Sunday, June 10, 2012

The Coral Island - Robert Michael Ballantyne

Linked by...
Este livro surge como referência directa das obras:


Já há algum tempo que procurava, sem nunca ter conseguido encontrar, uma edição em português deste livro. A alternativa foi a de adquirir esta edição em língua inglesa, que consegui nova e a bom preço no Ebay, onde não faltavam edições por onde escolher. Existe um facto curioso sobre este livro, para além de já ter sido mencionado em duas obras, e que me levou a despertar um maior interesse na sua leitura. Segundo o que pesquisei,  a obra de William Golding "O Deus das Moscas" foi escrita em "resposta" a este livro, por o achar pouco credível, e apresentando assim um cenário alternativo à história de rapazes náufragos numa ilha deserta. Iniciei assim a leitura deste clássico com a maior das curiosidades.

Linked opinion... 
Este é, em minha opinião, um bom livro de aventuras, bastante adequado aos mais novos. Para os leitores mais velhos, o que é o meu caso, falta qualquer coisa, uma vez que é pouco complexo e se torna pouco credível. A história é repleta de acção, o que mantém o interesse ao longo de toda a obra, mas é, sem dúvida uma visão aventureira muito polida e optimista, como é adequado para os seus leitores alvo. Positivo para o leitor mais velho é, sem dúvida, o facto de o fazer regressar às aventuras dos mares do sul, dos piratas e das ilhas desertas, que fizeram as delícias de muitos de nós quando mais jovens. Se o livro "O Deus das Moscas" é uma resposta a esta obra, julgo que não são comparáveis. Exceptuando o facto de se iniciar com um naufrágio de rapazes, e dos nomes de dois dos protagonistas serem idênticos (Ralph e Jack), a história é completamente diferente. Julgo terem também estas duas histórias objectivos totalmente diversos. Enquanto o objectivo da Ilha de Coral, parecer ser apenas de entretenimento e de relato de aventura,  a obra de Golding é mais complexa e leva à reflexão sobre a natureza humana. De entre as duas, "O Deus das Moscas" , é em minha opinião indubitavelmente superior, mas julgo que se tem de atender aos objectivos de cada uma, não se podendo fazer uma comparação directa. Eu própria não o ousaria fazer, caso as minhas pesquisas prévias não as tivessem relacionado.

Linked places...

Coral Sea Islands (Australia)
Rarotonga (Cook Islands)
Nova Zembla
Aitutaki (Cook Islands)

Linked animals...

Boto (em inglês Porpoise)
Pólipos
Lontra-Marinha
Medusa
Ouriço do Mar
Linked books...
The Voyages of Captain James Cook - James Cook
As seguintes menções de histórias infantis foram também consideradas, mas, visto que existem diversas edições de diferentes autores, não as especificarei neste momento, pois dependerá do que conseguir posteriormente encontrar:
Jack the Giant Killer
A Biblia (David e Golias do Livro de Samuel, e Evangelhos)
Como encontrei uma história de David e Golias em livro infanto-juvenil, inclui-o também:
David, O Vencedor de Golias - Michel Hoang

Linked trees...

Figueira de Bengala
Árvore-do-Pão ou Fruta-Pão
Árvore do Sândalo
Nogueira de Iguape
Linked words...
Uma vez que esta edição é em língua inglesa, várias foram as palavras que eu desconhecia, e para as quais tive que consultar a tradução. Listo-as em baixo:
schooner - sailing ship, escuna
glen - narrow valley in Scotland, estreito e profundo, vale.
banter - light-hearted chat, chat, gracejo, bate-papo.
bough - large tree branch, ramo, galho.
morsel  - piece of food, porção de comida.
buckshot - pellet used in game hunting, para caça.
leeward -  nautical:upwind, a sotavento.
squall - brief windstorm, rajada de vento, ventania. 
tarpaulin - large covering sheet, lona encerada. 
rill - small stream, riacho, ribeiro. 

No comments:

Post a Comment