Friday, April 27, 2012

A Ilha do Tesouro - Robert Louis Stevenson

Linked By...

O meu reencontro com este livro deve-se à sua referência em  O Deus das Moscas de William Golding. Devo dizer que num primeiro momento, não encarei com entusiasmo a perspectiva de reler este livro da minha infância, por julgar que não me iria trazer nada de novo. Já em criança o havia relido (nas versões infantis), e tinha visto filmes com este título, pelo que julguei (erradamente) que me iria aborrecer com esta leitura. Esquecia-me no entanto de um pormenor muito importante: nunca tinha lido a obra completa, original, sem as necessárias adaptações para os mais novos.


Linked opinion...

Considero que esta é uma história para todas as idades. Se é um facto que é mais apropriado aos mais novos, julgo que os mais velhos, como eu, poderão desfrutar de uma boa surpresa se o decidirem revisitar, como me aconteceu. Não sou de reler livros. Apenas na minha infância reli vários livros, havendo um que ficou "gasto" de tantas vezes que foi lido. Desse li todas as versões a que consegui deitar mão. Foi ele o Robinsoe Crusoe de Daniel Defoe. A Ilha do Tesouro pertence também a essa fase da minha vida em que as temáticas mar, ilhas desertas, náufragos, aventuras, piratas, etc. me faziam sonhar. E estando esta aventura tão bem escrita, depressa me deixei levar, quase para esse tempo de infância, em que tudo era possível. Não é de todo por acaso que um livro de aventuras escrito no século XIX, continue a fazer parte das leituras de referência para os mais novos. Para eles, aconselho vivamente este livro. Para os mais velhos, que nunca o tenham lido, é só deixar a nossa imaginação ser "pequenina" outra vez .

Linked reviews...

A Ilha do Tesouro é um dos clássicos da literatura infanto-juvenil escrito por Robert Louis Stevenson em 1883, livro sobre piratas e tesouros enterrados. 

Nele, um garoto chamado Jim Hawkins cujos pais são proprietários e moradores de uma pequena pensão (mais conhecida como Hospedaria Almirante Benbow), numa cidade litorânea da Inglaterra, vive diversas aventuras após a chegada de um velho lobo do mar. Diversos fatos vão acontecendo, até que o jovem menino (e narrador da história) se vê em um navio indo em busca de um tesouro. Daí para frente é muita ação e aventura.
Nesta obra, o autor também instituiu um novo estilo de escrita, traçado pela característica da ação contínua, que também serviu de intuito para estimular a leitura ao público-alvo.

Como curiosidade, foi nesse livro que pela primeira vez apareceu um mapa do tesouro, onde a arca cheia de ouro enterrada estava marcada com um grande X, hoje tão comum nesse tipo de história. E também foi neste livro que o conhecido estereótipo de pirata - aquele com perna-de-pau e um papagaio no ombro - apareceu e se tornou tão popular.
From: www.wikipedia.org

A Ilha do Tesouro” é um dos livros de viagens e mistérios em que a aventura começa na primeira frase.

“O fidalgo Sr. Trelawney, o Dr. Livesey e os outros cavalheiros pediram-me que registasse, preto no branco, todos os pormenores a respeito da Ilha do Tesouro, tudo de cabo a rabo, omitindo, porém, os elementos relativos à situação geográfica da ilha, porque permanece lá, ainda, uma parte do tesouro que ficou por desenterrar.”

E para muitos autores esta obra de Stevenson continua a ser a grande referência.

“A História mais bem contada que conheço.”
Alvaro Mutis

“Sou da geração que ele fez sonhar e penso que Corto Maltese se dirige aos que leram Stevenson.”
Hugo Pratt
From: www.almedina.net

Linked songs... 

 
A música que é mencionada no texto é "Lilly Bolero" (a primeira das duas músicas tocdas neste vídeo)


"Fifteen Men and a Bottle of Rum"


Linked movies...

A lista de adaptações ao cinema, séries, filmes para tv, etc... é bastante extensa... o que é natural, não se tratasse esta aventura de um clássico. Resolvi colocar aqui o trailer do filme que eu me lembro de ter visto (de 1950), um excerto de outra adaptação que também vi (de 1990) e o trailer da versão mais recente, de 2012 (filme para tv).





Linked places...
 
 Costa do Malabar (India)



"Tortugas Secas" (Dry Tortugas - Florida)



Madagáscar

Suriname
Linked coins...

Não podia faltar o tesouro numa aventura de piratas...

"Georges..."
"Luises..."
"Guinéus..."
"Dobrões..."

"Moidores..."
Linked people...

Edward Teach ("Barba negra") 1680 - 1718
Linked words...

Coracle

Lugre



lugre -  embarcação de três mastros sem vergas.

traquete - a maior vela do mastro da proa.

narceja  - ave pernalta dos campos.



amura - cabo que se prende ao punho inferior de uma vela para a segurar do lado donde sopra o vento; quadra da proa.



virar de querenatombar o navio para poder trabalhar no seu costado.





Narceja


orçar - aproximar a proa da embarcação da linha do vento (o mesmo que bolinar).

enxárcia - conjunto de todos os cabos de um navio que seguram os mastros e mastaréus.

mezena - mastro mais próximo de ré do navio; vela desse mastro.

gurupés - mastro oblíquo situado na proa dos navios.

estai - cada um dos cabos que servem para aguentar a mastreação do navio no sentido de avante. 

gata - gancho de que se dependura um moutão.

moutão - peça de madeira ou de metal, suspensa de alto, e pela qual desliza o cabo ou corrente que levanta grandes pesos.

sirga -  cabo com que se puxa uma embarcação ao longo da margem.

No comments:

Post a Comment