargas Llosa. Ser "linkado" através da publicidade da editora de outro livro, não será talvez a forma mais "honrada" de chegar a este blogue. Contudo, recebemos este notável e genial autor com todas as honras e a maior das humildades. 

Apesar de ser a primeira obra de Jorge Amado lida para efeitos do Linked Books, não é um autor para nós desconhecido.

É assim com muita alegria que embarcámos nesta leitura, com uma obra que já várias vezes havia estado entre mãos, sem nunca ter sido lida.

Linked opinion...
Só mesmo os grandes autores conseguem realizar proezas destas. Em "meia-dúzia" de páginas, Jorge Amado conseguiu levar-me à boa disposição, à gargalhada, à preocupação, à dor, e por fim às lágrimas... Incrível. 

É uma história cheia de fantasia, imaginação e boa disposição. E é também uma história profundamente ancorada em duras realidades, como se costuma dizer, nas "realidades da vida". 

Essas que por vezes só nos acordam muito tarde na vida. Na fase da infância, adolescência e ainda enquanto jovens adultos, muitas vezes ainda sonhamos e pensamos que tudo é possível (ou quase tudo). E no que respeita ao amor, podemos até passar toda a vida a pensar que tudo é possível. Mas não é. Simplesmente, não é.

Talvez tivesse sido essa a forma do autor me ter levado ás lágrimas...levando-me a recuar ao imaginário da infância, quando tudo era possível, e a deixar-me envolver nas suas palavras, lendo-as de "camisa aberta", sem filtro nem protecção. E de repente... enfim. Ainda tive a ingenuidade de secar as lágrimas à pressa, para conseguir ler as ultimas duas/três páginas, achando que ... mas não. É assim mesmo. Muitas vezes. Vezes demais.

Claro que não posso deixar de recomendar uma leitura destas.

Linked people...

Carybé
(autor das fantásticas ilustrações desta edição e amigo de Jorge Amado)
Zélia Gattai Amado
autora da foto de Jorge Amado na contracapa desta edição (e sua esposa)
Linked poem...

Poema/Trova do poeta popular da Baía, Estevão da Escuna,
a partir da qual Jorge Amado desenvolve a sua história
Linked place...

Mercado das Sete Portas (Salvador da Baía, Brasil)
onde o poeta popular Estêvão da Escuna recitava  seus poemas

Linked books...

A Tenda dos Milagres - Jorge Amado (a editora, no final do livro, publicitava a lista dos 23 livros na mesma colecção. Uma vez que não houve, como é natural, menção a nenhum livro no decorrer da história, optei por procurar a partir no número um da lista, a disponibilidade dos títulos no site Winking Books. Nem foi preciso ir procurar muito. Este era o primeiro título, e havia um exemplar disponível, pelo que foi o escolhido)

Linked words...

Mandacaru - fruto da figueira da índia
Pés de Mastruço

vate - poeta, profeta, aquele que vaticina.
seresta - serenata
faceiro - que ou quem se enfeita muito, geralmente com coisas vistosas mas sem valor. = CASQUILHO; bonacheirão, simplório.
antanho -  [antigo]  no ano próximo passado; nos tempos passados.
capadócio - que ou quem tem o hábito de enganar. = CHARLATÃO, IMPOSTOR, PARLAPATÃO, TRAPACEIRO; que ou quem é pouco honesto ou procede com fraude. = CANALHA; que ou quem é pouco inteligente; que ou quem é dado a serenatas.

4 comments:

  1. ainda bem que se deu a conhecer ;) até breve ;)

    ReplyDelete
  2. Excelente trabalho, parabens, passarei a seguir. Obrigada

    ReplyDelete
  3. António, agradeço muito as suas palavras e o seu interesse. :) Até breve.

    ReplyDelete