Monday, June 18, 2012

Cândido - Voltaire

Linked by...
Este livro surgiu primeiramente mencionado no livro "A Abadia do Pesadelo" de Thomas Love Peacock. Aceitei também da  "Odisseia" de Homero" as obras sublinhadas no índice, das quais este Cândido de Voltaire também fazia parte. Do livro apenas conhecia o autor, e foi sem fazer ideia do que tratava, que o comecei a ler.

Nota: Este livro foi posteriormente mencionado também em:
Linked opinion...
Que agradável surpresa. Este é um "livrinho" muito engraçado e que se lê muito rapidamente. Uma sátira muito simples e directa, feita através de uma história tão imaginativa que chega a ser mirabolante. São aqui tratados os temas do optimismo e pessimismo, do bem e do mal, do amor e do ódio, enfim...de extremos. A acção da história é também ela de extremos. Não há meios termos. A ingenuidade, o optimismo, o amor, e a bondade do personagem principal são impiedosamente atacados, em todos os flancos possíveis, e por tudo o que de pior existe no mundo. Capítulo a capítulo, esses valores são testados e re-testados. E cómicamente, ou melhor, sarcásticamente, continua Cândido a "resistir". Contudo, não deixa de se interrogar continuamente, sobre esta máxima de "tudo no mundo vai pelo melhor" (de Liebniz, personificado aqui no mestre Pangloss). Um optimismo central na sua visão da vida e do mundo. Muito bom este livro, que de uma forma tão simples, nos leva a reflectir sobre temas tão complexos.

Linked music...



Linked books...
A Eneida - Virgílio
A Ilíada - Homero
Cartas a Lucílio - Séneca
A Bíblia (Génesis)
Dos livros do autor referido na nota biográfica, escolhi a obra:

Linked places...

Vestefália (Alemanha)
Porto de Lisboa
Salé (Marrocos)


Esmirna (Turquia)
Linked people...

Leibniz
Linked words...
cimitarra - espada de lâmina larga e curva.

palafreneiro - moço que tratava do palafrém ou o acompanhava; moço que trata de cavalos.
cochinilha - nome dado a certos pulgões, muitas vezes prejudiciais às plantas cultivadas. (Uma espécie mexicana forneceu durante muito tempo um corante, o carmim.) = COCHONILHA
bei - governador de província muçulmana; título do soberano da Tunísia.
agá - comandante ou chefe de um corpo turco.

No comments:

Post a Comment