Wednesday, August 8, 2012

O Vale da Paixão - Lídia Jorge

Linked by...
Este livro surgiu publicitado na contracapa de "O Deus das Moscas" de William Golding, e foi no site Leilões.Net que conseguí adquirir este exemplar. Da autora, apenas tinha ouvido falar, sendo este o primeiro livro que dela vou ler. Não sei o que esperar.

Linked opinion...
Infelizmente, não posso dizer que gostei de ler este livro. Digo infelizmente, pois é de facto um livro muito bem escrito, com uma história original. Contudo, a história, para mim não foi interessante. O livro retrata a história de uma família portuguesa rural, nas décadas de 60 a 80, e essencialmente das suas disfunções familiares e relacionais. A escrita e a narração são muito bem construidas, sincopadas, ritmadas, e ganham uma melodia própria, que conquista o leitor. Acho bastante impressionante esta forma algo diferente de fazer a narrativa, parecendo por vezes quase poética. Foi pena a história em si, e as suas personagens, não terem captado de todo o meu interesse.

Linked movies...

 O Anjo Azul (1930)


Linked places...

Lake Elliot (Ontário, Canadá)
Mormugão (Goa, Índia)
Muskoka (Ontário, Canadá)
Baía de Fundy (Canadá)
Camberra (Australia)
Faro (Algarve, Portugal)
Linked books...
A Ilíada - Homero
Notícia da Cidade Silvestre - Lídia Jorge (título escolhido de entre os outros títulos mencionados na nota biográfica da autora)

Linked people...


Charles Boyer
Michelle Morgan
Vivien Leigh
Bob Dylan
Linked brands...

VIARCO
LAND ROVER
SIERA
KODAK
DYANE

Linked words...
alferce - o mesmo que alferça: picareta, alvião.
astracã - pele de cordeiro, de pêlo encaracolado, preparada na cidade do mesmo nome, ou segundo o processo ali empregado.
breque - carruagem de quatro rodas, com um assento alto adiante e dois bancos atrás, longitudinais e fronteiros um ao outro.
féretro - ataúde; caixão; tumba; esquife.
manajeiro - o que dirige o trabalho da ceifa; capataz; maioral; marnoto.
fueiro -  cada um dos paus que se erguem nos lados do leito do carro de bois ou de atrelado. = ESTADULHO

No comments:

Post a Comment