Thursday, May 3, 2012

Desgraça - J.M. Coetzee

Linked by...

Foi a partir do livro "O Deus das Moscas" de William Golding que cheguei a este livro, não por referência directa no texto, mas pela publicidade de contracapa que continha. Foi com alguma expectativa que "aceitei" esta referência, apesar de indirecta, por se tratar de um autor nobel da literatura, o qual desconhecia por completo. Acrescia o facto deste livro em particular ter sido vencedor do Booker Prize.

Linked opinion...

Infelizmente este livro não correspondeu de todo às minhas expectativas. Se por um lado revelou um história interessante o suficiente para me ir fazendo prosseguir e não o colocar de parte, o sentimento geral com que fiquei no final não foi positivo. Já não seria a primeira vez que abandonava a leitura de literatura sul africana, pelo que começo a colocar a hipótese de poder ter algum problema com estes autores, de uma forma geral. Não li contudo autores sul africanos em quantidade suficiente para poder ser categórica a esse respeito. No que concerne a este livro em particular, pareceu-me ser pouco original, demasiado "escuro" sem razões para isso, e demasiado centrado na crise existencialista do protagonista. Este protagonista, na casa dos cinquenta, tem uma existência marcada, triste e deprimente, e vive, em minha opinião, profundamente centrado e afundado no seu "pequeno mundo" triste. No entanto nada faz para tentar dele sair, e até me parece que todo o seu comportamento só vem agravar a situação. Isso poderá dever-se, apesar de tudo, ao facto de achar que está muito bem assim...Tudo o que se passa em volta acaba também por ser interpretado nestes moldes, e nada do comportamento ou pensamento do protagonista me tornou capaz de empatizar com o mesmo, e muito menos de com ele simpatizar, ou com nenhum dos personagens. Talvez por isso a história não me tenha deixado qualquer marca ou motivo para reflexão. É pena, mas de facto não posso aconselhar a leitura deste livro.

Linked review... 

"Desgraça é muito mais do que um relato social: é um relato de sobrevivência pessoal numa sociedade decadente. Passado na África do Sul pós-apartheid, este romance sincero e despudorado centra-se em David Lurie, professor universitário na Cidade do Cabo, de meia idade, divorciado, que divide o seu tempo entre o desânimo das aulas e as satisfações momentâneas que encontra numa prostituta. Quando esta o deixa de atender, David desvia as atenções para uma jovem aluna, começando uma aventura sexual que, quando tornada pública, o leva ao despedimento e à humilhação."

Linked movie...
  


Disgrace (2008) com John Malkovich
--- tratando-se de um filme em que o protagonista é John Malkovich (actor que muito admiro) não ficaria admirada se este fosse um dos raros casos, em que o filme supera o livro ---

Linked books...

Adeus, Mr. Chips - James Hilton
O Prelúdio - William Wordsworth
The Corsair, A Tale: Lara (1817) - Lord Byron
O Mistério de Edwin Drood - Charles Dickens


Linked dogs...

Se houve alguma coisa que me agradou neste livro, foi a reflexão que possibilita sobre a nossa relação com  os animais, e em especial com os cães. A relação que se estabelece entre humanos e restantes animais, é bastante falada, durante todo o livro. A certo ponto, e referindo-se aos cães, dizia o autor, qualquer coisa como "eles tratam-nos como deuses, e nós tratamo-los como coisas...". São várias as raças de cães mencionadas no livro.


Dobermann
Pastor-Alemão
Leão da Rodésia
Bull Terrier
Rottweiler
Bulldog
Linked music...

 Quinteto para Clarinete - Mozart


São mencionadas no texto as "Sonatas de Scarlatti". Escolhi para partilhar, esta interpretação de Ceren Baran, principalmente por ser com guitarra, em vez do habitual piano.




Linked teas...

Pela primeira vez, dos livros que até agora fazem parte deste blogue, aparecem mencionados dois chás.

Honeybush
Buchu



Linked art...


Girassóis de Vincent Van Gogh (ao todo foram 7 as telas de girassóis pintadas por Van Gogh). Esta intitula-se "Doze girassóis numa jarra" e data de Agosto de 1888.

Chinese Lady de Vladimir Tretchikoff
Linked people...

Orígenes
Norman McLaren
Adrienne Rich
Toni Morrison
Alice Walker
Linked places...

Este livro está repleto de referências a lugares. Escolhi apenas alguns para partilhar aqui.

Green Point (Cidade do Cabo - Africa do Sul)
Table Mountain (Cidade do Cabo - Africa do Sul)
Hankey (Eastern Cape - Africa do Sul)
New Bethesda (Eastern Cape - Africa do Sul)
Antananarivo (Madagáscar)
Linked words...

Opúncia
opúncia - género de plantas da família dos cactos (figo da índia).


creosoto -  líquido cáustico e anti-séptico extraído do alcatrão e próprio para conservar substâncias orgânicas, nomeadamente a carne.

junquilho planta aromática amarilidácea.


  
Bufa-de-Lobo
Junquilho

3 comments:

  1. Conceito interessante, este de encontrar, registar e cruzar referências nos livros.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muito obrigada :). Achei também interessante o objectivo do seu blog (http://cafescentrais.blogspot.pt/). Ficarei atenta e espero vir a poder contribuir. :)

      Delete
  2. Acho que o autor se esqueceu de escrever o final... Gostei do livro, mas o final... Ahhhh que raiva!

    ReplyDelete