Tuesday, April 10, 2012

Coca-Cola Killer - António Vitorino D´Almeida

"First Link"...
 
Apesar de não ter sido ainda referido por nenhum dos livros deste blog, acaba por chegar a mim, por ligação indirecta a Tom Sharpe. Uma vez que eu havia já lido dois dos livros de Tom Sharpe e havia gostado, perguntaram-me se já tinha lido o "Tom Sharpe português"... E assim me vi em pouco tempo, a devorar este livro de António Vitorino D´ Almeida.

Linked Opinion...

Na minha opinião este livro é fantástico. Se o comecei a ler por o autor ser alegadamente o Tom Sharpe português, para mim superou em muito qualquer dos dois livros de Tom Sharpe que li até agora. Li-o com grande rapidez, mal podendo esperar para retomar a leitura sempre que por algum motivo, tinha forçosamente que parar. Rir foi uma constante durante a sua leitura, chegando mesmo às lágrimas. É simplesmente incrível a imaginação do autor, as pequenas histórias tão absurdas, tão surreais, e ao mesmo tempo tão credíveis dentro da história, por vezes até, acopladas a acontecimentos reais. Os personagens esses, são maravilhosos. Simplesmente coloridos e fantásticos, com características únicas que acho que só quem é português os consegue imaginar em toda a sua grandeza (ou pequeneza). Enfim, um livro de leitura obrigatória, construído com uma inteligência e humor brilhantes e fora do comum, não se esperando outra coisa, deste senhor que se chama António Vitorino D´Almeida.

Linked art...

Aparece mencionado no texto esta obra de arte, que julgo ser digna de aqui mostrar.

O Desterrado de Soares dos Reis
Linked songs...

Como não podia deixar de acontecer, são mencionadas duas canções: Fascination e La Cumparsita. Deixo os links para que as possam ouvir aqui.

La Cumparsita


 Fascination

Linked books...


São três as obras referenciadas no texto deste livro. A primeira contudo não é mencionada directamente, mas enquanto trocadilho, e como obra de um dos personagens do livro (O Frio Que Veio do Espião...). Resolvi contudo incluir nesta minha lista a obra real a que se refere.

O Espião que Saíu do Frio - John Le Carré
Os Maias - Eça de Queiróz
Os Lusíadas  - Luis Vaz de Camões

Linked people...

São diversas as personalidades mencionadas no texto deste livro, num total de sete , cinco para mim desconhecidas. Apesar de conhecer Carlos Gardel e Sharon Tate, do primeiro pouco sabia, e da actriz fiquei curiosa em saber mais para além da história do assasinato, pela qual eu a conhecia. "Apresento" desta forma estas personalidades aos leitores deste blogue, por foto, e com links para quem desejar saber mais.

Rosa Luxemburgo (autora da frase "Quem não se movimenta, não sente as correntes que o prendem")










 
Herbert Marcuse (1898 - 1979)



Luigi Boccherini (1743 - 1805)


Alberto Nepomuceno (1864 - 1920)


Carlos Gardel (1890 - 1935)
Stéphane Mallarmé (1842 - 1898)

Sharon Tate (1943 - 1969)

Linked words...

Esta foram as palavras que este livro me "apresentou" :
soez - Torpe; reles; vil
seráfico - Relativo aos serafins. Místico; beatífico; paradisíaco. Diz-se das ordens religiosas franciscanas.
chistosa - Que tem chiste ou graça. Brincalhão, engraçado, faceto.
onanismo - Coito interrompido antes da ejaculação. Masturbação masculina.
azémola - Besta de carga. Cavalgadura velha e estropiada. Pessoa estúpida.
hemoptises - Expectoração de sangue. Hemorragia da membrana mucosa do pulmão.


No comments:

Post a Comment