Monday, November 12, 2012

Nos Destroços de um Naufrágio - João Moura

"First Link"...
Este livro surge aqui, por uma via completamente diferente de todos os outros até ao momento. Passo a explicar. Como sabem, muitos dos exemplares que tenho obtido para leitura e respectiva "dissecação" de referências a que me dedico nestas páginas, são obtidos através da Winking Books. Foi esta comunidade de troca de livros, que me ofertou este livro, através de um passatempo que premiava os utilizadores com maior actividade durante um determinado periodo de tempo. 

Está assim este livro "linkado" a este blogue, não da forma que tem sido a tradicional, mas por esta, não menos relevante. À Winking Books, e ao autor João Moura, agradeço esta oferta.

Linked opinion...
Dar opinião sobre poesia é algo para o qual não me sinto de todo preparada. Já aqui havia referido anteriormente, que as minhas leituras neste género são escassas. Contudo esse facto nada tem a ver com gostar menos deste tipo de literatura.

Este livro, constituiu mais uma excelente leitura que o projecto deste blogue me proporcionou, e veio reforçar em mim a vontade de continuar a ler, poesia e não poesia. Continuar a ler, a sentir, e a pensar.

Se o poeta "revela as suas entranhas", e se expõe nas palavras que coloca no papel, também o leitor é exposto. Essas mesmas palavras operam naquele que as lê, e remexem a sua mente em sítios talvez há muito tempo adormecidos, ou até talvez nunca "mexidos". Uma vezes causam dor, outras vezes provocam outros sentimentos. Seguro é que farão sentir, e neste livro em particular, podemos encontrar uma paleta emocional bastante completa.

É curioso como este livro, sendo do poeta, do "sonhador" consegue ser uma chamada à terra, um "reality check" tão poderoso.

Os poemas são bastante distintos entre si, em termos estruturais e temáticos. Contudo, do alinhamento dos poemas aparenta surgir um fio condutor.

Dirá obviamente coisas diferentes a cada leitor, como qualquer livro o faz e a poesia ainda mais. E claro, mesmo entre os poemas que o compõem, existem os mais e os menos preferidos.

Posso dizer, que gostei mesmo muito e que foi uma surpresa muito agradável. Não posso deixar de o recomendar a todos os leitores deste blogue. Mesmo que não gostem de poesia, porque não experimentar? Acho sinceramente que não se irão arrepender. Em todo o caso aproveitem para visitar o blogue do autor.

Como já referi, este livro foi-me oferecido pela Winking Books, e será lá novamente colocado. Apesar de ter pena de o trocar, merece ser lido por muitas mais pessoas, e este acto será a minha tentativa de retribuir o presente que me foi dado.

Linked books...

Howl - Allen Ginsberg 
São também mencionados vários autores. Tomei a liberdade de escolher algumas das suas obras:
As Flores do Mal - Baudelaire (escolha desta obra, porque já tem duas referências e encontra-se na estante para ler).
Orpheus Emerged - Jack Kerouac (escolha desta obra por ser a única disponível do autor, na Winking Books).
O Marinheiro - Fernando Pessoa (escolha deste livro porque não conheço esta obra e também porque está disponível na Winking Books).
Iluminações - Uma Cerveja no Inferno - Jean-Arthur Rimbaud (por existir de uma edição em língua portuguesa na Wook)
Ouvir o Incenso - W.B. Yeats (um dos livros deste autor com edição em língua portuguesa)
Canções de Inocência e de Experiência - William Blake (um dos livros deste autor com edição em lingua portuguesa)
A Mulher Sentada - Guillame Apollinaire (um dos livros deste autor com edição em língua portuguesa)
Queer - William Burroughs (um dos livros deste autor com edição em lingua portuguesa)
Cantos de Maldoror - Isidore Ducasse  (uma das obras principais deste autor, com edição em língua portuguesa)

Linked painters...

René Magritte (1898-1967) . Na imagem uma das suas obras mais conhecidas: "Le fils de l´homme"
Marc Chagall (1887-1985). Na imagem a sua obra intitulada "Homage to Apollinaire"
Paul Klee (1849-1940). Na imagem a sua obra intitulada "Senecio"
Linked song...

In the Morning of the Magicians - The Flaming Lips

No comments:

Post a Comment