Thursday, December 6, 2012

Gambito - Rex Stout

Linked by...
Na sua obra "O Delfim", José Cardoso Pires menciona o escritor Rex Stout e um personagem por ele criado, de nome Nero Wolfe. Rex Stout publicou 47 livros em que Nero Wolfe é o detective/génio que se encarrega de resolver o caso. Este livro, cuja primeira publicação data de 1962, foi o trigésimo sétimo livro "Nero Wolfe" a ser publicado, e foi escolhido por este blogue, por ser um dos que estavam disponíveis na Winking Books, deste autor, e com esta personagem.

Linked opinion...
Mais um policial da chamada "época de ouro" da literatura policial, em que livros como este se vendiam (e escreviam) como pãezinhos quentes. Talvez tenha sido o fenómeno CSI literário. No entanto, hoje em dia, este tipo de histórias estão completamente ultrapassadas. É difícil, hoje em dia imaginar que se pode prender um sujeito baseado apenas em provas circunstanciais, sem utilizar dados científicos, como por exemplo o ADN. Nesta época "adivinha-se" quem foi, por dedução e depois espera-se que o criminoso confesse...enfim. Teve o seu valor, na sua época, e eu própria fui grande adepta deste tipo de literatura, mas hoje em dia para ler um livro destes, é essencial fazer o exercício de voltar atrás no tempo.

O mais curioso é o personagem detectivesco, o "génio" mal humorado e arrogante, que resolve todos os casos sem nunca sair de casa. Um agorafóbico?.. Um sociopata?... não sei. Só sei que é suposto ser o personagem forte da história. Contudo, não gostei deste personagem. Nesta história, não foi possível reconhecer a sua suposta genialidade, e foi pouco compreensível o seu comportamento. Talvez isto tenha acontecido por eu enquanto leitora, ter começado por uma história em que a "carreira" de Wolfe como detective já vai longa.

O detective que de facto sobressaiu nesta história acabou por ser o seu assistente, o narrador, que faz todo o trabalho de campo necessário à investigação. Uma figura indispensável já que o Sr. Wolfe se recusa a sair de casa, seja em que circunstâncias for.

Esta história em particular, também é demasiado simples e sem interesse. O autor tem como tema de fundo o xadrez, o que poderia ter tornado a história bastante interessante, mas depois a história em si nada tem a ver com isso. Foi tão sem interesse, que vos garanto que ao escrever esta opinião sobre a história, e  passado ainda pouco tempo de a ter lido, já nem sequer me recordo como terminou (o que é normalmente o ponto alto deste tipo de policiais). 

O mérito do autor, está sim, na criação do personagem Nero Wolfe, que apesar de não ter merecido a minha simpatia, tem diversas características diferenciadoras que justificam o facto de se ter tornado central a toda a série policial do autor, e o consequente sucesso dos seus livros.

Aconselhado apenas aos aficcionados de literatura policial, caso tenham interesse histórico sobre este género literário. A todos os outros: acho sinceramente que é melhor optar por outro livro para ler.

Linked books...
African Genesis - Robert Ardrey

Dicionário Filosófico - Voltaire - foi apenas mencionado o autor, Voltaire. Foi escolhido este título para o representar, uma vez que já consta da lista dos livros por ler do blogue.

A Liga dos Homens Assustados - Rex Stout - a nota biográfica do autor, continha menções a vários títulos. Este foi escolhido por estar disponível na Winking Books.

Linked people...

Mikkhail Botvinnik
Bobby Fischer
Paul Morphy
Linked chess openings...

"Rui Lopez" 
"Caro Kann Defence"
"Gambit"
"Albin Countergambit"

Linked flower...

Laelia Gouldiana
Linked words...

Tapete de Kashan

No comments:

Post a Comment