Tuesday, October 23, 2012

O Tartufo - Molière

Linked by...
Foi no seu livro "O Ingénuo", que Voltaire mencionou este título de Molière: O Tartufo. Os clássicos do teatro não são uma novidade neste blogue, e tem sido com prazer que tenho relido uns e descoberto outros. Esta será a primeira obra de Molière que vou ler, mas não será com certeza a última. O exemplar que obtive através da Winking Books, reúne quatro títulos deste autor.

Linked opinion...
Este texto, bastante simples e divertido, é uma sátira à beatice. A parte cómica deve-se sobretudo a uma personagem, que numa primeira leitura do elenco, aparenta ser bastante secundária. É ela a Dorina, uma criada sem papas na língua, tão tagarela quanto sábia. Foram as suas falas que mais me prenderam ao texto, e que mais me divertiram.

Apesar de não ter considerado esta obra extraordinária, gostei bastante, e fiquei com vontade de ler outros títulos e de conhecer melhor Molière. Desta peça, apenas fiquei um pouco desapontada com o desfecho final, que ficou um pouco aquém das minhas expectativas.

Um aspecto curioso foi descobrir, que a palavra tartufo passou a designar na língua portuguesa e em outros idiomas, um indivíduo hipócrita, ou um velhaco que oculta os seus vícios sob a capa da religião, devido ao personagem Tartufo desta obra.

Tive também a sorte de, durante o período em que estive a ler este livro, ter tido em minha casa um amigo que vive em França. Disse-me ele, que dos quatro títulos do meu exemplar,  "O Misantropo" é o seu preferido. Falou-me também de um filme, sobre a vida de Molière, no qual um dos seus actores franceses preferidos interpreta o personagem principal. Este é o trailer desse filme:


Tenciono ver este filme, antes de ler a próxima peça deste livro, que em princípio deverá ser "O Misantropo".

Linked books...
D. Quixote de La Mancha - Miguel de Cervantes
Eneida - Virgílio (foi mencionado Polidoro)
Por constarem deste volume:
O Avarento - Molière
O Misantropo - Molière
Dom João - Molière

Linked proverbs and sayings...

"Da àgua mansa, livre-nos Deus" 

"Quem está coberto de mataduras, é quem mais agatanha os sãos"

Linked words...
argueiropequena aresta, corpúsculo ou coisa insignificante; partícula que entra no olho acidentalmente; [Figurado]  Bagatela, ninharia.

fregona - criada que se ocupa nos mais baixos misteres da casa.

birbante - que ou quem é desprezível (= biltre).

farelório - insignificância; bagatela; palavreado; fanfarrice; bazófia; jactância.

Linked people...

Periandro
Alcidamas

No comments:

Post a Comment