Monday, May 7, 2012

Shane - Jack Schaefer

Linked by....


Foi em Wilt de Tom Sharpe que este livro foi referenciado. Apesar de se tratar de literatura infantil/juvenil, aceitei sem reservas o projecto de ler este clássico.


Linked opinion...


Este livro é um "western" , com todos os ingredientes a que as histórias do velho Oeste nos habituaram. Penso que para dar uma opinião sobre esta obra, é necessário colocá-la em perspectiva. Enquadrando-a no facto de ser principalmente dirigida aos mais novos, e de ter sido escrita para gerações sobre as quais o Oeste selvagem exercia um fascínio especial, pode-se dizer que este livro conta uma história perfeita. A eles, este livro proporciona uma escrita simples, um imaginário interessante, e uma história emocionante. Uma história de lealdade, amizade, amor e coragem. De valores e personagens sólidas. De heróis e vilões...a eterna dicotomia entre o Bem e o Mal.  Aconselharia sem reservas este livro aos mais novos, mas temo que hoje em dia, o género "western" não tenha já a "força" que teve em tempos passados. Nunca fui muito adepta deste género, mas reconheci imediatamente a história a partir do seu resumo, por ter visto o filme. Nessa época os "filmes de cowboys" faziam as delícias de muitos miúdos e graúdos...


Linked movie...



Shane (1953) - Também ele um clássico, de George Stevens.


Linked places...


Wyoming
(USA)
Cheyenne
(Wyoming, USA)

Standing Rock
(Reserva Sioux, USA)
Black Hills
(Dakota do Sul, USA)
LAST LINK!

Não foram mencionados livros ou autores neste texto pelo que este é um "Last Link" ou seja, chegamos ao final da ligação que teve início em Wilt de Tom Sharpe e termina neste. Uma viagem "curta" mas que valeu a pena :)

Linked words...
Stetson


vau  (do rio) -ponto onde, numa corrente de água, se pode passar a pé ou a cavalo

jeira - terreno que uma junta de bois pode lavrar num dia. antiga medida agrária.

ricto - contracção que descobre os dentes, dando à boca a aparência de riso.


No comments:

Post a Comment